Sistema Brasileiro de Televisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TVS)
Ir para: navegação, pesquisa
Sistema Brasileiro de Televisão (SBT)
S.B.C. Sistema Brasileiro de Comunicações Ltda.
Logotipo da emissora.
Tipo Rede de televisão comercial
País  Brasil
Fundação 19 de agosto de 1981
por Silvio Santos
Pertence a Grupo Silvio Santos
Proprietário Silvio Santos
Presidente Guilherme Stoliar[1]
Cidade de origem São Paulo São Paulo, SP
Sede BandeiraOsasco.svg Osasco, SP (CDT da Anhanguera)
Rod. Anhanguera, Km 18 - Av. das Comunicações, 4 - Industrial Anhanguera
Estúdios BandeiraOsasco.svg Osasco, SP (CDT da Anhanguera)
Rod. Anhanguera, Km 18 - Av. das Comunicações, 4 - Industrial Anhanguera
Slogan #Compartilhe
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Audiência 6,1 pontos (média de 2013) (no Painel Nacional da Televisão)
Cobertura 96,5% do território nacional
Emissoras próprias
Emissoras afiliadas
Nome(s) anteriore(s) Rede Tupi (1950-1980)
TVS (1980-1981)
Página oficial sbt.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
Digital
Disponibilidade por satélite
SKY Brasil
Canal 09
Canal 357
Claro TV
Canal 23
Oi TV
Canal 11 (SD e HD)
GVT TV
Canal 222
Vivo TV
Canal 222
CTBC TV
Canal 701
StarOne C2
3700 MHz @ 15000 ksps, Vertical (HDTV) Codificado
3734 MHz (1416 MHz Banda L), Vertical (SDTV) (Analógico)
3753 MHz @ 6220 ksps, Vertical (SDTV)
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 04
Canal 504 (HD)
Vivo TV
Canal 04
Canal 304 (HD)
ViaCabo
Canal 18
Sim TV
Canal 11
BVCi
Canal 26
Astro
Canal 18
CaboNNet
Canal 06
TCM
Canal 02
Cabo Telecom
Canal 120
TV Alphaville
Canal 16
Canal 216 (HD)
Adatel
Canal 04

O Sistema Brasileiro de Televisão (conhecido pela sigla SBT) é uma rede de televisão aberta brasileira fundada em 19 de agosto de 1981 pelo consagrado empresário e apresentador de televisão Silvio Santos, fazendo parte do Grupo Silvio Santos. A fundação do SBT também é um momento histórico para a televisão no Brasil e mundial, uma vez que foi a primeira emissora do mundo a transmitir sua inauguração ao vivo.[2]

Antes de adquirir as concessões das quatro emissoras que formariam o SBT, o Grupo Silvio Santos já tinha desde 1976 a concessão do Canal 11 do Rio de Janeiro, conhecido como TV Studios (TVS),[3] o que foi um passo fundamental para dar vida ao SBT, que entrou no ar para São Paulo e também para todo o Brasil em 19 de agosto de 1981 como TVS Canal 4 de São Paulo, e aos poucos ficando popularizada como SBT.[4]

Possui 114 emissoras,[5] sendo oito emissoras próprias. São elas: SBT SP, SBT RJ, SBT DF, SBT Central, SBT Ribeirão, SBT Pará, SBT RS e SBT Interior RJ além de 100 emissoras afiliadas espalhadas por todo o território nacional.

A emissora possui um dos maiores complexos televisivos da América Latina, o CDT da Anhanguera, que está localizado no quilômetro 18 da Rodovia Anhanguera, em Osasco (SP), ocupando uma área de 231 mil metros quadrados.[6]

História[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

TVS[editar | editar código-fonte]

Logotipos da TVS. Boa parte de sua programação visual foi integralmente baseada na WPIX, canal americano de filmes e séries, a qual copiou seu primeiro símbolo de 1979.[7]

Na década de 1970, foi aberta a concorrência dos canais 9 de São Paulo e do Rio, respectivamente da Rede Excelsior e TV Continental.[8] Silvio Santos se interessou, mas não conseguiu nenhuma. Na mesma época, 50% das ações da TV Record foram colocadas à venda e Silvio Santos as comprou.[8] Em outubro de 1975, Silvio Santos venceu a concorrência para o Canal 11, do Rio de Janeiro, aberta pelo presidente Ernesto Geisel e em 22 de dezembro de 1975, foi assinada o contrato da concessão.[8] Em 14 de maio de 1976, com programação contínua das 6 da tarde até a meia-noite, entrou no ar o canal Studio Silvio Santos Cinema e Televisão Ltda., ou simplesmente, TVS.[8] Uma das primeiras atrações era uma edição do programa de perguntas e respostas Silvio Santos Diferente.[2] A programação tinha os programas Bacará 76 com Ronald Golias e Um Instante Maestro com Flávio Cavalcanti e o Horóscopo com Zora Yonara, além de flashs jornalísticos, seriados como Hazel, a Empregada Maluca e Joe Forrester, desenhos animados e exibia um mesmo filme três sessões seguidas na chamada Sessão Corrida,[3] o que permitiria a Silvio Santos checar os horários que mais atraíam o público.[8] Nessa mesma época, o Programa Silvio Santos entrou no ar com 14 horas de programação semanal ao vivo.[8] A assessoria de imprensa do Grupo Silvio Santos na época destacou o investimento de US$2,5 milhões da primeira compra de equipamentos e de sua chegada ao Brasil e a então utilização da torre da antiga TV Continental, comprada por Silvio Santos em um leilão da massa falida da emissora. Embora a concessão fosse no Rio de Janeiro, os estúdios da TVS ficavam em São Paulo na Vila Guilherme, com 4 mil metros quadrados, e outro, um auditório batizado de Teatro Manuel de Nóbrega, no bairro da Pompéia.[8]

Concessões[editar | editar código-fonte]

Em 14 de julho de 1980, o governo brasileiro da ditadura militar cassa, por corrupção financeira e dívidas com a previdência social, a concessão de todos os canais da Rede Tupi, pertencente aos Diários Associados. Em 18 de julho, os transmissores da TV Tupi São Paulo, foram lacrados, decretando o fim da emissora.[9] Em 23 de julho, o governo federal anunciou a abertura da concorrência para duas novas redes de televisão que surgiram das sete concessões da Tupi e duas da Rede Excelsior, extinta em 1970.[2] Em 9 de novembro de 1980, numa matéria paga no Jornal do Brasil, o Grupo Silvio Santos esclareceu a razão de pleitear uma das redes em licitação entre os nove que disputam uma das duas redes colocadas em licitação pelo Governo Federal, através do Ministério das Comunicações, junto com o Grupo Paulo Machado de Carvalho, com quem dividia as ações da TV Record, uma vez que os Grupos "já têm estações de TV no Rio e São Paulo".[10] A matéria diz que o Grupo Silvio Santos na época tinha apenas uma estação no Rio de Janeiro, a TVS, Canal 11, e 50% da TV Record - Canal 7, de São Paulo, associado ao Grupo Paulo Machado de Carvalho,[10] e que o Grupo Silvio Santos estava "construindo no KM 16 da Via Anhangüera, o maior Centro de Produções da América Latina, numa área própria de 250 mil metros quadrados, tendo reservado para um complexo de vários prédios entre estúdios, central técnica, auditório, etc. - cerca de 30 mil metros quadrados. Custo programado para o investimento em 24 meses: $ 1.00 ou $2.00 por ano".[10] A nota prossegue citando o interesse dos dois grupos em expandir sua rede, "Implantando e expandindo a sua cobertura no 2º mercado publicitário do país (o interior do Estado de São Paulo), levando a imagem da Record, obra em pleno desenvolvimento, Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho estão investindo Cr$ 400.000.000,00 ou 6,6 milhões de dólares".[10] Na época, ao instalar em tempo recorde de 90 dias a TVS, a emissora consolidou o 2º lugar no mercado há mais de um ano,[10] enquanto em São Paulo a associação dos grupos contribuiu para o erguimento da TV Record, depois de anos de dificuldades com suas finanças, que passou a ser a segunda colocada em São Paulo,[11] e da Rádio Record, a AM passou a liderança no mercado paulista e a FM Record estava na 8ª colocada.[10] [11] O Programa clube erotico transmitido por convênios e contratos em 18 Estados, era "líder absoluto em audiência em todas as praças, onde é transmitido. Domingo é o único dia da semana, há anos, em que a emissora líder não pode, com honestidade, se anunciar como "campeã de audiência". Só Silvio Santos - há anos - logra esta façanha. Serão estas as únicas credenciais do Grupo? Não. Vamos adiante".[10] Meses antes, Silvio Santos explicou o crescimento dos grupos, "Milagre não é, posso garantir ... Nós atribuímos esses índices de audiência ao perfeito entrosamento entre o Grupo Sílvio Santos e o Grupo Paulo Machado de Carvalho. Nosso pessoal, o pessoal do TVS, entende de televisão. O pessoal do Machado de Carvalho entende de televisão. Então, somamos nossas experiências, trocamos idéias, levamos as questões para a mesa dos debates e, nesse clima de total entrosamento, resolvemos tudo a respeito do programação, administração e planejamento comercial. E esse espírito de equipe que nos levou a essas invejáveis posições de audiência, em tão pouco tempo".[11]

Participaram da concorrência pelas concessões os grupos Abril, Silvio Santos, Bloch, Capital, Visão, Sistema Brasileiro de Comunicação, Jornal do Brasil, Rede Rondon de Comunicação Ltda. e Rede Piratininga. A decisão final dos escolhidos era esperada para no máximo dezembro de 1980, mas esta só veio em 19 de março de 1981, em coletiva realizada pelo Ministro das Comunicações, Haroldo Corrêa de Mattos. Foram anunciados vencedores o Sistema Brasileiro de Televisão, encabeçado por Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho, no edital 35/80 e a TV Manchete de Adolpho Bloch, no edital 34/80.[12] O Grupo Bloch decidiu adiar o lançamento da futura emissora, Rede Manchete, para poder preparar o projeto da nova rede. Em 19 de agosto de 1981, em Brasília, Silvio Santos e Adolpho Bloch assinam os contratos definitivos das concessões, com a presença de quatro ministros do governo Figueiredo, eram os da Comunicações, Haroldo Corrêa de Mattos; do Trabalho, Murilo Macedo; da Previdência, Jair Soares, e da Fazenda, Ernane Galvêas.[13] Silvio Santos ficou com as concessões extintas da Tupi de São Paulo, cabeça da rede, canal 4 da TV Tupi São Paulo, Rio de Janeiro com o canal 9 da TV Continental, Porto Alegre com o canal 5 da TV Piratini e Belém no canal 2 da TV Marajoara.[2] Além das emissoras da Tupi, o SBT contava com 18 afiliadas independentes.[14] A Central de Produções foi instalada nos estúdios localizados em uma área de 11 mil metros quadrados na Vila Guilherme, a fábrica de cenários na Rua Camaré no bairro do Carandiru, gravações dos programas eram feitos no Teatro Ataliba Leonel, as novelas eram produzidas nos antigos estúdios da Tupi e a diretoria e a parte administrativa no velho prédio de 4 andares na Anhanguera.[2] A nova rede nasceu com um investimento total de 10 milhões de dólares (cerca de Cr$ 1 bilhão) e 2 mil empregados.[15] Antes mesmo da concessão ser concedida, o SBT absorveu 163 ex-funcionários da Rede Tupi, no Rio de Janeiro e em São Paulo, sendo que a folha de pagamento destes empregados chega a Cr$ 5.800.000,00 por mês.[10] No total, quase 2.500 pessoas já formavam o quadro fixo de funcionários do SBT.[14]

Inauguração[editar | editar código-fonte]

A primeira transmissão oficial do SBT foi no dia 19 de agosto de 1981, às 9h30m, exibindo ao vivo a cerimônia de assinatura do contrato de concessão direto de Brasília. Magdalena Bonfiglioli foi a responsável pela cobertura jornalística. Silvio Santos fez um discurso de abertura direto do Salão Nobre do Ministério das Comunicações,[16] Homero Salles, foi o responsável pela direção da transmissão e admitiu que, à época, o SBT teve exibição “clandestina” durante cerca de 15 minutos, tempo exato que antecedeu ao ato de assinatura pelo dono do SBT,[16] e às 12h30, foi exibido o almoço de confraternização entre Adolpho Bloch e Silvio Santos.[2] Logo em seguida, começava O Povo na TV, das 14 às 18h30, que chegava muitas vezes a ganhar da Rede Globo na versão da TVS no Rio de Janeiro, será gerado durante 15 dias em São Paulo, transmitido também para o Rio de Janeiro. No programa, serão escolhidos, ao vivo, os apresentadores em São Paulo, cópias de Wilton Franco, Wagner Montes, Christina Rocha, José Cunha, Ana Davis e Sérgio Malandro, que voltarão aos seus postos no Rio.[17] Depois do término de O Povo na TV, o SBT voltava com desenhos animados e seriados até 21h, quando será exibido o musical Vamos Nessa, apresentado pelo cantor Dudu França, que havia estreado no sábado passado no Rio de Janeiro. Às 22h, a Sessão das Dez e, à meia-noite, o jornalista Ferreira Neto comandará um programa de variedades, encerrando a programação do primeiro dia de transmissões do novo canal. Para comemorar tudo isto, Sílvio Santos ofereceu um coquetel, a partir das 19h, na casa de espetáculos Oba-Oba, de Oswaldo Sargentelli, que é também apresentador de um dos programas do grupo, a Maravilhosa Música Brasileira, exibido às 22h30m, às quartas-feiras, no canal 11, a TVS do Rio de Janeiro.[17]

1981-1989[editar | editar código-fonte]

A programação do SBT apresentava as mesmas atrações da TVS, preenchendo as 12 horas de programação obrigatória com filmes, desenhos animados como Pica-Pau, Popeye no Show do Bozo com distribuições de prêmios.[17] Em 16 de novembro estreava Show sem Limite com J. Silvestre, o telejornal Noticentro estreava em 18 de novembro, e representava os 5% de jornalismo exigido pela lei, e o know-how da TVS, o Programa Silvio Santos que cobria 10 horas semanais da rede.[2] Ainda em 1981, estreava Alegria 81, primeiro programa humorístico do SBT, juntamente com outro programa, o Reapertura, uma sátira à "Abertura política" pela qual a política brasileira estava passando.[18] Neste início da emissora, vieram os programas populares como Moacyr Franco Show, O Homem do Sapato Branco, O Povo na TV e Almoço com as Estrelas. O SBT alcançou rapidamente uma posição de destaque em audiência, chegando a uma participação de 24% no seu primeiro ano de operação.[19] A rede dirigia sua programação para classes sociais definidas como B2, C e D1, que representavam na época 61% da população.[19] Em 1982, o SBT tinha 22 emissoras afiliadas e 2.500 funcionários.[20] A estratégia teve êxito e o SBT passou rapidamente à condição de vice-líder do mercado, aumentou sua participação em audiência para 30% no segundo ano de operação.[19] Porém, a estratégia popular da emissora só obteve resultado na audiência, enquanto o faturamento era baixo, a Rede Globo continuava líder, mas diminuiu sua participação em audiência de 60% para 45%. A Rede Bandeirantes ficava entre 7% e 8%. O SBT não passou de uma fatia de 5% do faturamento publicitário da televisão brasileira.[19] Nesses dois anos de existência, a audiência cresceu 25% e agregou 21 emissoras à sua rede.[21]

A guerra contra a Globo começou em 1985, Silvio Santos em seu programa, simplesmente avisava aos telespectadores: “Logo depois da novela da Globo, vocês poderão assistir a um filme sensacional: Pássaros Feridos. Não precisa deixar de assistir à novela. Vejam a novela e depois vejam o filme”. Em resposta, a Globo esticou o Jornal Nacional e a novela das oito, Roque Santeiro, o SBT exibia desenhos animados, esperando o encerramento da novela, e parava os desenhos animados pela metade para exibir Pássaros Feridos que havia sido dividido em cinco episódios. O resultado foi satisfatório em São Paulo, 47% de audiência para o SBT, contra 27% da Globo.[22]

A segunda fase do SBT entre 1983 e 1987 passou a apresentar programas populares, mas já buscando uma qualidade que ajudasse no comercial. Em 1983, J. Silvestre se desentende com o SBT e deixa a emissora.[23] No dia 13 de abril de 1983 foi anunciado a ida de Sérgio Chapelin para o SBT, onde comandaria o Show sem Limite, que iria bater de frente com o Programa J. Silvestre, que tinha ido para a Bandeirantes.[24] Na estreia de Chapelin, Show sem Limite venceu a Globo, que exibia Viva o Gordo e o seriado Casal 20.[24] A Globo passou a boicotar comerciais de Chapelin e em 8 de maio de 1984 foi anunciado seu retorno a Rede Globo, e Murilo Nery assumiu o Show sem Limite.[24] Em 23 de outubro de 1987, Silvio Santos interrompeu ao vivo o Noticentro para anunciar a contratação de Jô Soares,[25] que ao ir para o SBT também passou a ser vetado na Globo, o humorista criticou Boni no Troféu Imprensa por essa razão.[2] Entre 1988 e 1989, o SBT ainda tentou, sem êxito, a contratação dos globais Xuxa,[26] Renato Aragão[26] e João Kléber.[27] Em 1989, Chico Anysio chegou a acertar a sua ida para o SBT,[28] mas pouco tempo depois, renovou com a Globo.[29]

Os ataques à concorrência não se restringiram apenas a Globo, a Bandeirantes foi desfalcada pelo SBT com as contratações de Flávio Cavalcanti em 1983, Hebe Camargo em 1986, A Praça É Nossa em 1987, e tentou contratar, sem êxito, Nair Bello e Ronald Golias da Bandeirantes e Angélica da Manchete em 1988,[30] [31] e contratando Luís Carlos Miele da Manchete em 1989.[32] Ainda em 1988, o então editor-chefe do jornal Folha de São Paulo, Boris Casoy, estreia apresentando o TJ Brasil, trazendo o conceito de âncora. A emissora francesa TF1 fechou um acordo com o SBT para a transmissão diária de três minutos ao vivo do noticiário de Boris Casoy.[33] Neste ano estreou Cinema em Casa com Rambo, a Globo no mesmo horário, programou Rambo 2, transferindo o filme no horário de Chico Anysio Show, que foi para as quintas, onde enfrentaria o programa líder na ocasião, A Praça é Nossa. A resposta do SBT foi dizer ao público que assista Rambo 2 na Globo e que o primeiro filme seria exibido em outra data.[34] Cinema em Casa estreou em 26 de agosto de 1988, no mesmo horário de Vale Tudo que teve dois capítulos exibidos para barrar a sessão do SBT, que ficou durante 50 minutos na grade apresentando a seguinte mensagem com Sylvester Stallone ao fundo: “Não se preocupe, quando terminar a novela da Globo, você vai ver Rambo”.[34] Em 1988, a Globo contratou Gugu Liberato, que comandava o Viva a Noite, mas Silvio Santos, que apresentava problemas na voz, convenceu Roberto Marinho a liberar Gugu, que rescindi o contrato.[2] A multa da quebra de contrato não foi paga até 1989 e a Globo usou seu departamento jurídico tomar as providências necessárias.[35] O número de afiliadas do SBT em 1988 passou de 33 para 44 e continuou a aumentar nos anos seguintes.[21] Terminando a década de 1980 como a segunda maior rede de televisão do Brasil, exceto no Rio de Janeiro, onde por exemplo, em 1985, o SBT e a Rede Manchete brigavam pela segunda colocação.[36] Animado com os resultados, a W/Brasil lança para o SBT os slogans "Liderança absoluta do segundo lugar", "Líder absoluto da vice-liderança" e "Quem procura, acha aqui". A receita publicitária aumenta em 15% com o investimento no público A e B.[2] Em 1989, contrata Walter Avancini para a teledramaturgia, estreando Brasileiras e Brasileiros, que não obteve sucesso. A emissora ainda pretendia continuar a teledramaturgia e contratou Roberto Farias para a direção da nova novela da emissora, ainda sem título escolhido. Para o elenco, Roberto convidou o irmão Reginaldo Faria, ainda com contrato vigente na Rede Globo e os atores Eva Wilma, Carlos Zara, Inês Galvão e Flávio Galvão, mas apenas Flávio aceitou.[37] Pouco tempo depois, o SBT demitiu cerca de 300 pessoas do núcleo de novelas da emissora e suspendeu a produção de novelas devido a baixa audiência,[38] e o núcleo de novelas é encerrado.[39]

1990-1999[editar | editar código-fonte]

A antiga entrada para a sede do CDT da Anhanguera, localizado em Osasco (SP).

Na entrada dos anos 90, o SBT tinha 21% de participação em audiência e um faturamento de quase 140 milhões de dólares,[40] ainda assim, trouxe em 1991 os 11 anos de prejuízo do SBT, agravada entre 1989 e 1990 com o Plano Collor. Em 1991, Silvio Santos recebeu uma proposta de US$150 milhões pelo SBT.[41] Silvio Santos foi questionado por um dos diretores se queria vender a emissora, respondendo "Não quero vender. E não recebo ninguém que queira conversar sobre a venda por menos de US$ 300 milhões".[42] Para reverter a crise, a emissora passa a oferecer opções de compras de espaço publicitário aos anunciantes, contratam profissionais de marketing e vendas, investe em pesquisas e lança, pela empresa Liderança Capitalização o título de capitalização conhecido como Tele Sena. A programação qualitativa faz o SBT cair 22% de audiência, mas ganha 15% de participação publicitária.[39] A nova grade em comemoração aos 10 anos do SBT trazia Serginho Groisman com o Programa Livre, Vovó Mafalda substitui Bozo, Festolândia com Eliana, Hebe Camargo com Elas por Elas, Musidisc com Virgínia Novick, Aqui Agora, Jornal do SBT com Lilian Witte Fibe, Grande Pai com Flávio Galvão, Sônia Lima, Débora Duarte e sua filha Paloma Duarte, Cláudia Mello, Patrícia Lucchesi e o Topa Tudo Por Dinheiro com Silvio Santos.

Em julho de 1990, o SBT foi premiado com os programas Passa ou Repassa e Corrida Maluca no Grande Prêmio Mundial de Televisão, conferido pela rede japonesa NTV em comemoração aos 40 anos da primeira transmissão de TV. O prêmio foi disputado por 15 emissoras de nove países.[43] A telenovela mexicana Carrusel estreia em 20 de maio de 1991 e obteve muito sucesso e chegou a obter cerca de 16[44] e 20 pontos.[45] Em 25 de junho de 1991, oscilou 26 pontos e conquistou a vice-liderança.[46] Com 25% de share, Carrusel chegou a ter 27 pontos de audiência, chegando a ficar poucos pontos atrás de O Dono do Mundo no mês de julho.[47] Além de Carrusel, a também mexicana Simplemente María, estrelada por Victoria Ruffo, tinha 20 pontos, a maior audiência do SBT fora da programação de domingo.[48] Embora tivesse audiência, as novelas mexicanas não eram bem vistas, para tanto a agência de publicidade W/Brasil, que havia criado os novos slogans do SBT, fez um texto que foi veiculado nos principais jornais do país, citando a novela global De Corpo e Alma, "Diogo amava Betina que doou o coração para Paloma que vai entregar seu coração a Diogo. E depois é a gente que passa dramalhão mexicano". Para ilustrar a campanha, uma foto de Tarcísio Meira, que fazia Diogo, de bigode, característica dos atores do México.[49] Outra polêmica envolvendo a Globo foi em 1992 quando a emissora carioca demitiu a jornalista Danuza Leão pela mesma ter elogiado o TJ Brasil, os jornalistas Boris Casoy e Lilian Witte Fibe e o programa Roletrando com Silvio Santos e também telejornais da Rede Bandeirantes, sendo que o SBT se aproveitou do caso e estampou em capas de jornais, em tom de brincadeira, um convite para que a jornalista fosse para o SBT, onde se lia "Aqui você vai poder elogiar todos os que merecem. Inclusive a Globo".[50]

Em 1992, o SBT fechou o primeiro quadrimestre de 1992 sem dívidas bancárias, é a primeira vez que isso acontece desde a criação da emissora, há 11 anos. A dívida do SBT foi constituída, segundo o então vice-presidente Guilherme Stoliar, no processo de formação da rede nacional, que em 1992 contava com 74 emissoras, e de consolidação da programação. Além de um investimento pesado em equipamentos e atrações, concorreu para o crescimento da dívida a inflação nos períodos compreendidos entre despesas e faturamento. Em 1987, o SBT faturava US$40 milhões. Em 1991, o número havia crescido para US$130 milhões. A expectativa para 1992 é de um faturamento de US$150 milhões.[51] Em 1993, o Programa Silvio Santos entra para o Guiness Book como o programa mais duradouro da televisão brasileira, com 31 anos no ar.[39] Em 1994, deu início a construção do CDT da Anhanguera, o mais arrojado empreendimento realizado pelo Grupo Silvio Santos, um investimento na ordem de 120 milhões de reais.[39] Em junho de 1995, o SBT alcançou a sua maior audiência na história da emissora até então, foram 42 pontos de média exibindo a Final da Copa do Brasil de Futebol de 1995.[52]

As instalações da emissora eram divididas em cinco pontos por São Paulo, sendo eles: Vila Guilherme; Rua Camarés; Teatro Silvio Santos; Teatro Ataliba Leonel; Sumaré e Anhanguera. Isso dificultava muito as operações da emissora e um local que pudesse centralizar, facilitaria para os funcionários e para administração da rede. Além disso, os estúdios do SBT enfrentaram várias enchentes, como a que aconteceu em 1991. Por isso, em 1996, o CDT da Anhanguera foi inaugurado no dia do aniversário dos 15 anos. Neste ano, consegue com exclusividade a transmissão do Óscar,[39] os direitos da Fórmula Indy[39] e a transmissão da sua última Copa do Mundo em 1998.[39] O SBT tenta negociar a vinda de Boni, mas a Globo não permite a negociação.[39] Em 17 de maio de 1998, tem início a campanha do Teleton da AACD. Em 8 de novembro é anunciado a contratação de Ratinho e Eduardo Lafon, vindos da Record.[39] Neste ano, rumores e boatos sobre a venda da emissora começaram, a Televisa, parceira antiga do SBT em programação, e há anos interessada em ingressar no Brasil, apareceu como a maior candidata à posse do canal,[53] além dela, outros grupos, como Disney, Telefe e Sony,[53] embora exista o impedimento constitucional à entrada de estrangeiros no mercado brasileiro de telecomunicações, mas o próprio Silvio Santos já manifestou, algumas vezes, a intenção de levar o SBT a uma fusão com outros sócios.[53]

2000-2009[editar | editar código-fonte]

A partir de abril de 2000, o SBT faz parcerias com a Disney, Warner Brothers, MGM e Televisa. O mesmo voltou a ocorrer em 2001 e 2002. Em 2001, alcançou quase 47 pontos de média e picos de 55 na final do reality show Casa dos Artistas, o maior índice de audiência de sua história.[52] Este programa teve outras três edições, duas em 2002 e uma em 2004. A partir desse ano a emissora desiste de produzir o programa devido a vários processos judiciais movidos por acusação de plágio da produtora Endemol.[54] Em 10 de julho de 2003, a Revista Contigo trouxe Silvio Santos na capa, onde o comunicador se dizia doente e afirmando que tinha vendido o SBT para Boni e a Televisa, sendo que ambos posteriormente negaram. Em 13 de julho, Silvio Santos entrou por telefone no Domingo Legal e conversando com Gugu Liberato, afirmando não passar de uma brincadeira, "Atendi o telefone que eu nem sabia o número ainda e ouvi a pergunta se era verdade que eu ia me aposentar. (...) Respondia às perguntas de uma forma que jamais iria imaginar que alguém fosse publicar (...) Foi uma brincadeira que não saiu como eu queria e que passou a ser uma brincadeira de mau gosto”.[55] Em 2005, Ana Paula Padrão fez reportagens na Coreia do Norte para o SBT Brasil, sendo o SBT a primeira rede brasileira a entrar no país e tendo a equipe da emissora precisado negociar a obtenção de visto para a entrada.[56]

2010-presente[editar | editar código-fonte]

Após 25 anos com exclusividade nos seriados Chaves e Chapolin, em 26 de outubro de 2011, o canal infantil a cabo Cartoon Network comprou a exibição das atrações.[57]

Em 2013, a emissora anunciou que seu faturamento em 2012 havia ultrapassado a marca de R$ 1 bilhão de reais, valor nunca antes atingido, em grande parte devido ao sucesso da novela infantil "Carrossel", que propiciou lucros multimilionários à emissora. Glen Valente diretor comercial da rede disse que ela cresceu 10,3% segundo dados da empresa Intermeios.[58] A emissora possui mais de 1.600.000 seguidores na rede social Twitter sendo reconhecida com o selo azul de autenticidade. Já no Facebook é a rede de televisão aberta com maior número de amigos em sua fan-page oficial reconhecida pelo mesmo: mais de 3.880.000 sendo a primeira emissora aberta brasileira a receber o selo azul de autenticação.[59] Também em 2013 a emissora conseguiu ficar em 25° lugar no ranking das maiores emissoras do mundo ultrapassando a sua principal concorrente a Rede Record (28°). 2013 foi um ótimo ano para o SBT pois o seu faturamento aumentou em mais de 100%, passando a marca de R$ 1 bilhão.

Em 2014, a emissora anuncia a contratação do apresentador da Rede Bandeirantes Danilo Gentili, onde apresenta o talk show The Noite, retomando a tradição de talk show no SBT que foi interrompida desde que Jô Soares saiu da emissora, retornando para a Rede Globo. Além disso no mesmo ano, a emissora anuncia o retorno de Otávio Mesquita ao SBT, que rompeu o seu contrato com a Rede Bandeirantes, para apresentar uma nova versão do programa Perfil que apresentara anteriormente no canal mas com o título Okay Pessoal. Em fevereiro de 2014 o Partido Comunista do Brasil envia para o Governo Federal um questionamento, para que ele corte cerca de 150 milhões de reais em publicidade da emissora, por conta do comentário da jornalista Rachel Sheherazade, no qual disse ser compreensível a prática do linxamento.[60]

Em comemoração aos 33 anos do canal foi lançado no dia 17 de agosto de 2014 um novo logotipo, muito mais moderno e clean. No novo logo, os brilhos e os volumes em 3D dão lugar a uma composição 2D, que sobrepõe várias elipses coloridas, simbolizando a agilidade, a modernidade e o constante processo de evolução da emissora. Para Fernando Pelegio, diretor de planejamento artístico do SBT, o novo logotipo é uma evolução do anterior.[61]

Programas[editar | editar código-fonte]

O proprietário e principal apresentador da emissora, Silvio Santos.

Atualmente, o SBT oferece ao telespectador cerca de 143 horas de programação semanais, sendo 100 horas em dias úteis, 21 horas aos sábados e 22 horas aos domingos. Dentre as atrações apresentadas, estão programas de auditório, realities, game shows, telejornais, programa jornalísticos, programas infantis, séries, desenhos animados, filmes, talk shows e telenovelas. Do espaço oferecido pela rede à programação das afiliadas e emissoras próprias, são cerca de 25 horas semanais, somando-se 20 horas em dias úteis, 3 horas aos sábados e 2 horas aos domingos. As horas destinadas à programação local variam de afiliada para afiliada, se forem somados os minutos que algumas delas ganham ao não transmitir ou transmitir apenas parte dos programas Bom Dia e Companhia, Sábado Animado, dentre outros.

Em seus primeiros meses no ar, o SBT aproveitou vários programas da extinta Rede Tupi. Silvio Santos, sempre dedicou-se aos programas de auditório e por isso, criou-se uma tradição desse formato na emissora. O Programa Silvio Santos é a atração mais duradoura da emissora e já era consagrada no Brasil desde 1962, ano que o apresentador iniciou sua carreira na televisão, tendo sido exibido na TV Paulista, Rede Globo, Rede Tupi, TVS, e a Rede de Emissoras Independentes. Em sua própria rede, o Programa Silvio Santos se tornou um agrupamento de vários programas de auditório, dentre eles o Show de Calouros, Domingo no Parque, Roletrando, Roda a Roda, Porta da Esperança, Topa Tudo Por Dinheiro, Gol Show, Vamos Brincar de Forca, Vinte e Um, Sete e Meio, Tentação, Todos contra Um, Hot Hot Hot, Qual é a Música?, Show do Milhão, Um Milhão na Mesa, Passa ou Repassa, Xaveco, Family Feud, Rei Majestade, Namoro na TV, Nada Além da Verdade, e o Em Nome do Amor. Da década de 1980 em diante, Silvio Santos abriu espaço gradual para outros apresentadores, com destaque para Gugu Liberato, que por vários anos também animou as tardes de domingo da emissora com o Domingo Legal, tendo começado no Sessão Premiada e apresentado Big Domingo, Domingugu, Viva a Noite, Cidade contra Cidade, Sabadão Sertanejo, Disco de Ouro e Passa ou Repassa.

Em todos estes anos o programa já teve quase 100 quadros apresentados pelo próprio Silvio Santos, além de atrações comandadas por Gugu Liberato, Celso Portiolli, Hebe Camargo, Ratinho, Otávio Mesquita e outros. Também foram integrados programas humorísticos, séries americanas, sessões de cinema, partidas de futebol e corridas de Fórmula Indy.

Alguns importantes nomes da comunicação já apresentaram programas na emissora, como: Flávio Cavalcanti; Gugu Liberato; Hebe Camargo; J. Silvestre; Jacinto Figueira Júnior; Murilo Néri; Sérgio Chapelin; Wilton Franco e muitos outros. Alguns programas apresentados por esses artistas fizeram grande sucesso, como: Programa Flávio Cavalcanti, Viva a Noite, Hebe, Show sem Limite, Aqui Agora, O Povo na TV e vários outros.

A emissora foi responsável por trazer ao Brasil vários reality shows de diversos formatos, a Casa dos Artistas foi o primeiro fenômeno do gênero, estreando de surpresa em 28 de outubro de 2001 com apresentação de Silvio Santos, este programa foi responsável pela maior audiência da história do SBT, alcançando quase 47 pontos de média e picos de 55 na final.[52] A partir de então, vieram Ilha da Sedução, O Conquistador do Fim do Mundo, Popstars, Casamento à Moda Antiga, Bailando por um Sonho. Quem Perde, Ganha, HSM - A Seleção, Ídolos, 10 Anos mais Jovem, Solitários, Supernanny, Só Falta Esposa, Esquadrão da Moda, Esquadrão do Amor, Se Ela Dança, Eu Danço, SOS Casamento, Cante se Puder, Cantando no SBT, Qual é o Seu Talento?, Astros, Famoso Quem? e Festival Sertanejo.

Programas de competições que passaram pela história do SBT são Domingo no Parque, Cidade contra Cidade, Nações Unidas, TV Pow, Sessão Premiada, O Preço Certo, Tentação, Topa Tudo Por Dinheiro, Show do Milhão, Código Fama, Curtindo uma Viagem, Curtindo com Reais, Gol Show, Family Feud, Um Milhão na Mesa, Você Se Lembra?, Você É mais Esperto que um Aluno da Quinta Série?, Quem Manda É o Chefe, Topa ou não Topa, Você É o Jurado, Um contra Cem e Roda a Roda.

Programas infantis (1981-presente)[editar | editar código-fonte]

O SBT herdou um grande acervo de desenhos animados da TVS e se tornou referência com esse formato de programa de televisão voltado às crianças com estreia do Bozo em 1980, atingindo, por mais de 10 anos, um grande sucesso. Em 9 de julho de 1983, o SBT exibiu 1º Festival Internacional da Criança, com apresentação de Giovanna, programa que revelaria talentos como Patrícia Marx (conhecida nos anos 80 como apenas Patrícia), Luciano Nassyn e Juninho Bill, que tempos depois viriam a integrar o conjunto Trem da Alegria. À época, o programa rendeu um LP lançado pela RCA Victor em parceria com a emissora e ainda a participação do vencedor do concurso (que foi Jefferson Pinas, de 13 anos) no "América, esta é sua Canção", em Orlando, nos Estados Unidos.[62]

Ainda na década de 1980, o SBT promovia a Parada do Dia das Crianças, inspirada nas grandes paradas e desfiles que acontecem nos Estados Unidos, Silvio Santos resolveu trazer isso para o Brasil. Em 12 de outubro de 1986, um domingo, a partir das 9 da manhã, o SBT realizou a sua primeira Parada do Dia das Crianças, que se repetiria em 1987 quando o desfile começava na Avenida Rubem Berta (Aeroporto), percorria a Avenida 23 de Maio, Vale do Anhangabaú, Avenida Tiradentes e terminava na Praça Campo de Bagatelle, no Santana. Um percurso que totalizava 22 quilômetros.[63] O evento tinha desfiles dos artistas da emissora e personagens como Bozo, Superman e personagens da Walt Disney trazidos no desfile de 1988 em comemoração aos 60 anos do Mickey Mouse, tendo levado 2 milhões de pessoas nas ruas.[63]

A Vovó Mafalda, um personagem do programa e que fez muito sucesso entre o público infantil e Sérgio Mallandro com o Oradukapeta também se destacaram. A partir do final da década de 80 e início dos anos 90, o SBT passou a lançar programas infantis apresentados por Simony, Mara Maravilha, Mariane Dombrova, Angélica, Eliana, Jackeline Petkovic e desde 2003 esse formato de programa passou para o comando de crianças como: Jéssica Esteves, Kauê Santin, Priscila Alcântara, Yudi Tamashiro, Maísa Silva e os palhaços Patati Patatá.

Atualmente os atores-mirins Matheus Ueta e Sofia estão no comando. Dentre os programas infantis que a emissora já produziu e produz até hoje estão:

Programas humorísticos (1987-presente)[editar | editar código-fonte]

Os primeiros programas humorísticos do SBT foram produzidos para aproveitar o elenco da Rede Tupi. A principal atração do gênero no início do SBT era o Reapertura, uma remontagem do Abertura com elenco encabeçado por Geraldo Alves, Tutuca e Maria Teresa Fróes. Alegria 81 foi outra produção humorística produzida. Desde 1984, o SBT possui os direitos de transmissão dos programas do Chespirito, como El Chavo del Ocho (BR: Chaves) e El Chapulín Colorado (BR: Chapolin).[64] Atualmente produz o A Praça é Nossa como programa humorístico, mas já produziu mais outros programas como: Veja o Gordo; Fala Dercy; Meu Cunhado; Ô… Coitado!; Nina e Nuno; Câmera Café; Amigos da Onça; Dedé e o Comando Maluco; Escolinha do Golias e Sem Controle. Especiais com o elenco da emissora como o SBT Palace Hotel em 2002, e em comemoração aos 30 anos da exibição do seriado Chaves em 2011, exibiu os especiais 30 Anos de Chaves e Chaves: Especial de Ano Novo.

Teledramaturgia[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Após a inauguração da TVS no Rio de Janeiro. Os Estúdios Silvio Santos produziram O Espantalho que foi exibida pela Rede Record e suas afiliadas em 1977, emissora que Silvio Santos era acionista, posteriormente seria reprisada pela TVS no mesmo ano, em 1979 pela Rede Tupi e pelo SBT em 1983.[65] Em 1978, foi produzida mais uma telenovela, mas que não seria exibida pelo SBT, Solar Paraíso foi a segunda e única telenovela produzida e exibida apenas na TVS no Rio de Janeiro.[66]

Começo da teledramaturgia (1982-1989)[editar | editar código-fonte]

Em 1982, em seu segundo ano de existência, o SBT importava textos estrangeiros, como os mexicanos e adaptava com atores brasileiros. Destino foi a primeira telenovela produzida pelo SBT e entrou no ar em 5 de abril de 1982 e posteriormente foram produzidas A Força do Amor, A Leoa, Conflito, Sombras do Passado, Acorrentada, A Ponte do Amor, A Justiça de Deus, Pecado de Amor, Razão de Viver, O Anjo Maldito e Vida Roubada. A partir de 1984 a emissora passou a usar roteiros brasileiros e produziu Meus Filhos, Minha Vida, Jerônimo, Jogo do Amor, Uma Esperança no Ar e Cortina de Vidro.

Originais (1990-presente)[editar | editar código-fonte]

Na década de 90, o SBT exibiu a novela Brasileiras e Brasileiros com enfoque na vida social dos pobres. Em 1994 o diretor Nilton Travesso entra para a emissora e restaura o núcleo de teledramaturgia. Nesse período, se destacam as requintadas produções de época As Pupilas do Senhor Reitor, Sangue do Meu Sangue, Os Ossos do Barão, Fascinação e as contemporâneas Colégio Brasil, Dona Anja e Razão de Viver.[67] A aquisição de textos argentinos e mexicanos promoveu a adaptação de inúmeras tramas, entre elas Antônio Alves Taxista, Pérola Negra, Pícara Sonhadora, Amor e Ódio, Marisol, Pequena Travessa, Jamais Te Esquecerei, Canavial de Paixões, Seus Olhos e Esmeralda.[67] Chiquititas e Éramos Seis foram os maiores sucessos dessa época. Enquanto a primeira tornou-se um fenômeno de popularidade entre o público infanto-juvenil, a segunda cativou o público com a emocionante saga de Dona Lola e sua família, na tradicional São Paulo do início do século XX.

Após uma regressão na audiência e, sem emplacar folhetins que alcançassem sucesso, no final de 2008, a autora Íris Abravanel faz estreia como novelista em Revelação. Obra contemporânea e tradicional, apresentou um narrativa recheada de clichês, herança dos tempos de parceria com a Televisa. A inexperiência da autora acabou comprometendo o resultado final da trama, que acabou não emplacando em audiência.

Em 2010, Tiago Santiago estreia escrevendo Uma Rosa com Amor. Tão logo, ele escreve, no mesmo ano, Amor e Revolução com tema sobre a ditadura militar no Brasil. Ao mesmo tempo, a novela exibe um beijo homossexual entre duas mulheres.[68] [69] [67]

Em 2008, após a emissora adquirir um pacote de textos radiofônicos da autora Janete Clair, Iris Abravanel realiza a adaptação da radionovela Vende-se um Véu de Noiva. Em 2012, leva ao ar um remake da mexicana A Mentira, sob o titulo de Corações Feridos.

Estreando em 21 de maio de 2012 a telenovela adaptada por Íris Abravanel, Carrossel conseguindo altos índices no Ibope na Grande São Paulo. Sua maior audiência foi na sua segunda exibição com média de 15,0 e pico de 17,0 pontos.[70] [71] Seu maior recorde negativo foi em 25 de dezembro de 2012 marcando 5 pontos de média (devido ao baixo número de TVs ligadas neste dia), ainda assim ficando à frente da Rede Record e da RedeTV!.[72]

Com o sucesso de Carrossel junto ao público infantil, no dia 15 de julho de 2013, estreou a nova versão do sucesso dos anos 1990, Chiquititas. Íris Abravanel é a responsável pela adaptação que, dessa vez, será ambientada no Brasil e com produção própria.[73] Em julho de 2014, o SBT confirmou que em 2015 fará uma versão brasileira da mexicana Cúmplices de um Resgate, substituindo Chiquititas, com Larissa Manoela no papel das gêmeas Mariana e Silvana. O título oficial do remake será definido pela emissora até o final de 2014.[74]

A emissora também reapresentou telenovelas de outras emissoras brasileiras, Xica da Silva; Pantanal; Dona Beija e A História de Ana Raio e Zé Trovão, todas da Rede Manchete.

Seriados[editar | editar código-fonte]

Em 1982, foi ao ar Pensão da Inocência, produção independente da Art Video.[75] Em 1985, a produtora Miksom criou o seriado Joana para a Rede Manchete, mas desentendimentos entre a produtora e a Manchete encerraram a parceria. Silvio Santos se interessou pela série, e passou a exibir a outra temporada de Joana no SBT, protagonizada por Regina Duarte. Em 1990, o SBT decidiu fazer um remake de Alô, Doçura!, um antigo sucesso da Rede Tupi da década de 1950, do qual já não existiam mais episódios gravados. A emissora comprou os roteiros originais e adaptou para a atualidade. Outras produções deste gênero foram Grande Pai, A Justiça dos Homens, Brava Gente, Teleteatro, Ô... Coitado!, Meu Cunhado e Patrulha Salvadora.

Telenovelas estrangeiras (1982-presente)[editar | editar código-fonte]

O SBT é bastante conhecido por transmitir no Brasil as telenovelas mexicanas exibidas pelo Canal de las Estrellas, do Grupo Televisa, que é a principal rede de televisão aberta do México. Em 5 de abril de 1982, estreava Os Ricos também Choram, a primeira telenovela da Televisa transmitada pela emissora e que obteve grande êxito. Em 20 de maio de 1991, estreava Carrossel, outro grande sucesso. Dentre as principais telenovelas do Canal de las Estrellas exibidas pelo SBT, destacam-se: Desprezo; O Direito de Nascer; Estranho Poder; Chispita; Viviana, em Busca do Amor; Soledade; Só Você; A Vingança; Rosa Selvagem; Ambição; Simplesmente Maria; Meus 15 Anos; Vovô e Eu; Alcançar Uma Estrela; A Fera; Eu Compro Essa Mulher; Garotas Bonitas; Eu Não Acredito nos Homens; Paixão e Poder; Amor em Silêncio; Coração Selvagem; Na Própria Carne; Maria Mercedes; Marimar; Maria do Bairro; Rosalinda; Luz Clarita; O Diário de Daniela; A Usurpadora; O Privilégio de Amar; A Mentira; Sigo Te Amando; Esmeralda; María Isabel; Amor Real; Abraça-me Muito Forte; A Alma Não Tem Cor; No Limite da Paixão; Manancial; A Outra; Menina Amada Minha; A Madrasta; Rebelde; A Feia Mais Bela; As Tontas Não Vão Ao Céu; Por Teu Amor; Rubi; Salomé; Camila; Preciosa; Primeiro amor... a mil por hora; Amigos Para Sempre; Amigas e Rivais; Laços de Amor; Serafim; Cúmplices de um Resgate; Poucas, Poucas Pulgas; Amy, a Menina da Mochila Azul; Alegrifes e Rabujos; Maria Belém; Carinha de Anjo e Gotinha de Amor. Outras telenovelas internacionais exibidas pela emissora se destacam-se: Lalola, A Estranha Dama, Topázio, Angelito, Amor Cigano, Café com Aroma de Mulher, Kassandra, Chiquititas (2000) e Chiquititas (2008). Todas essas vindas de algum país da América Latina. Na década de 1980 foi exibida a porto-riquenha Cristina Bazán,[76] e a estadunidense Marielena foi exibida pelo SBT na década de 1990.[77]

Feito em 2000, o contrato do SBT com a Televisa previa exclusividade na exibição das produções mexicanas e impedia a emissora de produzir novelas com textos brasileiros.[78] Em 25 de abril de 2008 foi anunciado a parceria de co-produção com a Rede Record para as novelas La fea más bella e Rebelde durante cinco anos.[79] [80] Antecipadamente o SBT havia quitado a compra para a versão da telenovela Revelação que foi exibida em 2008.[78] Após a rescisão do contrato com a Rede Record, o SBT fechou novamente contrato com a Televisa até 2015, não havendo pagamento das telenovelas adiante, passando também a adaptar produções originais. Diferentemente do SBT, a Rede Record precisou pagar pela compra dos direitos autorais.[81]

Em 2014 segundo a coluna de Flávio Ricco, uma nova parceria de exclusividade entre os canais deve ser anunciada, incluindo uma flexibilização em relação a produção de conteúdo no Brasil.[82]

Transmissões esportivas (1990-2006)[editar | editar código-fonte]

A Portaria 2 do CDT da Anhanguera, localizado em Osasco (SP).

A emissora chegou a transmitir na década de 1990 a Copa do Brasil,[83] onde alcançou a segunda maior audiência na história da emissora, foram 42 pontos de média exibindo a Final da Copa do Brasil de Futebol de 1995.[52] Também exibiu jogos do Torneio Rio-São Paulo,[84] as finais da Recopa Sul-Americana de 1994 e Troféu Teresa Herrera de 1994,[85] [86] as edições de 1995, e 1996 da Copa Conmebol,[87] [88] a Copa Ouro da CONCACAF de 2003,[89] Copa Master da Conmebol, Copa Centenário de Belo Horizonte, Copa Master da Supercopa, Campeonato Carioca, Eliminatórias da Copa, Copa Interamericana e a Copa Mercosul, de 1998.[90] Jogos do Campeonato Brasileiro chegaram a serem transmitidos ao vivo, como o jogo Internacional e Atlético Mineiro pelo Brasileirão de 1982,[91] e Fluminense e Coritiba pelo Brasileirão de 1986.[92] No ano seguinte, a emissora exibiu a polêmica final entre Sport e Guarani pela Copa União.[93] Amistosos da Seleção Brasileira de Futebol foram transmitidos pela emissora, como a partida Brasil 0 e Hungria 3 em 16 de março de 1986, diretamente de Budapeste, capital da Hungria, como preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo daquele ano.[94] Outros amistosos foram entre New York Cosmos e Seleção do Mundo em 1984,[95] e Itália e Costa Rica em 1994.[96]

O SBT ainda realizou um campeonato nacional à parte, que contou com a participação de grandes clubes brasileiros, o campeonato foi chamado de Festival Brasileiro de Futebol, mas o campeonato só contou com uma edição, exibido em 1997.[97] Também promoveu os torneios amistosos da Taça Maria Quitéria,[98] [99] e a Copa dos Campeões Mundiais.[100] [101] Programas esportivos foram produzidos como Jogo Duro e um programa que mesclava humor e esporte chamado Arena SBT.

O SBT ainda transmitiu as Copas do Mundo de 1986, 1990,[102] 1994,[103] e 1998. Nesse mesmo ano, interrompeu sua transmissões esportivas e retornou em 2003 com o Campeonato Paulista; Campeonato Sulamericano Sub-20 e o Torneio Internacional do Qatar. A emissora também transmitiu as Olimpíadas de 1988, 1992 e 1996; a Formula Indy, de 1994 a 1996; a Fórmula Mundial, de 1997 a 2000 e o GP Masters, de 2006. Transmitiu também, dentro do Siga Bem Caminhoneiro, os compactos da Fórmula Truck.

A rede exibiu lutas de Boxe como a entre o brasileiro Maguila que venceu o argentino Mario Oscar Melo em 26 de junho de 1993.[104] O SBT também foi o primeiro a transmitir um evento do UFC ao vivo por um canal de TV aberta no Brasil. Logo após a saída de Vitor Belfort, do programa Casa dos Artistas, no SBT, o canal comprou alguns eventos onde o lutador brasileiro fosse atuar,[105] entre eles, o UFC 37.5, a luta principal foi entre Chuck Lidell e Vitor Belfort, pela categoria dos meio pesados do UFC ocorrido em 22 de junho de 2002.[106] A partir de janeiro de 2008, a emissora apresentou os programas de televisão de wrestling profissional produzidos pela WWE, WWE Raw e o WWE SmackDown nas tardes de sábado da emissora.[107]

Atualmente, as únicas emissoras do SBT a transmitir competições esportivas são a TV Alterosa, de Minas Gerais, que transmite a Copa BH de Futebol Júnior e o Campeonato Mineiro de Voleibol, além de amistosos envolvendo Atlético, América e Cruzeiro e a TV Rondon que transmite alguns jogos esporádicos de futebol.

Marketing e marca[editar | editar código-fonte]

Em 1987, para mudar sua imagem perante o público, que considerava o SBT uma emissora brega e popularesca, foi feita uma parceria com a agência de publicidade W/Brasil,[108] que na época era conhecida com o nome de W/GGK), que duraria vários anos e com anúncios criados pela agência de Washington Olivetto, foi proposta mostrar a imagem do SBT como vice-líder absoluto em audiência para mostrar ao público e o mercado publicitário a mensagem de um “vice vencedor” e não derrotado. Foi daí que nasceu um dos seus primeiros slogans “Liderança absoluta do segundo lugar”.[108] Em troca, o SBT passou a exibir, no primeiro ano de contrato, comerciais comunitários criados pela W/GGK e depois a agência passaria a ganhar porcentagem sobre o processo de criação e veiculação.[108]

Em 18 de janeiro de 2001 durante a final da Copa João Havelange entre Club de Regatas Vasco da Gama e Associação Desportiva São Caetano no estádio de São Januário, a diretoria do Vasco colocou o símbolo do SBT nas camisas dos jogadores, enquanto integrantes da Força Jovem Vasco cantavam o nome de Silvio Santos e trechos de músicas de programas do SBT como "Quem quer dinheiro", "Ão, ão, ão, é o jogo do milhão" e "Isso é ritmo de festa",[109] [110] também cantavam "Fora Globo. Fora do Brasil",[109] Eurico Miranda, que tinha sido eleito presidente do Vasco na ocasião, estava revoltado com a cobertura dada pela Rede Globo à queda do alambrado no Estádio São Januário em 30 de dezembro de 2000, em virtude de superlotação. Segundo o presidente vascaíno, Antônio Soares Calçada, o uso da marca do SBT foi uma homenagem a Silvio Santos, "Conheço o Silvio há mais de 30 anos. Quis prestar essa homenagem".[109] A assessoria de imprensa do SBT informou que a emissora não havia autorizado o uso de seu logotipo nas camisas do Vasco durante a final e declarou ainda que o caso seria encaminhado para seu departamento jurídico.[110] Posteriormente, o SBT estudou lançar o seguinte slogan: "O canal campeão", bordão do SporTV. Para o SBT, Eurico disse que a logomarca na camisa do Vasco foi uma manifestação altruísta.[111]

Logotipos[editar | editar código-fonte]

Logotipos do SBT. Novamente, a emissora buscou outra referência estadunidense copiando o símbolo da rede ABC.[7]
  • O primeiro logotipo da emissora, lançado em 1976, era apenas a escrita TVS na tela, e depois um número 11 dentro de uma esfera.
  • Em 1981, com o surgimento da TVS São Paulo, o logotipo passou a ser a escrita TVS, dentro de uma esfera prateada, e durante algumas vinhetas, o número 4 aparecia toda vez, mas só em 1986 o 4 deixa de aparecer.
  • Em 1987, a esfera passa a ser colorida e a palavra TVS permanece sobre alguns meses, depois sendo alterada pelo SBT. Já no inicio dos anos 90, passou a ser composta por: Roxo, verde, vermelho, amarelo e azul, e foi utilizada até 1995.
  • Em 1991 no aniversário de 10 anos da emissora, é lançando um logotipo comemorativo.
  • Em 1996, o logotipo passou a ser composto pelas cores amarelo, verde, vermelho e azul, já no aniversário de 15 anos, a emissora lança um logotipo comemorativo. Anos mais tarde, em 2000, é lançado o mesmo logotipo, só que mais escuro.
  • Em 2001, no seu aniversário de 20 anos, o logotipo oficial fica dentro do número 0, que fica sobre um quadrado cinza.
  • Em 2004, o logotipo foi lançado novamente em um tom mais escuro.
  • Em 2006, fazendo 25 anos, sem logotipo comemorativo, somente uma vinheta é utilizada para comemorar.
  • Fazendo 30 anos, em 2011, o logo fica mais uma vez dentro de um zero, mas embaixo aparece alguns quadrados com as cores do logo oficial.
  • No aniversário de 31 anos, em agosto de 2012, é lançado um novo logo baseado na versão anterior com degradê nas fontes, as cores ficaram num tom mais claro e os efeitos abaixo do nome da emissora e nas laterais ficaram em evidência. Nas chamadas, em alguns momentos é adicionada a descrição #Compartilhe, que passou a ser o slogan da emissora desde então.[112]
  • Em 2014, o SBT anuncia criação de seu novo logo, lançado no dia 17 de agosto, dois dias antes de completar 33 anos. No novo logo, os brilhos e os volumes em 3D dão lugar a uma composição 2D, que sobrepõe várias elipses coloridas, simbolizando a agilidade, a modernidade e o constante processo de evolução da emissora.

Slogans[editar | editar código-fonte]

  • 1981 - 1986: Passe pro 4
  • 19811987: Liderança absoluta do segundo lugar
  • 1982: Todo dia. Toda hora. Tudo bem.
  • 1985: Primeira no coração de vocês.
  • 1987 - 1988: Fique ligado no SBT
  • 1987 - 1989: Quem procura acha aqui
  • 1990 - 1991: Vem que é bom
  • 1991 - 1992: SBT, 10 anos com você
  • 1992 - 1993: Aqui Tem
  • 1993 - 1994: Se liga no SBT
  • 1995 - 1996: Fique ligado no SBT
  • 1996 - 1997: SBT, 15 anos. Tudo pra você
  • 1998: SBT, a cara do Brasil
  • 1998 - 2000: SBT é Brasil. É Sistema Brasileiro de Televisão.
  • 2000: SBT no ano 2000: Crescendo com o Brasil
  • 2000 - 2004: SBT, na nossa frente só você
  • 2001: Mania de te ver
  • 2001 - 2002: 20 anos do SBT. Na nossa frente só você
  • 2004 - 2007: SBT, a TV dos brasileiros
  • 2007 - 2008: A concorrência vai tremer de medo
  • 2008 - 2009: SBT, a televisão que agradece o seu carinho
  • 2009 - 2011: SBT, a TV mais feliz do Brasil
  • 2011 - 2012: SBT, 30 anos com você
  • 2012 - atual: #Compartilhe
  • 2014: Quem compartilha felicidade, multiplica!

Slogans publicitários[editar | editar código-fonte]

  • TVS SBT, a comunicação do Brasil (1981/87)
  • Liderança cada vez mais absoluta do segundo lugar (1988/92)
  • SBT onze anos, o vice que melhorou até o líder (1992/93)
  • SBT dezesseis anos, vice-líder desde pequenininho (1997/98)

Parcerias[editar | editar código-fonte]

Uma das primeiras parcerias feitas com a emissora foi com a Tamanka F.C em 1997 que estipulado, o valor era de US$ 15 milhões e garantia ao SBT exclusividade nos produtos da empresa durante três anos.[113] A emissora paulista também tinha direitos de exibição de filmes entre 1994 a 1996.[113] Entre os desenhos, o SBT havia comprado cerca de 65 horas por ano com extensão a mais 35. Todos os desenhos, seriam exibidos durante o programa fornecido pela Disney, Disney Club.[113]

Em 2000, o SBT fez parceria com a Warner Bros. e a Televisa. Neste primeiro, a emissora fez um contrato de exclusividade com o estúdio americano, que somado juntamente com o contrato da Disney, a transação era avaliada em US$ 200 milhões.[114] Ela distribui vários conteúdos para a emissora como desenhos, séries e filmes.[115] Já a Televisa possui um acordo com o SBT para exibição e adaptação de novelas, e também para a exibição de séries mexicanas, como "Chaves" e "Chapolin Colorado".[78] Após 2008, o SBT decidiu não comprar os direitos totais dos produtos da Warner Bros. tendo prioridade apenas na escolha do produto a ser exibido.[116]

O acordo antes entre a Rede Bandeirantes, a Rede Globo negociou os direitos do desfiles das escolas de samba de 2012 com a emissora.[117]

Em outubro de 2013, a emissora sinalizou o desejo de não continuar com o contrato para os filmes, continuando apenas com as séries e desenhos,[118] fato confirmado dois meses após. Com isso a emissora tem preferência na compra de novas temporadas das séries que já possui e filmes da distribuidora americana, mas para isso deverá pagar o preço estipulado pela mesma.[119]

Em janeiro de 2014, SBT e Warner chegaram a um novo acordo. Como antecipado em outubro, a emissora comprará filmes e séries no modelo "volume deal" e não mais em "output deal". Ou seja, o SBT comprará pacotes limitados, e não mais todo o acervo da Warner. Assim, deixará de desembolsar pelo menos R$ 30.000.000 por ano com um produto que não é tão rentável e nem dá mais audiência como antes.

Pelo acordo, o SBT terá preferência na compra de novas temporadas de séries que já exibe, como The Big Bang Theory, Mike & Molly, The Mentalist e Person of Interest, entre outras, inclusive as que estão fora do ar, como Smallville, por exemplo. O SBT também terá preferência na escolha dos filmes, mas terá de pagar o preço pedido pela Warner.

Durante alguns anos, o SBT continuará exibindo filmes da Warner, como a saga Harry Potter. Isso ocorre porque, por contrato, a emissora tem direito a um número de reprises durante alguns anos após a aquisição do original. Situações inusitadas poderão ocorrer: uma rede concorrente poderá, hipoteticamente, exibir o terceiro filme da saga, enquanto o SBT exibe o quarto.[120]

Também teve parcerias com a Universal Pictures, 20th Century Fox, MGM, Nickelodeon Movies, Paramount Pictures e Columbia Pictures.[121]

Contratados[editar | editar código-fonte]

Jornalismo[editar | editar código-fonte]

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Colunistas[editar | editar código-fonte]

Humoristas[editar | editar código-fonte]

Elenco do programa Esse Artista sou Eu[editar | editar código-fonte]

Autores e colaboradores de texto da dramaturgia[editar | editar código-fonte]

Diretores de dramaturgia[editar | editar código-fonte]

Comitê Artístico[editar | editar código-fonte]

Diretores[editar | editar código-fonte]

  • Arnaldo Saccomani (musical)
  • Daniela Beyruti (geral)
  • Fernando Pelégio (planejamento artístico e criação)
  • Glen Valente (comercial)
  • Leon Abravanel (produção)
  • Marcelo Parada (jornalismo)
  • Murilo Fraga (programação)
  • Sílvia Abravanel (infantil)

Afiliadas e retransmissoras[editar | editar código-fonte]

Gravações do programa Hebe no CDT da Anhanguera.

O SBT conta com mais ou menos 110 emissoras, sendo 10 próprias e mais ou menos 100 afiliadas em todo o Brasil. Vale ressaltar que o SBT, por enquanto, possui apenas uma estação repetidora em Aracaju (SE), desde a desfiliação da TV Atalaia, ocorrida em 2006.

A TVB Campinas assina contrato com a Rede Record com o novo acordo, a partir de 1º de fevereiro de 2011, a TVB deixa de exibir o sinal do SBT para a Região Metropolitana de Campinas, que após o fim da afiliação as retransmissoras do SBT passaram a transmitir o sinal do SBT direto de SP. No dia 5 de abril de 2011, passaram a transmitir o sinal da Rede VTV nova afiliada do SBT para Região de Campinas e Baixada Santista pois a nova afiliada gerará a sua programação para as duas regiões que ficaram sem uma afiliada local após a saída da TVB.

A TVB Santos em 23 de dezembro de 2010 a emissora assinou contrato com a Rede Bandeirantes e passou a transmitir sua programação no dia 31 de março de 2011, que a partir desse dia as retransmissoras do SBT São Paulo passaram a transmitir o sinal do SBT direto de SP e no dia 5 de abril de 2011 passaram a transmitir o sinal da Rede VTV nova afiliada do SBT na região da Baixada Santista e Região Metropolitana de Campinas.

Em 2 de abril de 2012, o SBT ganhou uma nova afiliada no Ceará, a NordesTV, após a desfiliação da TV Jangadeiro.

Eventos[editar | editar código-fonte]

Nacionais[editar | editar código-fonte]

Miss Brasil e Miss Universo[editar | editar código-fonte]

Com a falência do sistema da Rede Tupi em julho de 1980, a responsabilidade pela promoção do Miss Brasil foi transferida para Silvio Santos, nesse período, a TVS já transmitia o concurso internacional através da então TVS e das afiliadas da então TV Record em São Paulo, São José do Rio Preto e Franca, que eram de propriedade de Silvio Santos. Marlene Brito, funcionária da rede extinta aproveitada pelo Grupo Silvio Santos, foi incumbida pela direção da nova emissora de coordenar as atividades correlatas ao concurso. Com isso, Silvio Santos seria o apresentador fixo do concurso por nove anos. Na "era SBT", o Brasil obteve resultados pífios no Miss Universo, uma finalista e três semifinalistas, fora as premiações especiais de traje típico concedidas em 1981, 1987 e 1989. Em 1985, depois do Miss Brasil 85, mais um fato inédito na história das comunicações: A TVS canal 4 São Paulo fez com que o SBT pudesse a ser consolidado nacionalmente com o início e a inauguração de suas transmissões via satélite em rede nacional. Com sucessivas quedas drásticas de audiência, o SBT abriu mão do Miss Brasil e do Miss Universo em 1990, e isto foi crucial para a não participação do Brasil no Miss Universo 1990. A primeira edição do Miss Brasil transmitida pelo SBT foi a 29ª edição em 26 de junho de 1982,[122] e a última em 1 de abril de 1989, que foi a 36ª edição e que a emissora exibiu gravado da tarde no horário nobre.[123]

A emissora chegou a exibir shows gravados de artistas, em 1983 exibiu um show de Gilberto Gil filmado na Praça da Luz pela TV Cultura.[124] Em 18 de dezembro de 1987 foi exibido o especial Uma Noite em Portugal com Roberto Leal e convidados. Em 5 de agosto de 1989, o SBT exibiu o 2º Prêmio Sharp de Música, um prêmio de excelência na música popular brasileira, que havia sido realizado em 25 de abril daquele ano.[125] Em 22 de julho de 2000, um sábado, aconteceu no estádio do Morumbi o show dos Três Tenores ao lado da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Para gravar o espetáculo, que a emissora exibiu gravado no dia seguinte, um domingo, o SBT montou uma equipe com mais de cem profissionais da empresa, com 12 câmeras, um helicóptero, um trilho com câmera robô, duas gruas, 10 mil metros de cabos, som Stereo Dolby Surround e, pela primeira vez no Brasil, oito canhões de luzes Synchrolight. Durante o show, os maestros Julio Medaglia, Fernando Túlio Colacioppo Júnior e Mario Valério Záccaro fizeram comentários. O apresentador Celso Portiolli foi o âncora da transmissão.[126] [127]

Promovidos pelo SBT[editar | editar código-fonte]

A emissora promove desde a 22ª edição o Troféu Imprensa, que é o maior e mais antigo prêmio anual dedicado a premiar os maiores destaques da televisão brasileira e música. O prêmio foi criado em 1958, pelo jornalista Plácido Manaia Nunes, diretor da revista São Paulo na TV, cuja primeira escolha dos melhores do ano se deu em 1960. Com o fim da revista São Paulo na TV, Plácido vendeu os direitos do Troféu Imprensa ao apresentador e empresário Silvio Santos que, desde 1970, é o responsável pela organização, produção e apresentação do prêmio, transmitida anualmente pelo SBT.

Em 1991, com a crise que se instalou na economia e refletiu na publicidade, o Festival Brasileiro do Filme/VT Publicitário, correndo o risco de não ser realizado, teve o SBT como principal patrocinador do evento, que foi realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 1991, no Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro. A emissora ganhou o direito de nomear uma das categorias principais da premiação. Existia o “Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro – Filme/VT” e naquela premiação teve também “Grande Prêmio SBT – Sistema Brasileiro de Televisão – Campanha”, ambas vencidas pela Brastemp e sua campanha “não é assim uma Brastemp”.[128]

O SBT cede, a cada ano, desde 1998, sempre por volta do mês de novembro e final de outubro cerca de 27 horas de sua programação para a maratona televisiva do Teleton em prol da Associação de Assistência à Criança Deficiente, ou AACD.

Desde 2011, o SBT exibe o Prêmio Líderes do Brasil, organizado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais) e pelo jornal Brasil Econômico e entregue no Palácio dos Bandeirantes e tem como objetivo projetar empresas e líderes em reconhecimento aos esforços empreendidos para posicionar o Brasil em patamar de liderança mundial. A rede exibiu a primeira edição em 2011,[129] a segunda de 2012,[130] e a terceira em 2013.[131]

Regionais[editar | editar código-fonte]

Desde o fim da década de 1990, o SBT voltou suas atenções para tradicionais festas populares que são realizadas em várias regiões do Brasil. Desta forma: a Oktoberfest, em Santa Catarina;[132] o Círio de Nazaré,[132] no Pará; a Festa de São João;[132] a Festa da Laranja[133] e a Semana Farroupilha, no Rio Grande do Sul, foram transmitidos com exclusividade pela emissora. A Festa do Peão de Barretos chegou a ter os direitos exclusivos comprados, mas voltaram para a Rede Globo. Os direitos da festa hoje pertencem a Rede Bandeirantes. O Festival Folclórico de Parintins também teve exclusividade do SBT entre os anos 2000 e 2007,[132] porém em 2008 a emissora perdeu os direitos para a Rede Bandeirantes. Atualmente, promove em parceria com prefeituras municipais o SBT na Praça, com brincadeiras e serviços ao público,[134] [135] e o SBT Running com competições de corrida e caminhada.[136]

Carnaval[editar | editar código-fonte]

O SBT tirou da Band, em 2012, os direitos de transmissão dos desfiles do Grupo de acesso A[137] e das campeãs do carnaval do carioca e paulista.

Internacionais[editar | editar código-fonte]

O Prémio Nobel de 10 de dezembro de 1988 foi exibido de forma gravada e pela primeira vez na íntegra na televisão brasileira, em 23 de janeiro de 1989, pelo SBT, pois antes, a TV Manchete, em 1987, havia exibido apenas trechos da premiação. Em um anúncio, a emissora chamou o evento, ocorrido em Oslo na Noruega e Estocolmo na Suécia, como “Amanhã o SBT apresenta o Troféu Imprensa da Suécia”.[138] Em 1993 exibiu o show de Michael Jackson em Bucareste ocorrido em 1992 e a qual a emissora comprou da Xuxa Produções, empresa que promoveu a turnê no Brasil, vencendo a Globo que também pretendia adquirir o show.[139] Em 21 de março de 1994, o SBT apresentou sua primeira transmissão do Oscar 1994, apresentado por Bóris Casoy, comentários de Rubens Ewald Filho, e reportagens de Zileide Silva, enquanto o repórter Arnaldo Duran cobriu direto de Los Angeles, com entradas ao vivo,[140] repetindo as transmissões na edição de 1995,[141] e edição de 1996.[39] Em 26 de março de 2000, o SBT exibiu o Oscar 2000,[142] cujos direitos até então estavam na Rede Globo e que neste ano só exibiu pelo Telecine. A transmissão foi apresentada por Babi Xavier, e comentários de Rubens Ewald Filho. Na transmissão da edição de 2003 a apresentação foi de Marília Gabriela e os direitos de transmissão foram divididos com a TNT,[143] sendo que o SBT chegou a reprisar três vezes esta cerimônia.[132] O SBT também exibiu ao vivo a edição de 2002 do Grammy Latino,[144] [145] e as edições seguintes, sendo que a de 2005 foi apresentada num compacto gravado da cerimônia, apresentado por Regina Volpato, com comentários do músico e produtor João Marcelo Bôscoli,[146] enquanto a cerimônia do internacional prêmio Grammy Award de 2006 foi ao vivo e apresentada por Adriane Galisteu.[147] Em 16 de janeiro de 2006, o SBT transmitiu ao vivo e com exclusividade na televisão aberta a 63ª edição do Globo de Ouro, com apresentação de Analice Nicolau e do crítico de cinema Rubens Ewald Filho.[148] Em 24 de dezembro de 2012, foi exibido o show de André Rieu como especial de Natal.[149] O Victoria's Secret Fashion Show de 2005 foi transmitido gravado em 2006,[150] bem como suas demais edições até 2013,[151]

Ao longo do tempo, o SBT apresentou shows de diversos artistas, com destaque para Julio Iglesias, que com Roberto Carlos é um dos artistas preferidos de Silvio Santos e que teve seus especiais no Taiti, Nova Iorque e Jerusalém exibidos pela emissora ao longo da década de 1980, sendo que este último em Israel foi ao ar no domingo em 14 de fevereiro de 1988, uma semana antes de Silvio Santos retornar após sua cirurgia nas cordas vocais, o SBT exibiu este e outro artistas em sequência das 14h às 20h30 os especiais com Tina Turner, Roberto Leal, Os Paralamas do Sucesso, Luciano Pavarotti e Madonna.[152]

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Concessão[editar | editar código-fonte]

Após o Grupo Silvio Santos conquistar sua concessão, na imprensa foi questionada essa vitória, alegando que Silvio Santos já era dono de uma rede TV no Rio de Janeiro, a TVS, e não poderia vencer uma concessão que englobava uma outra rede de TV no mesmo estado.[12] Como explicação, foi dito que o dono do canal 11 no Rio de Janeiro era Silvio Santos e quem venceu a licitação que englobava o canal 9, era o Sistema Brasileiro de Televisão, que não tinha Silvio Santos no seu rol acionário e sim Carmen Abravanel (cunhada de Silvio Santos) e Carlos Marcelino Machado de Carvalho (filho de Paulo Machado de Carvalho, da TV Record).[12] Outra acusação é que o SBT teria sido favorecido graças a programas como a Semana do Presidente, exibida dentro do Programa Silvio Santos e a proximidade do apresentador com o presidente João Figueiredo. O ministro das Comunicações Haroldo Corrêa de Mattos ficou exaltado e chegou a chamar de antipopular e elitista quem criticava a escolha da concessão ao SBT.[12]

Alguns Sindicatos de Radialistas da época também não gostaram da escolha do processo vencido por Silvio Santos e do “surgimento do SBT”. Ciro Machado, então presidente da categoria em Porto Alegre, assim falava de Silvio Santos: “é um mau empresário, que não assume responsabilidades com o trabalho e, todos sabem, só trabalha mediante prestação de serviços ou cachês”.[12] Nisso, a bem da verdade, acabou se revelando uma mentira com o passar do tempo. É histórica a fama de bom pagador do SBT a seus funcionários.[12] Por outro lado, o mesmo Ciro Machado disse que o mercado de trabalho não iria melhorar porque Silvio Santos “só se utiliza de enlatados”.[12]

Em 20 de março de 1981, o Sindicato dos Radialistas do Estado de São Paulo divulgou uma nota oficial lamentando a decisão do Ministério das Comunicações em ceder duas concessões aos grupos de Silvio Santos e Adolpho Bloch, o sindicato afirmando-se "de luto" pela concessão das duas novas redes de televisão ao Sr. Adolpho Bloch e à Sra. Carmem Abranavel, "que na realidade é a máscara onde se esconde o Sr. Sílvio Santos". O sindicato considerou que "foram ganhadoras as duas piores propostas, pois o Sr. Adolpho Bloch já fala numa rede para exibir filmes enquanto o Sr Sílvio Santos está preocupado com o seu Baú da Felicidade para a venda de carnês".[153]

Em relação a Silvio Santos, o sindicato afirmou: "A rigor, um dos dois ganhadores nem deveria estar participando da licitação, porque era impedido por lei. Mas o Sr. Sílvio Santos [sic] burlou a lei e entrou na concorrência com testas de ferro."[153]

Dívidas dos antigos funcionários da Tupi[editar | editar código-fonte]

Em 1980, 869 dos cerca de 1.500 funcionários da Rede Tupi entraram com ação judicial coletiva para receber seus direitos.[154] Em 1986, Silvio Santos assumiu a dívida, mas não houve acordo quanto ao valor corrigido.[154] O sindicato queria R$ 7,8 milhões. O SBT, inicialmente, só queria pagar R$ 1,9 milhão e recorreu à Justiça.[154] Em 1996, o SBT depositou em juízo esse valor, que foi distribuído aos ex-funcionários em 1997.[154] Em 1999, a Justiça determinou o pagamento, pelo SBT, de mais R$ 6,4 milhões.[154] Em 2000, cerca de 800 funcionários da extinta TV Tupi receberam parte de seus direitos trabalhistas, reivindicados há 20 anos.[154] A 4ª Vara Cível de São Paulo liberou ao sindicato dos radialistas do Estado R$ 6,4 milhões que o SBT havia depositado em juízo no ano de 1999.[154] Desse total, o sindicato vai repassar aos ex-funcionários R$ 5,8 milhões.[154] O sindicato dos radialistas ainda tenta receber mais R$ 1,1 milhão.[154]

Documento Especial[editar | editar código-fonte]

Em 1992, Silvio Santos convidou o diretor Nelson Hoineff e o apresentador Roberto Maya e seu programa a deixarem a Rede Manchete e irem para o SBT. O tema da estreia era “O País da Impunidade”, mas esta edição não foi ao ar e não se soube o verdadeiro motivo das restrições impostas ao programa de estreia. Informações dão conta que era uma reportagem dissecando o caso PC Farias/Fernando Collor de Mello, contendo inclusive uma gravação inédita obtida junto ao Jornal Zero Hora de Porto Alegre e o SBT preferiu não levar ao ar por medo de represália de políticos, em especial do governo do presidente Collor, em tempos de crise institucional no Brasil. Tal matéria só seria exibida em 2007, no Canal Brasil.[155] O mesmo programa levaria ao ar em 17 de setembro de 1992, uma reportagem que não pôde ser tratado na Manchete por restrições de Adolpho Bloch. A reportagem, que virou tema internacional, exibiu uma entrevista com um grupo neonazista brasileiro, denominado White Power, formado por skinheads, na matéria também aparecia o irmão de Eduardo Suplicy, Anésio Lara, que era simpatizante dos ideais de Adolf Hitler. Como Suplicy era candidato à Prefeitura de São Paulo, seu adversário Paulo Maluf tentou usar a matéria seu favor na campanha. A Polícia Federal entrou no caso e indiciou diretor, chefe de reportagem e produtor por apologia ao crime. Na época, uma rádio voltada ao público nordestino foi pichada pelo fato de seu locutor ter se manifestado contra a matéria do Documento Especial. Em 29 de novembro daquele ano, a reportagem foi exibida no Festival de Documentários de Leipzig, na Alemanha.[155]

Muito Além do Cidadão Kane[editar | editar código-fonte]

Em 1993, foi lançado este documentário televisivo britânico de Simon Hartog exibido pelo Channel 4,[156] emissora pública do Reino Unido. O documentário mostra as relações entre a mídia e o poder do Brasil, focando na análise da figura de Roberto Marinho.[157] [158] A obra detalha a posição dominante da sua emissora, a Rede Globo, na sociedade brasileira. Embora o documentário seja focado na concorrente, o SBT e Silvio Santos também são citados de forma crítica, com imagens das vinhetas do SBT e de Silvio Santos apresentando a Porta da Esperança e o quadro do pião da casa própria, o SBT é apresentado, ao lado da Rede Manchete, como concorrentes pelo segundo lugar e que "A supremacia de audiência da TV Globo é, as vezes, ameaçada aos domingos pelo programa de 12 horas de Sílvio Santos, em sua própria rede, o SBT":[159]

Com imagens de Silvio Santos, o documentário comenta:

Cquote1.svg Silvio Santos começou na Globo e se afastou em 1975. Na parte da Porta da Esperança as pessoas vem pedir coisas, algumas conseguem, outras não. Silvio Santos ficou superrico com seu esquema do Baú da Felicidade. Atraidos por prêmios fabulosos os sócios pagam prestações regularmente, o que lhes permite comprar produtos em lojas especiais. Com a instabilidade econômica poucos mantêm seus pagamentos por muito tempo, seu prejuízo é o lucro de Silvio Santos. Cquote2.svg
Trecho do documentário Muito Além do Cidadão Kane.[159]

Em seguida, o documentário mostra o quadro da Porta da Esperança onde uma filha pede ajuda para reencontrar a sua mãe, sendo que as portas se abrem e elas se reúnem, o documentário comenta:

Cquote1.svg Na verdade, Silvio Santos poderia ter reunido mãe e filha logo depois da primeira apresentação. Mas ele adiou o reencontro para apresentá-lo em seu programa. Foi apenas um pequeno atraso... Até aquele momento a mãe da mulher já doente, tinha ficado tão doente que não pode comparecer, uma outra filha teve que ir em seu lugar. Se seu partido não tivesse sido desqualificado em função de algumas questões técnicas, Silvio Santos teria sido candidato a presidência do Brasil em 1989. Cquote2.svg
Trecho do documentário Muito Além do Cidadão Kane.[159]

Em 2009, outra concorrente do SBT, a Rede Record, comprou os direitos de exibição do documentário.[157]

Domingo Legal e o caso PCC[editar | editar código-fonte]

Em 7 de setembro de 2003 o programa apresentado por Gugu Liberato exibiu no início da noite uma forjada entrevista gravada com dois supostos integrantes do PCC. Como consequência, o programa foi tirado do ar em 21 de setembro pela Justiça, a pedido do Ministério Público do Brasil. A atração foi substituída de última hora com as reprises do Troféu Imprensa, Programa do Ratinho e o Curtindo uma Viagem.

Tele Sena[editar | editar código-fonte]

Em 1992, uma ação do deputado estadual José Carlos Tonin (PMDB-SP), por meio do advogado Luiz Nogueira, defende que a Tele Sena é uma cartela de jogo disfarçada de plano de capitalização, uma vez que ela devolve aos compradores apenas metade do valor pago, R$ 3, um ano depois. Segundo a ação, a Tele Sena contraria o decreto 261/67, que determina que as sociedades de capitalização devem funcionar como poupança e condenou os réus a recolherem R$ 50 milhões aos cofres públicos.[160] Em 1997, o juiz João Batista Gonçalves da 6ª Vara Federal de São Paulo, anulou o ato administrativo que autorizou a Liderança Capitalização S/A a emitir cartelas da Telesena.[161] Em 2000, desembargadores do Tribunal Regional Federal de São Paulo criaram uma ação pedindo o fim da Tele Sena.[160] Em carta manuscrita, dirigida como forma de sensibilizar os desembargadores que analisavam apelação cível à ação popular que pede a decretação da ilegalidade da Tele Sena. Silvio Santos revelou como conseguiu montar e depois impedir que o SBT, fosse à falência, há quase dez anos.[160] Silvio Santos admitiu ter criado a Tele Sena, em 1991, para cobrir os prejuízos do SBT, que já não conseguia se sustentar e crescer apenas com publicidade e os lucros do carnê Baú da Felicidade.[160] Silvio Santos argumenta que a Tele Sena é legal e que seu fim o levaria à falência, prejudicando o SBT e favorecendo a Globo, pois segundo o empresário, até o pacote de filmes da Warner e da Disney que o SBT vem exibindo, e que tem superado a Globo no Ibope, foi viabilizado pela Tele Sena, "A Tele Sena gerou em oito anos um lucro que está sustentando todas as empresas do grupo, que dão prejuízo em razão dos altos investimentos na própria rede de TV e na abertura de novos negócios (Internet, TV a cabo, banco etc)", escreveu Silvio Santos.[160] A carta foi enviada à desembargadora federal Therezinha Cazerta, que concluiu seu voto, também contrário à Tele Sena. Na decisão, ela reproduziu trechos da carta de Silvio Santos. Diz que o documento, "antes de socorrê-lo, acaba por ratificar mais ainda que a Tele Sena é ilegal e lesiva à moralidade administrativa", e que "Na verdade, a Tele Sena somente enriquece o senhor Silvio Santos".[160] Em novembro de 1999, o relator do processo, desembargador Newton de Lucca, deu voto contra a Tele Sena e concluiu pela ilegalidade da Tele Sena, mas reformou a decisão sobre a multa de R$ 50 milhões.[160] Em seu voto, o desembargador federal apontou que a Tele Sena é "um desvio de finalidade" do decreto 261/67, que não "cria poupança" e que se vale do "apelo lúdico dos sorteios", realizados pelo "homem de vendas mais prestigiado da TV brasileira".[160] Em 2007, por decisão unânime, o Superior Tribunal de Justiça reconheceu a legalidade da Tele Sena.[162] Os ministros, acompanhando o entendimento do relator, ministro Luiz Fux, anularam decisão da Justiça Federal da 3ª Região concluindo que o autor de ação popular não tem legitimidade para propor ação visando à anulação de contratos entre pessoa jurídica e outras entidades, nem para pleitear defesa de outros consumidores, sequer para reivindicar valores obtidos com a venda dos títulos de capitalização.[163] Posteriormente, foi aberto um processo na Corte Especial daquele Tribunal para apurar possível parcialidade do ministro Luiz Fux, em favor da empresa Liderança Capitalização S/A.[164]

Relação com o Ibope[editar | editar código-fonte]

Em 1986, o SBT criticou publicamente o Ibope devido à fusão, na época, com a Audits of Great Britain,[165] empresa da Inglaterra concorrente do instituto brasileiro, que passaria a utilizar o aparelho people meter, ou Audi-TV, desenvolvido pela empresa inglesa, viabilizando coleta, processamento e entrega dos dados de audiência em tempo real, uma espécie de première mundial. A rede ainda criticou o fato do Ibope passar a deter o monopólio dos serviços à mídia, sua metodologia e amostras utilizadas, pois segundo a sua então superintendência comercial, o Ibope influi na destinação da verba publicitária do Brasil.[165]

Em 9 de março de 1988, Silvio Santos apareceu na TV Cultura e atacou Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, chamando-o de ladrão e dizendo que fazia mais ou menos 1 ano e meio que tinha conhecimento que os números do instituto eram manipulados em favor da Rede Globo e, como tal, não deveria ser levado a sério.[166] Silvio afirmou que o Ibope teria recebido dinheiro de Roberto Marinho para comprar a Audi-TV em 1985.[166] No dia 13, domingo, durante o Show de Calouros ele disse, "Dizem que o Montenegro se atrapalhou financeiramente e recebeu recursos da Globo. Dizem, não vou poder provar".[166] Silvio citou os exemplos de várias emissoras, como TV Excelsior, TV Rio e TV Tupi, que tiveram de ir a falência, "Será que todos os administradores foram incorretos? Será que todos os administradores foram incompetentes?”, revoltou-se no ar o apresentador insinuando uma manipulação dos números fora da Globo.[166]

Em 2003, o SBT passou a investir no Datanexus, instituto de medição de audiência, que passou a mostrar uma diferença na audiência medida entre os dois institutos de pesquisa,[167] porém, a emissora foi sua única cliente e a empresa teve que encerrar suas atividades em 2004.[168]

Em 2013, o SBT - juntamente com a Record, Band e RedeTV! - assinou contrato com o GfK, instituto alemão de medição de audiência que concorrerá com o Ibope no Brasil.[169]

Notas

  1. Atua somente como apresentador nas emissoras próprias do SBT no interior de São Paulo.

Referências

  1. Presidente do Grupo Silvio Santos deixa o cargo (em português) Folha.com. Visitado em 15 de janeiro de 2011.
  2. a b c d e f g h i j História da Televisão no Brasil Tudo sobre TV. Visitado em 9 de abril de 2014.
  3. a b História da Televisão no Brasil Tudo sobre TV. Visitado em 9 de abril de 2014.
  4. Cartas e Cartazes nº 30: SBT conquista espaço entre os brasileiros através da emoção (23/09/1983) SBTpedia.
  5. SBT em números SBT. Visitado em 10 de abril de 2014.
  6. CDT da Anhanguera SBT.com.br. Visitado em 19 de julho de 2014.
  7. a b A evolução do design do SBT Tele História. Visitado em 27 de julho de 2014.
  8. a b c d e f g O Patrão SBT.com.br. Visitado em 26 de julho de 2014.
  9. DENTEL LACRA 7 EMISSORAS DE TVS ASSOCIADAS Jornal do Brasil TV-Pesquisa (19 de julho de 1980).
  10. a b c d e f g h Sílvio Santos presta esclarecimentos Jornal do Brasil TV-Pesquisa (9 de novembro de 1980). Visitado em 19 de julho de 2014.
  11. a b c Sílvio Santos constrói o maior centro de TV do Brasil Jornal do Brasil TV-Pesquisa (24 de abril de 1980). Visitado em 19 de julho de 2014.
  12. a b c d e f g José Eustáquio Lopes de Faria Júnior. Cartas e Cartazes nº 61: Silvio Santos explica na imprensa o porquê de pleitear a concessão da TVS Canal 4 de São Paulo (09/11/1980) SBTpedia. Visitado em 19 de julho de 2014.
  13. Bloch e Sílvio Santos assinam contrato e TVS entra no ar em S. Paulo Jornal do Brasil TV-Pesquisa (20 de agosto de 1981).
  14. a b Gabriel Priolli Netto (19 de agosto de 1981). Edição de 19/08/1981 Folha de São Paulo Acervo Folha. Visitado em 10 de abril de 2014.
  15. TVS começa transmissão às 9h30m Jornal do Brasil TV-Pesquisa (19 de agosto de 1981).
  16. a b Cartas e Cartazes nº 09: Nasce uma televisão, nasce a TVS Canal 4 de São Paulo (19/08/1981) SBTpedia. Visitado em 19 de julho de 2014.
  17. a b c Diana Aragão (19 de agosto de 1981). Canal 4 de São Paulo entra no ar hoje Jornal do Brasil TV-Pesquisa. Visitado em 19 de julho de 2014.
  18. Programas apresentados pela TVS entre 1981/83 de Maria Celeste: Circo eletrônico: Silvio Santos e o SBT" (pág.110) Edições Loyola (21 de fevereiro de 2008). Visitado em 17 de agosto de 2001.
  19. a b c d Institucional (em português) Folha de São Paulo (6 de julho de 2005). Visitado em 9 de abril de 2014. Cópia arquivada em 9 de abril de 2014.
  20. História da televisão brasileira Microfone. Visitado em 10 de abril de 2014.
  21. a b História do Sistema Brasileiro de Televisão SBT. Visitado em 9 de abril de 2014.
  22. Ousadia da TVS dá resultado Jornal do Brasil TV-Pesquisa (21 de agosto de 1985).
  23. Alberto Beuttenmuller (24 de agosto de 1983). J. Silvestre acusa e se explica Jornal do Brasil TV-Pesquisa.
  24. a b c José Eustáquio Lopes de Faria Júnior. Cartas e Cartazes nº 13: Em negociação meteórica, SBT contrata Sérgio Chapelin da Globo (08/05/1983) SBTpedia. Visitado em 9 de abril de 2014.
  25. Thell de Castro (10 de agosto de 2014). Em 1987, Silvio Santos interrompeu telejornal para anunciar Jô Soares Notícias da TV UOL. Visitado em 5 de setembro de 2014.
  26. a b Convite Jornal do Brasil TV-Pesquisa (25 de março de 1989).
  27. Convite Jornal do Brasil TV-Pesquisa (22 de julho de 1988).
  28. Acordo de paz Veja TV-Pesquisa (22 de março de 1989).
  29. Chico dá cano no SBT e renova com a Globo Contigo! TV-Pesquisa (1 de maio de 1989).
  30. Em casa Jornal do Brasil TV-Pesquisa (9 de novembro de 1988).
  31. Sônia Apolinário (30 de outubro de 1988). Angélica recusa proposta do SBT Jornal do Brasil TV-Pesquisa.
  32. Miéle deixa Manchete e volta aos musicais Jornal do Brasil TV-Pesquisa (12 de março de 1989).
  33. TV francesa fecha acordo com o SBT Jornal do Brasil TV-Pesquisa (28 de março de 1991).
  34. a b José Eustáquio Lopes de Faria Júnior. Cartas e Cartazes nº 08: Rambo e a (quase) estreia do Cinema em Casa no SBT (14/08/1988) SBTpedia. Visitado em 9 de abril de 2014.
  35. Multa Jornal do Brasil TV-Pesquisa (25 de janeiro de 1989).
  36. Miriam Lage (19 de maio de 1985). Sílvio Santos acha que quanto mais perto da Globo melhor Jornal do Brasil TV-Pesquisa.
  37. SBT caça elenco para nova novela O Globo TV-Pesquisa (23 de abril de 1991). Visitado em 10 de abril de 2014.
  38. SBT suspende produção de novelas O Globo TV-Pesquisa (7 de maio de 1991). Visitado em 10 de abril de 2014.
  39. a b c d e f g h i j História da Televisão no Brasil Tudo sobre TV. Visitado em 9 de abril de 2014.
  40. História do SBT Microfone. Visitado em 10 de abril de 2014.
  41. Oferta Jornal do Brasil TV-Pesquisa (19 de abril de 1991).
  42. Cacife alto Jornal do Brasil TV-Pesquisa (20 de abril de 1991).
  43. SBT conquista prêmio mundial de TV no Japão Folha de São Paulo TV-Pesquisa (15 de julho de 1990). Visitado em 10 de abril de 2014.
  44. Martins, Marília. (junho 1993). "Sai o talento e entram os dramalhões". Jornal do Brasil. Visitado em 1 de agosto de 2013.
  45. Schwarstman, Annette. . "Sucesso questiona comportamento". Folha de S. Paulo. Visitado em 1 de agosto de 2013.
  46. (junho 1991) "'Carrossel' bate recorde". Folha de S. Paulo. Visitado em 1 de agosto de 2013.
  47. José Eustáquio Lopes de Faria Júnior. Cartas e Cartazes nº 03: SBT provoca Malu Mader e Antônio Fagundes com Carrossel (21/06/1991) SBTpedia. Visitado em 9 de abril de 2014.
  48. Rose Esquenazi (24 de novembro de 1991). SBT completa 10 anos com Ibope em alta e promete gravar novela no Rio Jornal do Brasil TV-Pesquisa.
  49. Armando Antenore (25 de setembro de 1992). Anúncio do SBT ironiza "De Corpo e Alma" Folha de São Paulo TV-Pesquisa.
  50. José Eustáquio Lopes de Faria Júnior. Cartas e Cartazes nº 50: Globo demite jornalista por elogiar TJ Brasil e SBT convida jornalista para trabalhar na emissora (29/11/1992) SBTpedia. Visitado em 6 de setembro de 2014.
  51. SBT sai do vermelho Folha de São Paulo TV-Pesquisa (10 de maio de 1992).
  52. a b c d SBT bate recorde de audiência com final de Casa dos Artistas Terra (17 de dezembro de 2001). Visitado em 8 de outubro de 2012.
  53. a b c Cristina Padiglione (9 de setembro de 1998). Rumor põe o SBT na mira de estrangeiros Folha de São Paulo UOL. Visitado em 20 de julho de 2014.
  54. Rosângela Honor (12 de novembro de 2011). Casa da discórdia Terra ISTOÉ Gente. Visitado em 7 de agosto de 2012. Cópia arquivada em 7 de agosto de 2012.
  55. José Eustáquio Lopes de Faria Júnior. Cartas e Cartazes nº 32: Silvio Santos anuncia sua morte e venda do SBT e movimenta a emissora (13/07/2003) SBTpedia. Visitado em 5 de setembro de 2014.
  56. José Eustáquio Lopes de Faria Júnior. Cartas e Cartazes nº 42: SBT é a primeira emissora brasileira a entrar na Coréia do Norte (24/10/2005) SBTpedia. Visitado em 6 de setembro de 2014.
  57. SBT perde exclusividade de 'Chaves' e 'Chapolin' Terra (26 de outubro de 2010). Visitado em 7 de agosto de 2012.
  58. Castro, Daniel (27 de fevereiro de 2013). Faturamento anual do SBT passa de R$ 1 bilhão pela primeira vez Blog Daniel Castro R7. Visitado em 28 de fevereiro de 2013.
  59. SBT é 1ª emissora aberta com fanpage autenticada no Facebook (em português). Visitado em setembro de 2013.
  60. PC do B questiona verba publicitária ao SBT CartaCapital (19 de fevereiro de 2014). Visitado em 21 de fevereiro de 2014.
  61. SBT lança nova logomarca em agosto; veja. SBT (18 de julho de 2014). Visitado em 19 de julho de 2014.
  62. O Dia na História (09/07/1983): SBT estreia Festival Internacional da Criança, responsável por lançar 'Trem da Alegria' SBTpedia. Visitado em 17 de agosto de 2014.
  63. a b José Eustáquio Lopes de Faria Júnior. Cartas e Cartazes nº 69: SBT realiza Parada do Dia das Crianças e atrai milhões para as ruas (11/10/1986) SBTpedia. Visitado em 20 de agosto de 2014.
  64. Mantiene El Chavo del 8 éxito de audiencia en Chile El Universal. Visitado em 10 de maio de 2012.
  65. O Espantalho Teledramaturgia. Visitado em 25 de julho de 2014.
  66. Solar Paraíso Teledramaturgia. Visitado em 25 de julho de 2014.
  67. a b c Festival 30 anos SBT - Novelas SBT (12/06/2011). Visitado em 03/07/2011.
  68. Curiosidade: cena exibida pelo SBT não foi o primeiro beijo gay da TV brasileira. IG. Visitado em 03/07/2011.
  69. Beijo gay dobra a audiência de "Amor e Revolução" Jornal do Brasil (13 de maio de 2011). Visitado em 13 de maio de 2011. "O beijo gay alavancou a audiência de "Amor e Revolução", do SBT, na noite de quinta-feira. A novela, que vinha com média de 5 pontos de audiência, teve pico de 9 pontos. [...] O beijo - primeiro entre personagens do mesmo sexo da teledramaturgia brasileira - aconteceu entre as personagens Marcela (Luciana Vendramini) e Mariana (Giselle Tigre)."
  70. Segundo capítulo de "Carrossel" registra recorde de audiência UOL Na Telinha (22 de maio de 2012). Visitado em 23 de maio de 2012.
  71. Florença Mazza (23 de maio de 2012). Audiências: 'Carrossel' marca 15 pontos, dois a mais que na estreia O Globo. Visitado em 23 de maio de 2012.
  72. "Carrossel" bate recorde negativo no Ibope UOL NaTelinha (12 de julho de 2012). Visitado em 7 de agosto de 2012.
  73. No embalo de 'Carrossel', SBT fará remake de 'Chiquititas' Veja Editora Abril (19 de setembro de 2012). Visitado em 20 de julho de 2014.
  74. SBT anuncia oficialmente produção do remake de 'Cúmplices de um Resgate' SBTpedia (18 de julho de 2014). Visitado em 18 de julho de 2014.
  75. MIRA, Maria Celeste. Circo Eletrônico - Silvio Santos e o SBT. [S.l.]: Edições Loyola; Editora Olho d'Água. 215 pp. pág. 110.
  76. Cristina Bazán Telenoveleiros. Visitado em 17 de agosto de 2014.
  77. Marielena Telenoveleiros. Visitado em 17 de agosto de 2014.
  78. a b c Daniel Castro (20 de maio de 2008). Record "namora" Televisa, parceira do SBT, informa Daniel Castro Agência Estado Folha.com. Visitado em 7 de agosto de 2012.
  79. Dayanne Mikevis (4 de junho de 2008). Televisa confirma negociação com a Record Agência Estado Folha.com. Visitado em 7 de agosto de 2012.
  80. Record e Televisa fecham acordo para produzir novelas Agência Estado Folha.com (29 de agosto de 2008). Visitado em 7 de agosto de 2012.
  81. Fernanda Tsuji (9 de agosto de 2011). SBT tem contrato com a Televisa até 2015! Grupo Abril Mdemulher. Visitado em 7 de agosto de 2012.
  82. http://rd1.ig.com.br/televisao/televisa-volta-a-firmar-parceria-de-exclusividade-com-o-sbt/230211
  83. Parceria no Rio-SP aproxima clubes de emissora Folha de São Paulo UOL (7 de março de 1997). Visitado em 19 de julho de 2014.
  84. 'Boleiros' ganham novas opções Folha de São Paulo UOL (13 de setembro de 1998). Visitado em 19 de julho de 2014.
  85. São Paulo tenta mais um bi no Japão Folha de São Paulo UOL (2 de abril de 1994). Visitado em 19 de julho de 2014.
  86. O Dia na História (13/08/1994): SBT exibe final do Troféu Teresa Herrera, entre Real Madrid e La Coruña SBTpedia. Visitado em 17 de agosto de 2014.
  87. Atlético-MG e Guarani estréiam na Conmebol Folha de São Paulo UOL (17 de outubro de 1997). Visitado em 19 de julho de 2014.
  88. O futebol internacional na TV Folha de São Paulo UOL (17 de outubro de 1996). Visitado em 19 de julho de 2014.
  89. Depois de VTs, SBT exibe final ao vivo Folha de São Paulo UOL (27 de julho de 2003). Visitado em 19 de julho de 2014.
  90. 'Boleiros' ganham novas opções Folha de São Paulo UOL (13 de setembro de 1998). Visitado em 19 de julho de 2014.
  91. O Dia na História (28/02/1982): Com narração de Sílvio Luiz, SBT transmite Inter x Atlético no Campeonato Brasileiro SBTpedia. Visitado em 24 de julho de 2014.
  92. O Dia na História (13/09/1986): SBT transmite Fluminense e Coritiba pelo Campeonato Brasileiro SBTpedia. Visitado em 24 de julho de 2014.
  93. O Dia na História (07/02/1988): SBT exibe final do polêmico Campeonato Brasileiro de 1987 SBTpedia. Visitado em 24 de julho de 2014.
  94. O Dia na História (16/03/1986): SBT transmite amistoso entre Brasil x Hungria, direto de Budapeste Folha de São Paulo SBTpedia. Visitado em 24 de julho de 2014.
  95. O Dia na História (22/07/1984): SBT transmite amistoso entre New York Cosmos e Seleção do Mundo SBTpedia. Visitado em 17 de agosto de 2014.
  96. O Dia na História (11/06/1994): SBT exibe ao vivo amistoso entre Itália e Costa Rica, confronto que se repete na Copa 2014 SBTpedia. Visitado em 17 de agosto de 2014.
  97. Pedro Varanda (13 de março de 2010). Festival Brasileiro de Futebol Jornal dos Sports Campeões do Futebol. Visitado em 14 de janeiro de 2013.
  98. Palmeiras e Flamengo decidem na 5ª Taça Maria Quitéria Folha de São Paulo UOL (2 de julho de 1997). Visitado em 19 de julho de 2014.
  99. 'Forasteiros' fazem final em Salvador Folha de São Paulo UOL (3 de julho de 1997).
  100. Luxemburgo evita comentar rumores de saída do Santos Folha de São Paulo UOL (2 de junho de 1997). Visitado em 19 de julho de 2014.
  101. Luxemburgo diz que só sai se faltar condição de trabalho Folha de São Paulo UOL (5 de junho de 1997).
  102. Cartas e Cartazes nº 102: SBT comemora audiência na Copa de 1990 e diz que povo vai esquecer do anúncio até 1994 (29/07/1990) SBTpedia. Visitado em 19 de julho de 2014.
  103. Cartas e Cartazes nº 101: SBT pede para público sair da Globo para dar sorte ao Brasil na Copa (12/06/1994) SBTpedia. Visitado em 19 de julho de 2014.
  104. O Dia na História (26/06/1993): SBT transmite luta de Maguila valendo título sul-americano dos pesos pesados SBTpédia. Visitado em 23 de julho de 2014.
  105. Adriana Resende (18 de maio de 2002). Após "Casa 2", SBT compra lutas de vale-tudo com Vitor Belfort Folha de São Paulo UOL. Visitado em 19 de julho de 2014.
  106. Eduardo Ohata (22 de junho de 2002). Popó... caubói? Folha de São Paulo UOL. Visitado em 19 de julho de 2014. "Pela primeira vez no Brasil a TV aberta exibe vale-tudo: o SBT mostra o UFC com luta entre Vítor Belfort e Chuck Liddell, sábado."
  107. Lucas Neves (5 de janeiro de 2008). SBT exibe pancadaria em plena tarde Folha de São Paulo UOL. Visitado em 19 de julho de 2014.
  108. a b c Cartas e Cartazes nº 70: SBT se compara a Corinthians e Flamengo e diz que tem jogo de cintura pra esperar a Globo (24/11/1987) SBTpédia. Visitado em 25 de julho de 2014.
  109. a b c Raphael Gomide e Sérgio Rangel (19 de janeiro de 2001). Vasco põe SBT na camisa e provoca Globo Folha de São Paulo UOL. Visitado em 25 de julho de 2014.
  110. a b Silvio Navarro (19 de janeiro de 2001). Vasco usou logotipo do SBT sem permissão da emissora Folha de São Paulo UOL. Visitado em 25 de julho de 2014.
  111. Escolha Folha de São Paulo UOL (26 de janeiro de 2001). Visitado em 25 de julho de 2014.
  112. SBT comemora 31 anos com a volta à vice-liderança em audiência e lança novo conceito da marca Portal da Propaganda (14 de agosto de 2012). Visitado em 10 de outubro de 2013.
  113. a b c Castro, Daniel (30 de janeiro de 1997). Sílvio Santos compra megapacote de desenhos e... Folha de S. Paulo. Visitado em 10 de outubro de 2013.
  114. Forato, Thiago (3 de outubro de 2013). SBT e Warner: O possível fim de uma parceria vitoriosa NaTelinha Universo Online; Ne10. Visitado em 10 de outubro de 2013.
  115. SBT garante que parceria com a Warner está muito bem; entenda UOL NaTelinha (19 de julho de 2012). Visitado em 5 de setembro de 2012.
  116. SBT explica situação envolvendo filmes da Warner exibidos pela Globo UOL NaTelinha (16 de dezembro de 2012). Visitado em 5 de setembro de 2012.
  117. SBT vai exibir desfiles das escolas do Grupo de Acesso do Rio Agência Estado Folha.com (26 de dezembro de 2011). Visitado em 5 de setembro de 2012.
  118. Oliveira, Fernando (9 de outubro de 2013). Para cortar custos e economizar R$ 40 milhões, SBT deve abrir mão de filmes de grande estúdio Mundo da TV R7. Visitado em 10 de outubro de 2013.
  119. Castro, Daniel (26 de dezembro de 2013). SBT perde exclusividade da Warner, mas mantém séries no ar Notícias da TV Universo Online. Visitado em 27 de dezembro de 2013.
  120. http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/sbt-perde-exclusividade-da-warner-mas-mantem-series-no-ar-1653
  121. Bruzzi, Taty (10 de abril de 2013). Olhar TV: Um canal dedicado às crianças NaTelinha NE10/Universo Online. Visitado em 13 de abril de 2013.
  122. O Dia na História (26/06/1982): Miss Brasil é exibido pelo SBT com presença de estrela mexicana SBTpédia. Visitado em 24 de julho de 2014.
  123. O Dia na História (01/04/1989): SBT exibe pela última vez o concurso de Miss Brasil com Silvio Santos SBTpédia. Visitado em 23 de julho de 2014.
  124. José Eustáquio Lopes de Faria Júnior. Cartas e Cartazes nº 79: SBT exibe show com Gilberto Gil gravado pela TV Cultura (27/02/1983) SBTpedia. Visitado em 20 de agosto de 2014.
  125. José Eustáquio Lopes de Faria Júnior. Cartas e Cartazes nº 66: SBT exibe Prêmio Sharp com polêmica com Cazuza e homenagem a Lombardi (04/08/1989) SBTpedia. Visitado em 20 de agosto de 2014.
  126. Daniel Castro (19 de julho de 2000). Emissoras e publicitários fazem auditoria no Ibope Folha de São Paulo UOL. Visitado em 23 de julho de 2014.
  127. SBT também mostrará show dos Três Tenores, mas no domingo Folha de São Paulo UOL (19 de julho de 2000). Visitado em 23 de julho de 2014.
  128. Cartas e Cartazes nº 84: SBT premia Brastemp e diz que ganhador de prêmio 'não é nenhuma Brastemp' (01/12/1991) SBTpédia. Visitado em 24 de julho de 2014.
  129. SBT transmite cerimônia de entrega do prêmio Líderes do Brasil 7 de dezembro de 2011 SBT. Visitado em 24 de julho de 2014.
  130. SBT transmite o 2º Prêmio Líderes do Brasil nesta segunda SBT (8 de dezembro de 2012). Visitado em 24 de julho de 2014.
  131. Principais lideranças empresariais brasileiras serão premiadas em noite promovida pelo LIDE e SBT Líderes do Brasil. Visitado em 24 de julho de 2014.
  132. a b c d e Daniel Castro (29 de abril de 2003). SBT faz parceria com Ministério da Cultura Folha de São Paulo UOL. Visitado em 19 de julho de 2014.
  133. Festa da Laranja terá transmissão ao vivo para toda a Paraíba Vitrine do Cariri (24 de novembro de 2010). Visitado em 24 de julho de 2014.
  134. SBT na Praça vai animar a criançada Prefeitura Municipal de Novo Horizonte (3 de outubro de 2013). Visitado em 20 de agosto de 2014.
  135. Domingo tem SBT na Praça na COHAB 1 em São Manuel Clube Regional (24 de outubro de 2013). Visitado em 20 de agosto de 2014.
  136. SBT Running-Etapa Marília Shopping RH Fitness. Visitado em 20 de agosto de 2014.
  137. 'SBT' fará repasse de verba às escolas do Grupo A pela transmissão do desfile
  138. Cartas e Cartazes nº 02: SBT transmite Prêmio Nobel (22/01/1989) SBTpédia. Visitado em 24 de julho de 2014.
  139. José Eustáquio Lopes de Faria Júnior. Cartas e Cartazes nº 71: SBT e Globo brigam por show de Michael Jackson e empresa de Xuxa opta por Silvio Santos (28/10/1993) SBTpedia. Visitado em 20 de agosto de 2014.
  140. Sérgio Davila (27 de março de 1994). Transmissão do Oscar no SBT tem mais acertos do que erros Folha de São Paulo UOL.
  141. Sérgio Dávila (29 de março de 1995). Despreparo prejudica SBT Folha de São Paulo UOL.
  142. Guilherme Cuchierato (26 de março de 2000). SBT tira o Oscar da Globo e põe Babi à frente da festa Folha de São Paulo UOL. Visitado em 19 de julho de 2014.
  143. SBT e TNT transmitem a cerimônia do Oscar Folha de São Paulo UOL (23 de março de 2003). Visitado em 19 de julho de 2014.
  144. SBT transmite Grammy Latino ao vivo na quarta-feira Folha de São Paulo UOL (13 de setembro de 2002). Visitado em 19 de julho de 2014.
  145. Transmissão do Grammy pelo SBT tem bons comentários e "saia justa" Folha de São Paulo UOL (19 de setembro de 2002). Visitado em 19 de julho de 2014.
  146. SBT exibe Grammy Latino só no sábado Folha de São Paulo UOL (1 de novembro de 2004). Visitado em 20 de julho de 2014.
  147. SBT exibe Grammy hoje com Galisteu e Bôscoli Folha de São Paulo UOL (8 de fevereiro de 2006).
  148. SBT transmite Globo de Ouro ao vivo nesta segunda Folha de São Paulo UOL (16 de janeiro de 2006). Visitado em 19 de julho de 2014.
  149. SBT exibe show do maestro André Rieu em Especial de Natal SBT.com.br (22 de dezembro de 2012). Visitado em 5 de setembro de 2014.
  150. SBT exibe desfile da Victoria's Secret com Gisele Folha de São Paulo UOL (29 de janeiro de 2006).
  151. Keila Jimenez (29 de novembro de 2013). Canais disputam imóveis no Rio para Copa e Olimpíada Folha de São Paulo UOL.
  152. José Eustáquio Lopes de Faria Júnior. Cartas e Cartazes nº 34: Queridinho de Silvio Santos, Julio Iglesias tem espaço reservado no SBT (03/05/1984) SBTpedia. Visitado em 5 de setembro de 2014.
  153. a b Sílvio Santos anuncia em nota oficial que vai contratar pessoal da Tupi Jornal do Brasil TV-Pesquisa (21 de março de 1981). Visitado em 19 de julho de 2014.
  154. a b c d e f g h i SBT paga dívida da TV Tupi Folha de São Paulo UOL (18 de maio de 2000). Visitado em 26 de julho de 2014.
  155. a b José Eustáquio Lopes de Faria Júnior. Cartas e Cartazes nº 55: Programa jornalístico do SBT ganha um dos principais prêmios do mundo (30/03/1994) SBTpedia.
  156. Documentário polêmico sobre a Globo completa dez anos O Estado de S. Paulo Grupo Estado (8 de agosto de 2003). Visitado em 07/10/2009.
  157. a b Diógenes Muniz (20 de setembro de 2009). Após 16 anos, Record compra documentário "Muito Além do Cidadão Kane" Folha de São Paulo UOL. Visitado em 26 de julho de 2014.
  158. Crença na impunidade (asp) Folha Universal Arca Universal. Visitado em 27/09/2009.
  159. a b c Brasil - Muito Além do Cidadão Kane O Arquivo (17 de abril de 2011). Visitado em 26 de julho de 2014.
  160. a b c d e f g h Daniel Castro e Rogério Gentile (13 de maio de 2000). Silvio Santos diz que criou Tele Sena para livrar SBT da falência Folha de São Paulo UOL. Visitado em 26 de julho de 2014.
  161. José Carlos Tonin (9 de julho de 1997). Tele Sena carimbada Folha de São Paulo UOL. Visitado em 26 de julho de 2014.
  162. EDcl no REsp 851090 SP 2006/0092669-7 Superior Tribunal de Justiça JusBrasil (3 de junho de 2008). Visitado em 26 de julho de 2014.
  163. Para STJ, Telesena é legal Expresso da Notícia JusBrasil. Visitado em 26 de julho de 2014.
  164. Helio Fernandes (30 de agosto de 2010). Ministro Luiz Fux, do STJ, salvou a TeleSena de Silvio Santos e agora está sendo processado Tribuna da Internet Tribuna da Imprensa.
  165. a b SBT abre guerra contra o Ibope Jornal do Brasil (1 de dezembro de 1986). Visitado em 14 de janeiro de 2013.
  166. a b c d José Eustáquio Lopes de Faria Júnior. Cartas e Cartazes nº 47: Jô Soares perde pra Globo, Silvio Santos chama Montenegro de ladrão e invoca Jovem Pan SBTpedia. Visitado em 5 de setembro de 2014.
  167. Datanexus diverge do Ibope com Faustão e Gugu Terra (5 de agosto de 2003). Visitado em 14 de janeiro de 2013.
  168. Sem SBT, Datanexus deve fechar as portas Folha.com (14 de julho de 2004). Visitado em 14 de janeiro de 2013.
  169. Emissoras assinam contrato com o GfK, novo concorrente do Ibope no país Na Telinha (14/11/2013). Visitado em 15/11/2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sistema Brasileiro de Televisão