TV Alterosa Belo Horizonte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
TV Alterosa Belo Horizonte
Sociedade Rádio & Televisão Alterosa Ltda.
TV Alterosa Belo Horizonte
Belo Horizonte, Minas Gerais
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais
05 VHF analógico
36 UHF e 5.1 Virtual digital
Outros canais 18 (NET Belo Horizonte)
Lista de retransmissoras
02 VHF (1962-1977)
Sede Bandeira de Belo Horizonte (Minas Gerais).svg Belo Horizonte, MG
Avenida Assis Chateaubriand, 499 - Floresta
Slogan A TV que o mineiro vê
Rede Rede Alterosa (SBT)
Fundador Assis Chateaubriand
Pertence a Sistema Estaminas de Comunicação (Diários Associados)
Proprietário Condomínio Acionário dos Diários Associados
Antigo proprietário Assis Chateaubriand (1962-1967)
Presidente Álvaro Teixeira da Costa
CNPJ 17.247.925/0001-34
Fundação 13 de março de 1962 (52 anos)
Prefixo ZYA 723
Cobertura Grande Belo Horizonte, Central Mineira, Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e parte do Triângulo Mineiro
Redes anteriores TV Record (REI) (1962-1981)
Rede Tupi (1962-1980)
Potência 20 kW
Página oficial TV Alterosa

TV Alterosa é uma emissora de televisão brasileira sediada em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Opera nos canais 5 VHF e 36 UHF digital e é afiliada do SBT. A sede da emissora fica localizada no bairro da Floresta, que por muitos anos abrigou a antiga TV Itacolomi, e a sua antena de transmissão fica na Serra do Curral, no bairro do Belvedere. Na capital Mineira, além da TV Alterosa, os Diários Associados controlam os jornais Estado de Minas e Aqui BH, a Rádio Guarani FM, o Teatro Alterosa, a produtora de comerciais Alterosa Cinevídeo e a Revista Ragga.

História[editar | editar código-fonte]

A TV Alterosa foi fundada em 13 de março de 1962 e dois anos mais tarde foi incluída no grupo dos Diários Associados, formado por veículos de comunicação de todo o Brasil.[1] Ela também transmitia a programação da REI - Rede de Emissoras Independentes, além da Rede Tupi, juntamente com a TV Itacolomi.

Em 1980, com a cassação da concessão da Rede Tupi, em São Paulo, a sua retransmissora em Belo Horizonte, a TV Itacolomi, também saiu do ar. Nesse ano, o Sistema Estaminas de Comunicação desenvolveu um plano de crescimento e investimentos para a TV Alterosa. O prédio localizado à Avenida Assis Chateaubriand, antiga sede da Itacolomi, passou a ser da Alterosa, que passou a ser a retransmissora do sinal da TVS (posteriormente SBT) na capital mineira. Em Belo Horizonte, o canal 4 VHF, que era a Itacolomi, mais tarde passou a transmitir a Rede Manchete e hoje em dia a RedeTV!. O SBT e a Alterosa são transmitidos no canal 5 VHF). Atualmente o sinal da Alterosa está presente em 834 cidades mineiras, sendo um dos mais abrangentes no Estado de MInas Gerais.

Em 1996, além de instalar um sistema digital de transmissão, a TV Alterosa passou a enviar seu sinal até o satélite Brasilsat B1 e, a partir daí, para qualquer município de Minas. É o Minas Integrada. Com ele, a programação local e os assuntos de interesse regional estão chegando diretamente a cada cidade de Minas Gerais.

Em 2005, liderou uma série de comemorações aos 50 anos da TV Itacolomi, autodenominando-se sucessora da antiga emissora criada por Assis Chateaubriand.

Em 2007, os principais programas da emissora foram o Alterosa Esporte e o Jornal da Alterosa.

Em 23 de janeiro a TV Alterosa[2] comprou 50% do capital acionário da TV Brasília, pertencente às Organizações Paulo Octávio. Pela transação, coube à TV Alterosa a gestão do negócio e o controle comercial e editorial da emissora. Com a aquisição, a TV Brasília retornou aos Diários Associados, depois de sete anos. O gerente técnico da TV Alterosa, Luis Eduardo Leão, assume a TV Brasília como superintendente, acumulando o cargo que ocupa em Minas Gerais, isto foi noticiado no Jornal da Alterosa[3]

Em 2008, o programa Auto Papo passou a ser transmitido em Rede Nacional pelo SBT e mudou o nome para Vrum, mas mesmo assim continua sendo gravado pela TV Alterosa. A Alterosa também estreou o programa jornalistico Alterosa Urgente. E a extinção do programa Feminina, que era apresentado por Érica Toledo (hoje na TV Assembleia).

Em 2009 sai o Alterosa Urgente por baixa audiência, e fica apenas o Jornal da Alterosa e o Alterosa Esporte no horário do almoço. Neste mesmo ano estreía os programas Caju e Totonho em Off, Bola na Área (que tem como parceria com a Rádio Itatiaia), Don e Juan e sua história nos Sábados e Viação Cipó no domingos.

Em 2010 estreia um novo programa no horário do almoço apresentado por Ricardo Carlini, o TV Verdade que aborda assuntos polêmicos. Neste ano também o Caju e Tontonho em off passa a ser reprisado aos domingos. Em Setembro deste ano, a dupla Caju e Totonho do programa Caju e Totonho em Off se desliga da TV Alterosa e passa a integrar o time da TV Record Minas, segundo informações eles iram fazer um programa, mas o dia e a hora ainda estão mantidas em segredo. Também em 2010 os programas Jornal da Alterosa e Alterosa Esporte ganham novos cenários e padrões internacionais em suas vinhetas e cenários, estreia o programa Casca Grossa que mostra esportes radicais.

Em julho de 2011 o TV Verdade passa a ser exibido aos sábados, e entra o programa Canal Urgente, apresentado pelo Pedro Augusto, mas foi retirado do ar em setembro, passando a ser exibido o seriado Chaves no horário. Já na faixa das 19h, estreou o Alterosa no Ataque.

Benny Cohen foi afastado do cargo de apresentador do Jornal da Alterosa e passará a responder apenas no Portal Uai ele mesmo anunciou sua saída via Twitter "A quem me prestigiou em 21 anos de TV Alterosa, obrigado pela audiência e carinho. Agora sigo novos caminhos no Uai."[4] Ricardo Carlini que desde 2010 á junho de 2011 apresentava o TV Verdade assumiu a chefia do Jornal da Alterosa.

Em 13 de março de 2012, a emissora completou 50 anos[5] de sua fundação.[6]

Em junho de 2012 a emissora se consolidou na vice-liderança em relação à Record Minas, sendo a única emissora de Minas com crescimento de audiência no mês e vem se mantendo nessa posição até hoje com uma programação local mais forte e atuante além das atrações do SBT sendo considerada uma das melhores afiliadas da rede.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

A transmissão digital da TV Alterosa deu início na segunda semana de abril, transmitindo os programas produzidos pelo SBT em SDTV e HDTV. A TV Alterosa foi a quinta emissora a entrar no ar com a nova tecnologia em Belo Horizonte.

A TV Alterosa exibiu no dia 18 de abril de 2009 em caráter experimental seu primeiro programa produzido em HDTV, Caju e Totonho em off, tornado-se a segunda emissora de Minas Gerais a produzir um programa em alta definição.

No dia 08 de maio de 2009, a TV Alterosa lança oficialmente seu sinal digital e é a primeira emissora a testar a interatividade plena no país. Uma vinheta em alta definição que diz a respeito da inauguração do sinal digital foi apresentada aos telespectadores e ao ministro das comunicações Hélio Costa, que teve a oportunidade de ser uma das primeiras pessoas a testar a interatividade plena no país. Os programas Alterosa Esporte, Jornal da Alterosa, Vrum, Viação Cipó e Caju e Totonho em Off serão transmitidos em alta definição para a região metropolitana de Belo Horizonte, fazendo com que a TV Alterosa seja a pioneira em jornalismo local e programa de humor local em HDTV no estado de Minas Gerais.

Programação Local[editar | editar código-fonte]

Segunda á Sexta[editar | editar código-fonte]

Sábados[editar | editar código-fonte]

  • 09h00 - Viação Cipó - (Reprise)
  • 09h30 - Minas Movimenta
  • 10h00 - Sabores de Minas
  • 12h15 - MMA Alterosa
  • 12h30 - Bola na Área
  • 13h10 - O Reabilitador de Cães
  • 13h30 - Don & Juan e Sua História
  • 14h00 - Casca Grossa

Domingos[editar | editar código-fonte]

  • 08h30 - Vrum
  • 09h00 - Reabilitador de Cães -(Reprise)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  1. TV Alterosa (MG)
  2. http://sistemas.anatel.gov.br/siacco/_Novo_Siacco/Relatorios/PerfilDasEmpresas/tela.asp?acao=w&nomeentidade=RADIO%20E%20TELEVISAO%20CV%20LTDA&indtiposociedade=Limitada&chave=02374250000117
  3. Associados adquirem TV Brasília]
  4. Print do Twitter da página do Benny Cohen (BennyCohen10).
  5. Diários Associados comemoram 50 anos da TV Alterosa
  6. Aniversário: TV Alterosa completa 50 anos de sucesso