TV Anhanguera (Palmas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Anhanguera
Centro Norte de Comunicação Ltda.
TV Anhanguera.jpg
TV Anhanguera
102 Norte, avenida NS 02, conjunto 02
 Brasil
Cidade de concessão Bandeira do Tocantins.svg Palmas, TO
Canais
11 analógico
23 digital
Outros canais 03 - Taquaralto (Palmas)
07 - Cristalândia[1]
11 - Miranorte
08 - Porto Nacional
10 - Paraíso do Tocantins
Slogan Evoluindo com você
Rede Rede Globo
Proprietário Organização Jaime Câmara
Fundação 1995
Prefixo ZYA 582
Cobertura Palmas e municípios vizinhos, incluindo parte do Jalapão
Potência 5 kW
Página oficial Portal G1 – Tocantins
Globo Esporte Tocantins
Jornal do Tocantins
Rádio CBN Tocantins
Rede Anhanguera (Tocantins) no Facebook
Rede Anhanguera (Tocantins) no Twitter

A TV Anhanguera é uma emissora de televisão brasileira com sede em Palmas, Tocantins. Em Palmas, a emissora opera em sinal digital (DTV) no canal 23 UHF (11.1 no modo virtual), além de também realizar transmissões analógicas através do canal 11 VHF no Plano Diretor da cidade, e do canal 3 VHF no bairro de Taquaralto, onde há uma estação repetidora.

A emissora é afiliada à Rede Globo, sendo uma das três emissoras da Rede Anhanguera no Tocantins, juntamente com as TVs Anhanguera de Araguaína e Gurupi. A área de cobertura abrange um total de 22 municípios da região central do Tocantins, estando entre eles: Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, além dos municípios das regiões do Jalapão e do Cantão. É uma das redes de transmissão regionais da TV Anhanguera no Tocantins e simultaneamente é a central estadual que transmite seus programas para todo o estado.

História[editar | editar código-fonte]

A TV Anhanguera de Palmas surgiu oficialmente em 1995, quando o Grupo Jaime Câmara inaugurou uma sucursal na capital do Tocantins, vinculada à emissora do grupo de Gurupi (geograficamente mais próxima da capital do Tocantins).

Ainda no começo da construção da cidade, em 1989, foi instalada uma repetidora da TV Anhanguera de Gurupi no canal 11 O canal foi desocupado em outubro de 2000, para a inauguração da primeira versão da TV Jovem Palmas, como afiliada ao SBT. Com isso, o novo canal da Anhanguera em Palmas passou a ser o 24.

No ano de 2005, finalmente, o Grupo Jaime Câmara inaugura uma espaçosa sede regional do conglomerado no Tocantins, na 102 Norte - Avenida NS 2, próxima ao Palácio Araguaia. Com isso, a transmissão dos telejornais locais deixou de ser feita em Gurupi.

Palmas só possui uma geradora de televisão comercial licenciada pelo Ministério das Comunicações. Seguindo exigência da Rede Globo, os Câmara compraram, em abril de 2007, a concessão do canal 11, que pertencia à família do governador Siqueira Campos, e no dia 16 de março de 2009, voltou para o antigo canal. Na mesma data, a emissora passou a seguir, pela primeira vez, o padrão estilístico dos telejornais locais da Globo.

O sinal digital, através do canal 23 UHF, foi inaugurado no dia 2 de agosto de 2010 em uma solenidade na sede regional do Grupo Jaime Câmara na capital tocantinense. No mesmo evento, o grupo inaugurou os sinais digitais das TVs Anhanguera de Palmas, Anápolis e Luziânia.

No dia 24 de outubro de 2012 a Rede Anhanguera lançou, durante o Jornal Anhanguera 1ª edição, a nova logomarca. Ela possui traços semelhantes aos da Rede Globo. Na ocasião, as emissoras da rede no interior do estado de Goiás seguiram o exemplo das emissoras tocantinenses e da emissora de Goiânia, passando a adotar o nome TV Anhanguera.

No dia 20 de dezembro, com quase cinco anos atraso, a emissora ganhou um novo cenário para os telejornais locais, seguindo a tendência implantada inicialmente em 2009, no RJTV: (cenário com um painel de triedo, apresentadores andando pelo estúdio, bancada minúscula).

Programação[editar | editar código-fonte]

São produzidos pela emissora os telejornais Bom Dia Tocantins, o bloco local do Globo Esporte, as duas edições do Jornal Anhanguera e o Jornal do Campo.

Canais[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Após ser inaugurada o sinal digital do canal 11 da TV Anhanguera através do canal 23, há relatos que o sinal digital alcançava cerca de 80 km. Nas cidades de Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, o canal 23 (ou 11.1 no Canal Virtual) podem serem vistas normalmente, já que o canal 11 não é sintonizado nas três cidades. As cidades tem repetidoras nos respectivos canais 4, 10 e 8, segundo o Portal BSD.[2] [3] [4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Emissora Inexistente
Canal 11 VHF de Palmas
1989 a 2000
Sucedido por
TV Jovem Palmas
Precedido por
TV Rio Formoso
Canal 3 VHF de Taquaralto (Palmas)
Desde 2009
Sucedido por
 —
Precedido por
Barras de Cor (2008-2009)
TV Rio Formoso (2009)
Canal 11 VHF de Palmas
Desde 2009
Sucedido por
 —
Precedido por
TV Rio Formoso
Canal 24 UHF de Palmas
2009
Sucedido por
Sem Sinal