TV Atalaia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Atalaia
Televisão Atalaia Ltda.
TV Atalaia
Rua Cláudio Batista, 122
Bairro Santo Antônio
Cidade de concessão Aracaju, SE
Canais
8 analógico
35 digital
Outros canais 5 - Simão Dias
5 - Lagarto
10 - Itabaiana e 42 UHF (Sinal Digital)

12 - Estância
12 - Propriá
12 - Tobias Barreto

Slogan Se tem Sergipe, tem Atalaia no ar
Rede Rede Record
Proprietário Walter Franco
Fundação 17 de maio de 1975 (39 anos)
Prefixo ZYB 831
Cobertura Sergipe
Redes anteriores TV Tupi
Rede Bandeirantes
SBT
Rede Record
Potência 5 kW
Página oficial http://www.atalaiaagora.com.br/

A TV Atalaia é uma emissora de televisão brasileira situada no município de Aracaju, SE. A TV Atalaia, que foi fundada pelo ex-governador Augusto Franco em 1975, e hoje é administrada por Walter Franco, opera no canal 8 VHF e é afiliada a Rede Record.

A emissora ocupa na vice-liderança no ranking de emissoras no estado.

História[editar | editar código-fonte]

A TV Atalaia entrou no ar em 17 de maio de 1975 pelo então senador Augusto Franco, como afiliada a TV Tupi. Na época da Tupi, já exibia programas locais.

O canal 8 VHF de Aracaju, projetou inicialmente barras de testes, quando ao meio dia de sua data de fundação, surgiu um video com o radialista Carlos Mota apresentando a emissora.

Ao entrar no ar, transmitiu uma programação local que marcou sua época. Como o Sábado Geral que teve apresentadores de destaque como Reinaldo Moura, Luiz Trindade, Hilton Lopes e João de Barros.

Alguns de seus principais programas lançados na estreia da emissora foram o Reporter 08 e o Nosso Mundo Infantil.

Uns dos maiores feitos da TV Atalaia, foi quando se tornou a primeira emissora das regiões Norte-Nordeste do Brasil a transmitir sua programação totalmente colorida.

Reportagens dos jornais Gazeta de Sergipe e Jornal da Cidade registraram que a venda de televisores a cores na época triplicou com o surgimento da emissora.

O canal foi criado com o objetivo de informar e entreter publico no Sergipe, cobrindo eventos locais como a popular festa Pré-Caju, festa regional que antecede o Carnaval.

Com a extinção da TV Tupi em 1980, a emissora passou transmitir a programação da recém-inaugurada por via satélite Rede Bandeirantes e manteve os programas locais.

Foi a primeira emissora sergipana a defender as Diretas Já em 1984.

Em 1986, deixa a Rede Bandeirantes e passa ser afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Em 2000, a emissora completa 25 anos no ar.[1]

Em 28 de junho de 2006, representantes da TV Atalaia e a Rede Record[2] firmaram o contrato de afiliação,[2] [3] em solenidade com coquetel realizado no Quality Hotel, em Aracaju,[2] [3] previsto a acontecer em 17 de julho.[2] [3]

Em 17 de julho, a TV Atalaia passa a transmitir a programação da Record,[3] depois de 20 anos como afiliada ao SBT.[4]

A nova rede tem a grade de programação com uma linha de produtos diversificada (teledramaturgia, jornalismo, esporte, filmes e variedades) e de reconhecido padrão de qualidade desenvolvido pela Record.

O motivo pela mudança para nova rede é por conta da falta de dedicação do jornalismo pelo SBT (já evidente nos últimos anos), a constante mudanças de horários que lhe prejudicaram a programação, agravado com a súbita mudança da novela Rebelde para o mesmo horário do telejornal local, levando a emissora a decidir não renovar o contrato, quando a emissora se afiliou à Record.[5]

Porém a perda do sinal do SBT em Sergipe coincidiu na mesma semana, desta vez com a outra afiliada do Nordeste: é o caso da TV Pajuçara, de Maceió, capital do Alagoas, no dia 23 de junho.[6]

Atualmente, a TV Atalaia possui cerca de duas horas diárias de informação e mais duas em programas locais com abordagem independente do jornalismo. Com o foco não só na transmissão do conteudo da Rede Record, a emissora investe também na regionalização de sua programação, totalizando assim, 130 horas mensais de programação local.

Recentemente, a emissora iniciou um novo processo de ampliação de suas transmissões pelo estado, inaugurando novas repetidoras em vários municipíos de Sergipe.

Segundo a direção comercial da emissora, cerca de 80% dos anunciantes da principal emissora concorrente, também anunciam na TV Atalaia.

Na noite de 22 de janeiro de 2009, a TV Atalaia tornou-se a primeira emissora sergipana a iniciar as transmissões digitais, no canal 35, numa cerimônia que reuniu o proprietário da emissora, Walter Franco e o governador do estado Marcelo Déda.[7]

A emissora sergipana foi a primeira afiliada à Rede Record a iniciar suas transmissões de televisão digital.

Em janeiro de 2010, a emissora renovou o cenário de seus telejornais. Segundo a empresa, esta renovação deu-se para preparar a emissora para alta-definição.

Em 12 de fevereiro, realiza sua primeira transmissão em Alta Definição (HDTV). O evento transmitido foi os Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver.

Em março de 2010, a emissora passou a exibir seus telejornais totalmente em HDTV, tornando-se uma das primeiras emissoras em todo país a fazer uso diário da nova tecnologia para jornalismo. Todas as matérias começaram a ser gravadas, editadas e exibidas no novo formato.

Em 1º de março, a emissora saiu mais uma vez na frente e passou a transmitir seus telejornais totalmente em HDTV.

Em 6 de abril, a emissora teve sua concessão renovada por mais quinze anos.

No dia 17 de maio de 2010, completou 35 anos de existência.

Na segunda-feira, 20 de setembro de 2010, a TV Atalaia exibiu um debate com os candidatos a governo do estado nas eleições daquele ano. O evento foi transmitido em alta-definição (HDTV).

Em 2011, a TV Atalaia criou uma parceria com a SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) para que as imagens das camêras de monitoramento do trânsito, situadas em diversas avenidas da capital sejam exibidas nos telejornais da emissora.

No dia 17 de março de 2011, aniversário de Aracaju, o Sistema Atalaia de Comunicação, traz novidades para o estado: a Atalaia FM passa a ser chamada de Megga FM e a TV Atalaia estreia seu novo telejornal, o Sergipe Notícias, exibido nas manhãs de ambas as emissoras.

No dia 04 de julho de 2011, a TV Atalaia exibe o primeiro seriado totalmente gravado no estado, intitulado Grávidos, com 20 capitulos foi exibido durante todo o mês.

No dia 05 de setembro de 2011, a emissora reestreia o programa Tudo a Ver Sergipe, uma versão local do programa de mesmo nome exibido pela Rede Record, a atração combina jornalismo com entretenimento através das melhores matérias da TV Atalaia. Um dos quadros é semelhante a edição nacional, o Top 10, esse com os videos enviados pelos telespectadores.

Em 28 de setembro de 2011, o portal Atalaia Agora, pertencente a TV Atalaia, foi reformulando aproximando-se do R7.

Em 17 de maio de 2012, a emissora completou 37 anos e realizou mudanças em seus telejornais, retirando a tradicional bancada dos telejornais.

No dia 15 de agosto de 2012, a TV Atalaia inaugurou a primeira sucursal de uma emissora de televisão no estado de Sergipe, na cidade de Itabaiana. O jornalista Tássio Andrade foi o correspondente oficial da sucursal no município. O jornalista foi escolhido pela direção de jornalismo da emissora para ancorar o projeto pioneiro em Sergipe. A produção das reportagens fica por conta do jornalista Gilson de Oliveira. O repórter Tássio Andrade entrava ao vivo diretamente de Itabaiana toda segunda, quarta e sexta no Jornal do Estado 2ª Edição. No mesmo dia da estreia da sucursal, a emissora levou ao ar seu sinal digital, através do canal físico 42, canal virtual 8.1, no entanto este canal físico está consignado a retransmissora de outra emissora na cidade. Em agosto de 2013, Tássio Andrade deixou a Sucursal de Itabaiana e voltou para reportagem em Aracaju durante o período da noite. Em fevereiro de 2014, o jornalista se desligou da TV Atalaia para encarar novos projetos, ele foi substituído pela jornalista Lílian Fonseca. Em março de 2014, Tássio assinou contrato provisório como editor assistente com a TV Sergipe - afiliada Rede Globo.

A emissora anuncia que em breve lançará um novo telejornal matutino, é o Sergipe no AR, com apresentação da jornalista Paola Lima. ( * o projeto foi descarto posteriormente pela direção geral da emissora. O espaço foi ocupado pelo Balanço Geral Sergipe.

A emissora lancou recentemente a versão local do Balanço Geral com o comando de Claudio Luis

Durante o periodo do horario de verão transmite sinal diferenciado mantendo apenas o Jornal da Record em tempo real porem antecipando o Jornal do Estado 2a edição em 1h.No fim de semana a programação local da TV Atalaia e a da Rede Record é transmitida com 1h de antecedência.

O portal Atalaia Agora deixou de existir e deu espaço ao A8se.

Em 17 de maio de 2013, a emissora completou 38 anos. Uma nova vinheta foi colocada no ar. Para comemorar o aniversário da TV Atalaia, o departamento de jornalismo produziu matérias especiais. Duas ganharam destaque, a primeira abordou as reportagens produzidas pela emissora que foram exibidas para todo o Brasil nos telejornais da Rede Record, a outra os nove meses da Sucursal da TV Atalaia no município de Itabaiana.

O Jornal do Estado 1ª edição é exibido às 12h e o 2ª edição às 19h45 (seg/sex). No sábado, o departamento de jornalismo exibe o Jornal do Estado Especial, desta forma, o segunda edição não é exibido.

Em abril de 2014, a emissora resolveu voltar a investir pesado em esportes. Desta forma, estreou o Atalaia Esporte. O programa é exibido ao meio-dia e é apresentando pela jornalista Lílian Fonseca. Com a alteração, o Jornal do Estado 1ª Edição passou a ser exibido ao meio-dia e meia. A emissora também realizou modificações nos cenários de todos os telejornais.

Pré Caju[editar | editar código-fonte]

A emissora também transmite a previa carnavalesca que ocorre no mês de janeiro.

Em 2010, a emissora contou com mais um recurso para a transmissão do evento, um helicoptero que foi utilizado para obter melhores imagens do evento.

Miss Sergipe[editar | editar código-fonte]

A TV Atalaia em 20 de março de 2010, patrocinou e cobriu o concurso de Miss Sergipe 2010. A cobertura foi tão positiva que muitos telespectadores esperam que em 2011 o Miss Sergipe seja transmitido ao vivo.

Programação local[editar | editar código-fonte]

  • Balanço Geral com Claudio Luiz, jornalistico.Seg a Sex as 06h30
  • Você em Dia com Jaquelline Cruz e Menilson Filho, variedades.Seg. a Sex. às 08h10min
  • Jornal do Estado com Priscila Andrade, telejornal. Seg. a Sex. às 12h.
  • Tolerância Zero com Bareta, jornalístico. Seg. a Sex. às 12h40min.
  • Fala que Eu Te Escuto e programação local da IURD, religioso.
  • Jornal do Estado 2ª Edição com Gilvan Fontes, telejornal. Seg. a Sex. às 19h45min.
  • Itabaiana com Tássio Andrade dentro do Jornal do Estado 2ª Edição. Seg|Sex
  • That's All com Sacuntala Guimarães, variedades. Sab. às 12h30min.
  • Canal Elétrico com Fabiano Oliveira, variedades. Sab. às 13h40min.
  • Noivos e Formandos, com Flavia Almeida cobertura de eventos e entrevistas. Dom. às 10h00.
  • Sergipe em Ação,variedades. Dom. às 10h30.
  • TV Concorde,veículos. Dom. às 11h00.
  • Fala Sério, variedades.Dom. às 11h30.

Referências

  1. Agência Senado (23 de maio de 2000). MARIA DO CARMO HOMENAGEIA OS 25 ANOS DA TV ATALAIA (em português). Direito 2. Página visitada em 20-12-2009.
  2. a b c d Da Redação (30 de Junho de 2006 às 12:57). TV Atalaia de Sergipe tira o SBT e passa a transmitir a programação da Record (em português). Página visitada em 20-12-2009.
  3. a b c d Da Redação (3 de Julho de 2006 às 10:53). TV Atalaia transmite programação da Record (em português). Página visitada em 20-12-2009.
  4. TV Atalaia deixa 20 anos de SBT e será afiliada da Record a partir de 17 (em português) (3 de Julho de 2006 às 8:32). Página visitada em 20-12-2009.
  5. Rh@yh@n (Dezembro 2009). Sinal do SBT em Sergipe é feito pela afiliada do canal no Pará (em português). Brasil Connect. Página visitada em 21-12-2009.
  6. Cláudio Humberto (3 de Julho de 2006 às 7:12). SBT perde TV Atalaia (em português). Página visitada em 20-12-2009.
  7. Governador participa do lançamento da TV Atalaia 100% Digital (em português). Página visitada em 25-01-2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]