TV Bahia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Bahia
Rede Bahia de Televisão
Televisão Bahia S.A.
TV Bahia
Rua Professor Aristides Novis, 123 - Federação
 Brasil
Tipo Empresa privada
Cidade de concessão Bandeira de Salvador.svg Salvador, BA
Canais
11 VHF analógico
29 UHF e 11.1 Virtual digital
Outros canais 11 (SKY)
24 (Claro TV)
11 (Sim TV)
10 (Oi TV)
211 (GVT TV)
09 (TV Vilas)
10 VHF (Nova Ibiá)
11 VHF (Canudos)
13 VHF (Seabra)
Slogan TV do jeito que você gosta
Rede Rede Bahia (Globo)
Fundador Antônio Carlos Magalhães
Pertence a Rede Bahia
Proprietário Antônio Carlos Magalhães Júnior
Acionista(s) Família Magalhães (67%)
EPTV (33%)
Controlador Rede Bahia
Presidente Antônio Carlos Magalhães Júnior
Fundação 10 de março de 1985 (29 anos)[1] [2]
Prefixo ZYA 298
Cobertura Grande Salvador, Litoral Norte, Nordeste baiano, e grande parte da Chapada Diamantina
Redes anteriores Rede Manchete
Potência 30 kW
Página oficial Rede Bahia de Televisão (site)
Rede Bahia (site)
iBahia.com (portal)
G1 - Bahia (notícias)
GE - Bahia (esportes)

A TV Bahia é uma emissora de televisão brasileira com sede em Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia. É a principal emissora da Rede Bahia de Televisão, por ser a matriz da rede. Frente às concorrentes no estado, é a líder de mercado e possui os maiores índices de audiência em quase todas as faixas horárias[carece de fontes?]. A cobertura da emissora se estende pela Região Metropolitana de Salvador e mais 221 municípios, alcançando aproximadamente 1,4 milhões de domicílios, cerca de 5,7 milhões de telespectadores.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A TV Bahia foi criada, em 1985, como uma afiliada que retransmitia a programação da Rede Manchete[1] [2] . Com o tempo (dois anos depois, em 1987)[2] , passou a transmitir a programação da Rede Globo[1] . O fato inusitado foi que a TV Aratu já transmitia essa mesma programação, e por um dia o telespectador soteropolitano teve duas opções de canais para assistir a Rede Globo (o canal 4 da TV Aratu e o canal 11 da TV Bahia). Por fim, a TV Bahia conseguiu ser a única emissora afiliada à Rede Globo em Salvador. E a Aratu filiou-se a Manchete. A TV Bahia produz uma programação local voltada para programas jornalísticos.[2]

Em novembro de 2008, a TV Bahia iniciou suas transmissões digitais em alta definição (HD) em caráter experimental pelo canal 29 UHF, e em 1º de dezembro de 2008 lançou oficialmente tornando-se, assim, pioneira nas transmissões HD terrestre em Salvador, na Bahia e no Norte e Nordeste do Brasil e a sétima cidade a receber a televisão digital no Brasil exatamente um ano após o lançamento oficial no país.[3] [4] [5] [6] A TV Bahia investiu cerca de R$ 9 milhões em um novo transmissor, uma nova antena, instalada a 160 metros de altura, e um novo controle mestre, o comando que coloca a emissora no ar.[5] [6]

Programação[editar | editar código-fonte]

Atualmente a TV Bahia exibe nove programas regularmente em sua grade, abaixo listados:

Esporte[editar | editar código-fonte]

O futebol é destaque na programação da emissora, predominando os programas exportivos. Para além do Bahia Esporte e do Globo Estporte Bahia, são transmitidos também jogos de futebol com clubes baianos, mormente o EC Bahia e o EC Vitória, nas competições Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Campeonato Baiano e Copa do Nordeste, uma vez que, geralmente, é a TV Bahia ou a Rede Globo quem detem os direitos televisivos.

Na equipe da Rede Bahia, estão Thiago Mastroianni e Pedro Canísio, na narração, comentários de Darino Senna, Jorge Allan e reportagens de Matheus Carvalho, Sérgio Pinheiro, Eduardo Oliveira, Renan Pinheiro e Patrícia Abreu.

Programas extintos[editar | editar código-fonte]

Já fizeram parte da grade: o programa de entrevistas "Michelle Marie Entrevista" (com Wagner Moura como repórter),[7] o de auditório "Arerê Geral" (com apresentação de Jackson Costa e por Flávia Mendonça e direção de Fernando Guerreiro), cuja estreia foi em 18 de janeiro de 2001,[8] "Na Carona" (com apresentação de Liliane Reis).[9] [10] [11]

Referências

  1. a b c TV Bahia comemora 26 anos com festa na Rede Bahia. Página visitada em 12/06/2013.
  2. a b c d e Cristina Di Paula, Gabriel Serravlle e Letícia Rastely. Emissoras de Tv de Salvador-BA. Página visitada em 12 de março de 2013.
  3. Redação/iBahia.com (28 de novembro de 2008 às 17h29min). TV Bahia lança televisão digital em dezembro (em português). Página visitada em 29 de novembro de 2008 às 16 e 42 (horário de Salvador).
  4. FELITTI, Guilherme/IDG Now! (28 de novembro de 2008 às 12h59). No primeiro aniversário da TV Digital no Brasil, sinal chega a Salvador (em português). Página visitada em 29 de novembro de 2008 às 16 e 42 (horário de Salvador).
  5. a b Rede Globo/TV Digital Bahia (9 de agosto de 2013 às 11h38). História: saiba quando a TV Bahia começa a transmitir sinal digital (em português). Página visitada em 12 de março de 2014.
  6. a b Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia (1 de dezembro de 2008 às 22:10). Bahia é o primeiro estado do nordeste a transmitir sinal digital de TV (em português). Página visitada em 12 de março de 2014.
  7. Resto do Nada. Passados que alguns famosos tentam esconder.
  8. Babado (18 de janeiro de 2001). TV Bahia lança Arerê Geral em Salvador. IG.
  9. ARLEGO, Josemar (30 de maio de 2007). Novo programa da TV Bahia tem data para estrear. Bahia Notícias.
  10. Bahia no Ar (21 de janeiro de 2013). Camaçari é tema de programa cultural.
  11. QUINTAS, Simone. 50 m² de cor e ginga brasileira. Revista Casa e Jardim. Editora Globo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]