TBC News

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TV Brasil Central)
Ir para: navegação, pesquisa
TV Brasil Central
Gov. de Est. de Goiás - Agência Goiana de Comunicação
TV Brasil Central
Cidade de concessão Goiânia, GO
Canais
13 analógico
31 digital
Slogan A imagem da nossa cultura
Rede TV Cultura
Proprietário Governo de Goiás
Fundação 1 de maio de 1975 (39 anos)
Prefixo ZYA 570
Cobertura + ou - 90% de Goiás
Redes anteriores Rede Bandeirantes
Página oficial TBC News

A TV Brasil Central, também conhecida como TBC, é uma emissora de televisão brasileira da cidade de Goiânia, Goiás. É afiliada da TV Cultura. A emissora opera no canal 13, transmitindo toda a Região Metropolitana e está vinculada à Agência Goiana de Comunicação. A programação está centrada no jornalismo e no esporte.

História[editar | editar código-fonte]

A emissora surgiu em 1975, a primeira vez foi em testes em março e por último em 1º de maio, como instrumento de radiodifusão a serviço do Governo de Goiás, que já possuía as rádios Brasil Central AM e RBC FM.

Foi uma das primeiras afiliadas à Rede Bandeirantes, e por isso, conheceu a recém-chegada ao Brasil transmissão via satélite, quando foi implantada em Goiânia uma antena rastreadora, que captava a rede paulista em tempo real sem a necessidade de várias antenas repetidoras, como ocorria na época com as transmissões dos sinais da Tupi e Globo, que chegavam via microondas.

Durante o anos 80 e 90, a TBC expandiu sua cobertura pelo estado, com a implantação de repetidoras em várias cidades goianas, porém em 1989 cedeu ao estado do Tocantins as estações repetidoras de Araguaina, Gurupi e Miracema do Tocantins, que passaram a pertencer à TV Palmas.

Teve seu contrato com a Rede Bandeirantes descontinuado em 1995, no governo Maguito Vilela, por suas condições precárias, agravado por inúmeras divergências entre o Governo de Goiás e a rede paulista. Como "tapa-buraco", afiliou-se à TV Cultura de São Paulo.

Em 1997, a TBC sofre um incêndio devastador em sua sede, destruindo preciosas fitas da sua trajetória e do estado também.

No ano de 2009, assinou um contrato para retransmitir a programação da TV Brasil.[1] . Atualmente, também exibe programas independentes.

No dia 06 de setembro de 2013, o sinal da emissora passou a ser transmitido também em HD para a Grande Goiânia, através do canal 31 (13.1 fictício)

Esporte[editar | editar código-fonte]

A TV Brasil Central tem contrato com a empresa Mané Esportes que faz toda a programação esportiva do canal, com o programa TBC Esporte e transmissões da 2ª divisão do Campeonato Goiano.

Jornalismo[editar | editar código-fonte]

Com o "Jornal Brasil Central" e outros programas, a emissora revelou diversos jornalistas, como Jordevá Rosa (TV Serra Dourada), Lila Nascimento (TV Anhanguera), Bernadete Coelho (TV Anhanguera), entre outros.

Transmissão via satélite[editar | editar código-fonte]

A TV Brasil Central e a Rádio Brasil Central são sintonizadas em todo o território nacional via satélite, por meio de antena parabólica e receptor digital, com os seguintes parâmetros:

Satélite: StarOne C2

Frequência: 3656 MHz - Banda C
Polarização: Horizontal
Symbol Rate: 3393 ms/s
FEC: 3/4

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]