TV Centro América Tangará da Serra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Centro América Tangará da Serra
Terra Comunicação Ltda.
TV Centro América Tangará da Serra
Rua 20-A, 202-W - Jardim Amélia
 Brasil
Tipo Empresa Privada
Cidade de concessão BandTGA.jpg Tangará da Serra, MT
Canais
13 VHF analógico
36 UHF digital
Outros canais 11 (Super Cabo)
Slogan Junto com você
Rede Rede Globo
Fundador Eduardo Elias Zahran
Pertence a RMT
Proprietário Grupo Zahran
Fundação 11 de dezembro de 1997 (16 anos)
Cobertura Tangará da Serra
Redes anteriores Rede Manchete
Nome(s) anteriore(s) TV Terra
Página oficial TV Centro América (site)
G1 - Mato Grosso (notícias)
GE - Mato Grosso (esportes)

TV Centro América Tangará da Serra é uma microgeradora de televisão brasileira com sede em Tangará da Serra, MT[1] . Retransmite a programação da Rede Globo, além de gerar programação local. Por ser uma microgeradora, é autorizada a inserir conteúdo local em sua programação. Primeira emissora de televisão instalada em Tangará da Serra, foi também a primeira a implantar o sinal digital com imagens em alta definição no interior de Mato Grosso. Recebe o sinal da Rede Fuso, devido à diferença de uma hora em relação ao Horário de Brasília.

Opera nos canais 13 VHF e 36 UHF Digital (13.1 Virtual).

É uma das redes de transmissão regionais da TV Centro América, que tem a central localizada em Cuiabá.

Sua cobertura atual abrange o município de Tangará da Serra, atingindo 26.330 domicílios com televisão e uma população de 90.262 habitantes. [2]

História[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

A TV Centro América Tangará da Serra foi fundada em 11 de dezembro de 1997 [3] , quando passou a fazer parte da Rede Matogrossense de Televisão, tornando-se afiliada da Rede Globo. Anteriormente denominada TV Terra, foi o primeiro Canal de Televisão com sede na cidade. À época, Tangará da Serra era uma cidade muito jovem, com menos de 25 anos de emancipação política, possuindo pouco mais da metade da população que tem atualmente, porém mesmo sob essas circunstâncias já possuíra uma pequena emissora afiliada à Rede Globo que, com os mais altos índices de audiência da TV aberta local, exibe, além da programação da emissora carioca, programas locais que valorizam a cidade, visando o público de todas as idades, seguindo o padrão de diversidade e qualidade da TV Globo, levando ao telespectador as principais informações e notícias da região.

Foi de uma sede simples, construída com madeira, que formou-se a pequena emissora que hoje tem sede muito mais ampla e moderna, além de contar com jornalistas profissionais.

Adoção da Rede Fuso[editar | editar código-fonte]

Em 8 de abril de 2008, a emissora, que seguia normalmente a programação gerada pela Rede Globo das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo em tempo real, se adequou às novas regras de Classificação Indicativa do Ministério Público, quando a Rede Globo passou a gerar um sinal alternativo para as emissoras de fuso horário com diferença de uma hora a menos em relação ao Horário de Brasília. O impacto foi percebido principalmente nos horários das novelas e do MTTV 1ª Edição, que deixou de ser exibido às 11 horas passando para às 12:45, após o Jornal Hoje. [4] Em 2011, depois de alguns ajustes na programação da Globo na Rede Fuso, o MTTV 1ª Edição passou a ser exibido ao meio-dia. Durante os domingos, a programação da Rede Globo permaneceu e permanece em tempo real, devido ao fato dos programas desse dia terem classificação DJCTQ - L.svg ou DJCTQ - 10.svg.

Transmissão digital[editar | editar código-fonte]

Através de investimentos constantes, em 7 de fevereiro de 2014 tornou-se a primeira emissora a implantar o sinal digital em HDTV no interior de Mato Grosso. [5] O processo de implantação, porém, foi iniciado dois anos antes, com a troca de câmeras e equipamentos, preparação da equipe e uma reestruturação no prédio da emissora. Os testes de transmissão iniciaram em novembro de 2013 e duraram três meses, tempo suficiente para efetuar os devidos ajustes no sinal e implantar o Guia Eletrônico de Programação, enquanto os telespectadores já poderiam desfrutar das imagens em alta definição. [6]

Programação Local[editar | editar código-fonte]

Além da programação estadual gerada pela TV Centro América Cuiabá e dos programas nacionais da Rede Globo, a emissora produz uma versão local do MTTV 1ª Edição, com exibição ao meio-dia, fortemente voltado para a região Tangará da Serra e municípios vizinhos. Em 4 de novembro de 2013, o telejornal até então apresentado pelas jornalistas Theodora Malacrida e Daniela Santos [7] ganha um cenário novo e moderno e passa a ser apresentado por Kátia Krüger. Anteriormente, havia uma edição local do MTTV 1ª Edição aos sábados e o MTTV 2ª Edição possuía o Primeiro Bloco com geração local, mas posteriormente a emissora passou a produzir somente o MTTV 1ª Edição, uma vez que a segunda edição do telejornal integra as notícias de todo o estado. A programação é fortemente voltada à Tangará da Serra e ao estado de Mato Grosso:

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre emissoras da Rede Globo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.