TV Clube João Pessoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
TV Clube João Pessoa
Rádio e Televisão O Norte Ltda.
TV Clube João Pessoa.JPG
TV Clube João Pessoa
Av. D. Pedro II, 899 - Centro
Tipo Empresa privada
Cidade de concessão João Pessoa, PB
Canais
10 analógico
16 (em implantação)[1] digital
Outros canais 4 - Bananeiras[2]
10 - Bayeux
7 - Campina Grande
7 - Fagundes
5 - Guarabira[3]
10 - Pedro Régis
5 - Pilõezinhos
10 - Rio Tinto
10 - Santa Rita
entre outros
Slogan Tá na Clube, Tá bom demais
Rede Rede Bandeirantes
Fundador João Calabari Costa
Pertence a Diários Associados
Acionista(s) Diários Associados (75%)
Grupo Bandeirantes de Comunicação (25%)
Fundação (TV O Norte)
1 de janeiro de 1987 (27 anos)
(TV Clube)
5 de agosto de 2009 (5 anos)
Prefixo ZYB 272
Cobertura Leste da Paraíba
Redes anteriores Rede Manchete
SBT
Rede Record
(TV O Norte)
Nome(s) anteriore(s) TV O Norte
Potência 10 kW
Página oficial www.tvclubepb.com.br (site inativo)

A TV Clube, canal 10, é uma emissora de televisão brasileira, sediada em João Pessoa, capital do estado da Paraíba. É afiliada da Rede Bandeirantes e opera no canal 10 VHF. O grupo Diários Associados detém 75% da emissora, já que os outros 25% pertencem ao Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Na capital, João Pessoa, além da TV Clube, os Associados controlam o Jornal O Norte, a Rádio Clube FM e o portal O Norte Online. Na Cidade de Campina Grande, o grupo controla, O Diário da Borborema, a TV Borborema e a Rádio Clube AM.

História[editar | editar código-fonte]

TV O Norte (1987-2009)[editar | editar código-fonte]

A história começa com o nome de TV O Norte, segunda emissora de televisão de João Pessoa e terceira do estado da Paraíba, entrou no ar a zero hora do dia 1º de janeiro de 1987, como afiliada da Rede Manchete. Em março de 1987, passou a integrar o SBT.

De 1 de julho de 1995 a 31 de dezembro de 1997, integrou a Rede Record, quando voltou a integrar por curto período a Rede Manchete. Desde 18 de fevereiro de 1998, é afiliada da Rede Bandeirantes. Foi pioneira nas transmissões ao vivo: Carnaval, Miss Paraíba e 7 de Setembro.

Os primeiros apresentadores foram Anchieta Filho (Jornal O Norte - 1ª edição, apresentado às 06:45h) e Gilson Souto Maior e Beth Menezes (Jornal O Norte - 2ª edição, às 18:45h). No início dos anos 90, os telejornais foram apresentados por Sílvio Carlos, até serem extintos. Ao longo da programação havia os flashes dos repórteres no O Norte Eletrônico. Os repórteres pioneiros foram: Ana Márcia, Nelma Figueiredo, Jonas Batista, Gilson Renato, Welington Sérgio, Selma Vidal.

Os primeiros programas locais foram Paraíba Hoje (produção independente do publicitário Weber Luna), revista semanal anteriormente transmitido pela TV Jornal do Comércio do Recife (que possuía retransmissora em João Pessoa, no canal 7), Status (com Abelardo Jurema Filho), Agenda da Cidade (com Gilson Renato), Tânia Maia e Você (programa feminino), Telesporte (com Ivan Thomás e Marciano Soares), De Olho na Cidade (programa policial e de prestação de serviços) e Super Jota Show (programa de auditório) - estes últimos apresentados por Jota Ferreira.

Os telejornais locais só voltaram à programação da TV O Norte em 2001, com O Norte.com, substituído em 2007 pelo Jornal O Norte, apresentados de segunda a sexta, antes do Jornal da Band. Em 2008, surgiu O Norte Agora (revista diária focada no jornalismo e entrevistas), de segunda a sexta, às 12:30h. Ao longo da sua trajetória, abriu espaço para dezenas de programas independentes.

TV Clube João Pessoa (2009)[editar | editar código-fonte]

A emissora passou a adotar o nome TV Clube João Pessoa no dia 5 de agosto de 2009. O dia escolhido foi uma homenagem ao 424º aniversário da cidade. Com novos estúdios, programas e apresentadores a escolha do nome deveu-se a forte marca que a Clube FM desenvolveu em Brasília, Recife e João Pessoa. O nome "Clube" traz de volta uma marca forte aos Diários Associados, já usada pelo grupo em vários estados do país em emissoras de rádios e TVs.

Programas Locais[editar | editar código-fonte]

  • Primeira Hora - com os apresentadores Napoleão de Castro e Fernanda Nascimento.(Durante horário de verão não é exibido.) Provavelmente os apresentadores estejam de férias, não está sendo exibido.
  • Jogo Aberto Paraíba - Programa Jornalístico Esportivo, trazendo notícias do esporte paraibano e algumas notícias de destaque do Jogo Aberto RJ . Apresentado pelo Lima Souto.
  • Aqui na Clube PB - Programa de Jornalismo Policial. Apresentado por Eduardo Moura.
  • Jornal da Clube PB - Programa Jornalístico. Apresentado por Beto Calmon.
  • Clube Mulher - Programa de Entretenimento. Apresentado por Patrícia dos Anjos.
  • AutoMotor Vrum - Programa de Entretenimento. Programa Produzido em Parceria con a TV Clube Pernambuco , afiliada da Rede Record .
  • Entrevista Coletiva - Programa Jornalístico, com ênfase em entrevistas. Apresentado por Beto Calmon.
  • Clube do Fã - Programa de Entretenimento Musical. Apresentado pelo Léo Lima.

Estúdios[editar | editar código-fonte]

A TV Clube João Pessoa dispõe de 4 estúdios.

  • Estúdio 1 - Aqui Na Clube, Clube Mulher. (Também ultilizado no Debate Regional das Eleições)
  • Estúdio 2 - Jornal da Clube, Entrevista Coletiva.
  • Estúdio 3 - Jogo Aberto Paraíba
  • Estúdio 4 (Estúdio da Clube FM JP) - Clube do Fã.

O programa Lugar Certo é apresentado de diversos locais de João Pessoa. O programa AutoMotor Vrum, é apresentado da sede da TV Clube Pernambuco, do mesmo cenário do Cardinot Aqui Na Clube, mas as matérias são locais da Clube Paraíba.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Em Minas Gerais os Diários Associados possuem outras duas emissoras de televisão que também operam no canal 10, a TV Alterosa Zona da Mata e Campo das Vertentes, de Juiz de Fora e a TV Alterosa Divinópolis, ambas afiliadas do SBT.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.