TV Continental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TV Continental
TV Continental LTDA.
Ficheiro:Tv continental.jpg
Rua das Laranjeiras, 291 - Laranjeiras
 Brasil
Cidade de concessão Rio de Janeiro, RJ
Canais
09 VHF analógico
Slogan Fique de olho no 9.
Fundador(es) Rubens Berardo
Fundação 15 de março de 1959
Sucessora TV Record RJ (1982-1987)
TV Copacabana (1987-1992)
OM Rio (1992-1993)
CNT RJ (1993-presente)
Cobertura Rio de Janeiro e Região Metropolitana

A TV Continental foi emissora de TV do Rio de Janeiro, transmitida pelo canal 9 entre 1959 e 1972. Foi a terceira emissora inaugurada nesta cidade - após a TV Tupi (canal 6) e a TV Rio (canal 13) - fruto da perseverança de 3 nordestinos: o deputado Rubens Berardo e seus irmãos Carlos e Murilo. Com a fusão da ORB (Organização Rubens Berardo S.A., dona das rádios Continental e Metropolitana) com a Companhia Cinematográfica Flama, estava dado o passo para a fundação da TV Continental. A emissora se situava na Rua das Laranjeiras, 291, onde antes funcionava a Flama. O estúdio A era então o maior do Brasil, medindo 15m x 28m e com uma piscina que lhe serviria para inúmeras situações cênicas. O veterano Dermival Costa Lima vinha da TV Paulista para organizar a estação. A Continental chegou a ser apelidada de “Recreio dos Bandeirantes”, por ter trazido para sua equipe dezenas de profissionais de São Paulo. A pré-estréia foi no Maracanã, com a transmissão do jogo Brasil 2 x 0 Inglaterra, em 13 de maio de 1959. O locutor Waldir Amaral, habituado ao rádio, foi criticado por sua narração atrasada em relação aos lances. Três das quatro câmeras pifaram durante 20 minutos, dificultando o trabalho do diretor de corte Ibañez Filho, que ainda assim obteve bons resultados. O canal 9 do Rio de Janeiro entrou no ar oficialmente às 19h do dia 30 de junho de 1959, com a bênção das instalações e a presença de Juscelino Kubitschek na solenidade. A partir do dia 1° de julho, teve início a programação da semana inaugural. “Um Amigo Em Cada Rua”, slogan de campanha do deputado Rubens Berardo, também foi o título do show de abertura.

Ficheiro:Tv continental caminhonete.jpg
Caminhonete da TV Continental estacionada na rua das Laranjeiras

Teve seu auge no ano de 1960, quando contava com artistas como Elizeth Cardoso, Agnaldo Rayol e Ivon Cury. Mas logo entrou em crise, com salários atrasados e uma precariedade técnica e artística que se refletia na tela: atores esqueciam os textos, cenários caíam, lâmpadas estouravam no palco.

Em 1971, pouco antes de sua falência, a TV Continental foi despejada da Rua das Laranjeiras (onde hoje se localiza uma concessionária de automóveis) e mudou-se para um imóvel menor no bairro de Vila Isabel.

Em 1972, a TV Continental tem sua programação alugada à Ordem Religiosa dos Capuchinhos do Rio de Janeiro, mesmo assim, a emissora, já totalmente endividada e com todos os seus imoveis hipotecados, passou a transmitir sua programação (baseados em filmes e séries antigas) direto de um velho caminhão de transmissão localizado ao lado da ordem no centro do Rio. Tentou se reerguer com o nome de TV Guanabara, e tinha apenas duas horas diárias de programação educativa, realizadas pelo Instituto de Educação de Alfredina de Paiva e Sousa. Ainda em 1972, o DENTEL cassa a concessão do canal.

A TV Studios, então no canal 11 desde sua criação em 1976, arrematou em leilão oficial, dentre outras coisas, a torre de 45 metros da TV Continental que permitiu o início dos testes da nova emissora no Rio de Janeiro.[1]

As transmissões no canal 9 carioca só voltariam a partir de 1982, quando o canal se constitui na TV Record Rio de Janeiro de Silvio Santos. Em 1987, ainda sob o comando de Sílvio, muda de nome para TV Copacabana, assumindo no mesmo ano o nome definitivo TV Corcovado, que em 1992 é vendida para as Organizações Martinez, passando esse canal a ser a Rede OM Rio, atual CNT Rio.

Ver também

Referências

  1. http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx Revista Veja ed. 402 mai/1976 - página 102