TV Difusora Caxias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Difusora Caxias
Rádio & TV Difusora do Maranhão Ltda.
Caxias, Maranhão
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais
11 VHF analógico
Sede Bandeira do Municipio de Caxias Maranhao.svg Caxias, MA
Rua Bela Vista, 1555 - Castelo Branco
Slogan Junto com você
Rede Rede Difusora (SBT)
Fundador Edison Lobão Filho
Humberto Coutinho
Pertence a Sistema Difusora de Comunicação
Proprietário Humberto Coutinho
Fundação 2004 (10 anos)
Extinção 30 de maio de 2014 (6 meses)
Cobertura Caxias e áreas próximas

TV Difusora Caxias foi uma emissora de televisão brasileira sediada em Caxias, cidade do estado do Maranhão. Operava no canal 11 VHF era afiliada ao SBT, retransmitindo a programação gerada em São Luís pela TV Difusora São Luís e produzindo programas locais.

História[editar | editar código-fonte]

A TV Difusora Caxias já existia antes de 2004, quando era Repetidora de TV (RTV) da TV Difusora de São Luís, quando o Ministério das Comunicações liberou o Canal 11 como repetidora em meados dos Anos 90.

Em 2010, o Jornal dos Cocais, que circula na cidade de Caxias, denunciou a emissora ao Ministério Público, por esta operar de maneira ilegal perante a Lei Geral das Comunicações (9.472/1997), atuando como Retransmissora de TV (RTV), porém agindo como Geradora de Sons e Imagens (TV).[1] No entanto, como o estado do Maranhão faz parte da Amazônia Legal, a lei permite que emissoras que atuem como RTV também possam gerar conteúdo local, e a denuncia não obteve resultado.

A emissora saiu do ar em 30 de maio de 2014, após Edinho Lobão e Humberto Coutinho, proprietário da emissora, romperem suas ligações políticas, em função de Coutinho apoiar e financiar a candidatura à governador de Flávio Dino, adversário de Lobão.[2] Como resultado, a emissora foi extinta, e em seu lugar passou a ir ao ar o sinal da TV Sinal Verde, porém, através do canal 3 VHF, e tendo como afiliação a Rede Record.

Com a extinção da emissora, o sinal da TV Difusora passou a chegar em Caxias através do canal 5 VHF, que outrora retransmitia o sinal da TV Cidade de São Luís, afiliada à Rede Record.

Referências

  1. Emissora de TV pirata é denunciada em Caxias Portal AZ (30-03-2010). Visitado em 02-12-2014.
  2. Emir, Diego (12-05-2014). Lobão tira sinal da TV Difusora de Humberto Coutinho em Caxias Poder e Política. Visitado em 02-12-2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.