TV Itacolomi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TV Itacolomi
S.A. Rádio Guarani
Av. Assis Chateaubriand, 499, Floresta, Belo Horizonte
Cidade de concessão Belo Horizonte, Minas Gerais
Canais
4 analógico
Slogan Sempre na liderança (1960)
A emissora dos mineiros (1980)
Fundador(es) Assis Chateaubriand
Proprietário(s) Diários e Emissoras Associados
Fundação 8 de novembro de 1955 (68 anos)
Extinção 18 de julho de 1980 (24 anos)
Sucessora TV Manchete Minas
, RedeTV! Belo Horizonte
Prefixo ZYA 721 - PRB3 - TV (1955-1973)

A TV Itacolomi era um dos dois canais de televisão pertencentes aos Diários Associados que tinham sede em Belo Horizonte. O mesmo grupo também tinha participação em um segundo canal em Belo Horizonte situação essa bastante excepcional, já que, em tese, um mesmo grupo não poderia explorar 2 canais na mesma cidade. O outro canal dos Diários Associados em Belo Horizonte era uma associação entre empresários e o jornal Estado de Minas a TV Alterosa, que existe até hoje, ao contrário da TV Itacolomi, cuja concessão foi cassada quando o governo brasileiro cassou as concessões das emissoras que integravam a Rede Tupi de televisão.

Fundada em 1955, por Assis Chateaubriand, a Itacolomi foi inaugurada em 8 de novembro de 1955, foi a primeira emissora de televisão de Minas Gerais, tendo funcionado até 18 de julho de 1980, quando sua concessão foi cassada.

A primeira sede da emissora funcionou no Edifício Acaiaca, na Av. Afonso Pena, 867. Na década de 1970, mudou-se para o Palácio do Rádio, na Av. Assis Chateaubriand, 499; hoje, sede da TV Alterosa.

O jingle da TV Itacolomi ainda hoje está na cabeça de inúmeros mineiros que a conheceram, já que foi intensamente repetido ao longo dos anos.Era um indiozinho que pintava um mapa do Brasil em cima de uma escada e um coro ao fundo dizia: "TV I-ta-co-lo-mi, sempre na liderança, canal 4, Belo Horizonte, Miiiinas Gerais".

Após o fim da Itacolomi, o canal 4 de Belo Horizonte foi repassado para a Rede Manchete, se tornando a TV Manchete Minas,desde 1999 com a venda das concessões da mesma desde de então o canal transmite a RedeTV!.

Produções

Telenovelas

Jornalísticos

Precedido por
Canal 4 VHF de Belo Horizonte
1955 - 1980
Sucedido por
TV Manchete Minas

Predefinição:Televisão em Belo Horizonte Predefinição:Rede Tupi

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.