TV Maranhense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Maranhense
Sistema Maranhense de Radiodifusão Ltda.
Rua de São Pantaleão, 1270, Madre Deus, São Luís, MA
 Brasil
Tipo Empresa Privada
Cidade de concessão Bandeira de São Luís.svg São Luís, MA
Canais
12 VHF analógico
56 UHF (em implantação) digital
Rede Rede Bandeirantes
Fundador Manoel Ribeiro
Pertence a Sistema Maranhense de Radiodifusão
Proprietário Kátia Ribeiro
Administração Kátia Ribeiro
Acionista(s) Leão Santos Neto[1]
Edmilson Pontes de Araújo[1]
Manoel Nunes Ribeiro Filho[1]
Pedro Fernandes Ribeiro[1]
Antonio Augusto Nogueira Santos[1]
Edmar Serra Cutrim[1]
George de Freitas Fernandes[1]
José Carlos Ewerton Martins[1]
Controlador Manoel Nunes Ribeiro Filho[1]
Pedro Fernandes Ribeiro[1]
Presidente Kátia Ribeiro
CNPJ 414892610001-02
Fundação maio de 2005 (9 anos)
Cobertura Grande São Luís e áreas próximas
Redes anteriores Rede Manchete
TV!
RedeTV!
Nome(s) anteriore(s) TV Praia Grande
Potência 316.000 kW (ERP Máximo)[2]
Página oficial eMaranhense

A TV Maranhense é uma emissora de televisão brasileira com sede na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão. A emissora é afiliada à Rede Bandeirantes e é sintonizada no canal 12 VHF.

Pertence ao Sistema Maranhense de Radiodifusão (SMR),[1] empresa que tem como sócio o deputado federal Manoel Ribeiro e a filha Kátia Ribeiro (presidenta do SMR)[1] e que também controla três emissoras de rádios no interior do Maranhão, com alcance parte do Estado.[3]

A emissora está em fase de implantação do sinal digital no canal 56 UHF com a compra dos equipamentos em 2011, que no entanto, os testes dos sinais digitais vêm sendo adiado desde 2012, pois terá até 2016 ou 2018 pra colocar sinal digital sob pena de perder concessão do canal analógico.

É umas das únicas emissoras de TVs instaladas na Grande São Luís a chegar alcançar acima de 75 km, pois recebe inúmeras mensagens dos telespectadores de diversos municípios das partes da Baixada Maranhense e regiões dos rios Mearim e Itapecuru, por ter potente transmissor e retransmissoras mistas.

História[editar | editar código-fonte]

1998-2005: Antecedentes[editar | editar código-fonte]

A TV Praia Grande entrou no ar em maio de 1998, como afiliada à Rede Manchete, que no ano anterior já havia deixado de ser transmitida na região pela TV São Luís, que trocou a rede afiliada Manchete pela Record.

Mesmo com a crise que levou quase fim da Manchete em 1998 até ser vendida em 1999, teve nome e programação modificada por novos proprietários, continuou a transmitir a rede em fase de transição da Manchete para TV! que depois foi para RedeTV!.

Em 12 de agosto de 2000, a TV Praia Grande troca de afiliação da RedeTV! pela Rede Bandeirantes que anteriormente foi transmitida por quase 20 anos pelo Canal 6, inicialmente pela TV Ribamar que anos depois mudou nome para TV Cidade. Enquanto a TV Praia Grande se torna nova afiliada da Bandeirantes, a TV Cidade tornou-se afiliada à Rede Mulher, mas depois muda para RedeTV!.

Na época, os telespectadores perceberam que a imagem e som da Bandeirantes transmitida pela TV Praia Grande eram melhores do que da antiga afiliada TV Cidade, apesar das melhorias feitas pela emissora em 1996. O que aconteceu de fato é que a TV Cidade pretendia sair da Bandeirantes e se filiar à Record já em 2000 ou 2001, porém a TV São Luís se recusou abandonar de imediato afiliação com Record, o que provocou disputas entre elas. Porém, só resolvida pela Record permitir que a TV Cidade transmitir a Rede Mulher (que pertencia mesmo grupo) até corrigir impasse, no entanto, a direção da emissora desistiu manter retransmissão com Mulher por não ter audiência e até por conta da transmissão ruím da Mulher no satélite.

Entre 2004 a 2005, em meio às notícias sobre a má situação administrativa da empresa Sistema Maranhense de Radiodifusão (SMR)[4] controlada por familiares de Manoel Ribeiro[5] surgidas após a empresa encerrar o jornal Folha do Maranhão um mês depois de completar três anos (em 2001, ano do lançamento, chegou ser líder de vendas em poucos meses) quando diminuiu páginas e aumentar anúncios, aliada problemas trabalhistas, a emissora teve nome alterado para TV Maranhense.

2005 a 2009: Primeiros Anos[editar | editar código-fonte]

Sucessora da TV Praia Grande, a TV Maranhense surgiu em maio de 2005. Os programas que eram exibidos na época do fim da TV Praia Grande (O Povo com a Palavra, K.now e Dia Dia Maranhão) e afiliação com Bandeirantes são mantidos.

Em 2006, estreou o programa independente de variedades Close, de segunda a sexta, após Dia Dia Maranhão, aumentando para quatro programas locais. O programa ficou no ar por quase três anos até 2009, devido a reformulações na grade de programação da emissora.

Em abril do mesmo ano, a emissora sofreu duas baixas: os jornalistas Gladys Pereira e Anax Sandro Moraes. Gladys Pereira era coordenadora de jornalismo da TV Maranhense desde o fim da TV Praia Grande e Anax Moraes foi sondado para coordenação de jornalismo (após passar pela seleção com mais de dez candidatos), mas preferiu assumir a função de Instrutor de Comunicação do Senac, ao decidir pela carreira de magistério. Com saída da dupla de jornalistas, Gladys Pereira, foi substituída pelo comunicador Karlos Rogger, que também cumpre a função de apresentador do telejornal Dia a Dia Maranhão?. Porém continuam os seguintes jornalistas: Eduardo Ericeira, Camila Aranha, Michele Franco e Sandra Acyolli.[6]

Em maio, o apresentador do telejornal Dia Dia Maranhão e recém-nomeado coordenador de Jornalismo da emissora, o comunicador Karlos Rogger, passa fim de semana em São Paulo para participar do II Encontro Nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes. Rogger conferiu novas estratégias e planejamento da rede afiliada com vistas à cobertura da Copa do Mundo, na qual a emissora poderá contribuir com envio de matérias relacionadas ao evento. Com ausência de Rogger, o telejornal passa ser apresentado por duas semanas pela novata Sheyle Noleto.[7] No final do mesmo mês, Rogger e a equipe foram responsáveis pelas matérias de cidade no programa ?O Povo com a Palavra? e na cobertura da Festa do Divino do Espírito Santo.[8]

Entre junho a setembro, durante campanha da Eleição Estadual, o apresentador do programa O Povo com a Palavra, do radialista Jairzinho da Silva, foi acusado de dar apoio à candidata ao Governo do Estado, Roseana Sarney (na época, filiado ao PFL). Apesar do programa "O Povo com a Palavra" ser independente, a emissora foi também responsabilizada pelo mesmo crime, já que a emissora apóia abertamente a Família Sarney. A emissora tem como sócio, o político Manoel Ribeiro (a lei brasileira proíbe que políticos sejam donos ou presidem empresas públicas ou privadas nos execícios dos mandatos, mas podem serem sócios dessas empresas). O apresentador Jairzinho foi acusado de fazer campanha pró-Sarney e de fazer comentários ofensivos aos candidatos da oposição (numa tentativa de convencer os telespectadores do programa e potenciais eleitores do mair colégio eleitoral, nos municípios da Grande São Luís, a não votar nos candidatos da oposição e sim aliados de Sarney), violando a legislação eleitoral que ordena tratamento igualitário a todos os candidatos. Vários políticos da oposição entraram com processos contra a emissora e o apresentador, tanto por violações eleitorais e injúrias pessoais (Ver Controvérsias).

No início de setembro,[9] a edição diária do telejornal Dia Dia Maranhão exibido de segunda à sexta às 7 da noite e aos sábados às 7h05,[6] deixa de ser exibido e é transformado em Plantão Dia Dia Maranhão (exibindo apenas única reportagem ou notícia após Brasil Urgente), provocando queda significativa do jornalismo da emissora.[9] Os motivos pela extinção nunca foram revelados pela TV Maranhense, mas segundo denúncia do Jornal Pequeno do dia 25 do mesmo mês, as eleições de 2006 afetou e provocou crise na emissora, com atrasos nos salários e falta de pautas no jornalismo, provocando a saída do jornalista Karlos Rogger da emissora.[9] Após extinção do telejornal Dia Dia Maranhão, a equipe de jornalismo da emissora passou a produzir matérias para o programa O Povo com a Palavra[9] e o horário que a Bandeirantes reservava para o jornalismo local (19h-19h20) foi preenchido pelo Brasil Urgente São Paulo, de setembro de 2006 até setembro de 2007.

Em 2007, estreou o programa independente Viva Oxalá, apresentado pelo pai-de-santo e ex-vereador de São Luís, Sebastião do Coroado. O programa falava sobre a umbanda, e inicialmente era exibido aos domingos, das 8h às 9h, passando a ser exibido aos sábados, das 7h30 ás 8h30. O programa deixou de ser exibido em 2008, quando Sebastião do Coroado se candidatou vereador em 2008, mas não conseguiu ser eleito.[10] [11]

Em setembro do mesmo ano, o horário que eram exibidos Plantão Dia Dia Maranhão (19-19h05min) e Brasil Urgente São Paulo (19h05min-19hs20min) foram substituídos por gravações da própria rede. A emissora passou a gerar localmente os seriados que eram exibidos pela rede; a primeira série ser exibida foi Família Dinossauro (setembro a novembro do mesmo ano); a segunda foi Mr. Bean (novembro a dezembro). Em seguida foi a série de desenho animado Mr. Bean: A Série Animada, de dezembro a fevereiro de 2008. Após este periodo exibindo as séries, a emissora passou a gerar localmente os Vídeos Incríveis, de fevereiro a maio de 2008, quando voltou a exibir o Brasil Urgente, sem no entanto, voltando com Plantão Dia Dia Maranhão.

Em dezembro, estreou o programa independente Mandou Legal, sobre as festas e eventos da cidade de São Luís e interior, apresentado por Oswaldo Sousa. O novo programa independente é exibido às 14h10 às 14h40.[12] Em novembro de 2008, o apresentador do programa independente Oswaldo Sousa anunciou pelo Jornal Pequeno que irá fazer festa de aniversário de 1 ano programa em dezembro do mesmo ano.[12] No entanto, devido falta de audiência, anunciantes e críticas ao apresentador, o programa saiu do ar em maio de 2010.

Em julho de 2008, o apresentador do programa O Povo com a Palavra, Jairzinho da Silva, se candidata a vereador de São Luís. A partir daí, o programa apresentado por ele sai do ar, e em seu lugar entra no ar novamente o telejornal Dia Dia Maranhão, que estava fora do ar desde 2006. No entanto, nas eleições de outubro do mesmo ano, Jairzinho não é eleito e o programa não volta ao ar. Segundo denúncias da imprensa da época, a emissora condicionava a volta do programa se Jairzinho fosse eleito vereador da cidade no mesmo mês. Como não aconteceu, a emissora resolveu não renovar contrato com a produtora Jair Produções, de propriedade do próprio apresentador Jairzinho, responsável pelo O Povo Com a Palavra. Com isso, o programa apresentado por ele acaba sendo definitivamente extinto.

2009 a 2011: Novos Programas[editar | editar código-fonte]

O ano de 2009 para TV Maranhense começa com novos programas locais.

Em 16 de fevereiro, estreou o programa esportivo De Olho no Esporte, exibido após o Brasil Urgente e apresentado por Lima Coelho e Ely Coelho, respectivamente pai e filha. Justamente na primeira edição do programa, dez minutos depois da exibição, o canal 12 sai do ar (foi revelado que o motivo da saída da emissora foi falta de energia no Centro de São Luís, perto da localização da emissora) e voltando ao ar cerca de dez minutos depois, mas sem programa local, com início do Jornal da Band. No dia seguinte, os apresentadores Lima e Ely Coelho anunciaram a exibição das matérias que não haviam ido ao ar devido a falta de energia. Devido a falta de audiência, patrocinadores e clara evidência do amadorismo dos apresentadores, o programa só ficou um mês no ar.

Em 27 de fevereiro, foram exibidos pela última vez os programas K.now e Close, depois de mais de quatro anos. Com isso, Dia Dia Maranhão, tornou-se o programa local mais antigo da emissora.

Em 2 de março do mesmo ano, entra no ar o programa policial Comando em Ação, apresentado por Rodolpho Oliveira (recém-saído da TV Cidade, onde apresentava o programa com formato similar Comando Cidade). O programa era exibido de Segunda a Sexta, no lugar do extinto Close, das 13h as 14h10. Após o programa entrar no ar, a emissora consegue elevar mais audiência do que o extinto Close.

Em 6 de abril, estreou novo programa local chamado de "Programa da Mônica". O novo programa é sobre debates, entrevistas com políticos e personalidades de São Luís e Maranhão e apresentado de segundas à sextas às 7hs30-8hs pela jornalista Mônica Moreira Lima.

Durante o mês de março de 2010, a emissora anunciou em intervalos comerciais e nos programas locais, que vai exibir documentário local chamado "Um Brasileiro Chamado José", dividido em cinco capítulos com meia hora, com previsão de entrar no ar entre os dias 26 a 30 de abril às 13 horas.[13] [14] [15] [16] [17] [18] O documentário é apresentado pela jornalista Mônica Moreira Lima[13] [14] [15] [16] [17] [18] sob direção da Kátia Ribeiro,[19] e com depoimentos de familiares, amigos, autoridades locais e nacionais.[13] [14] [15] [16] [17] [18] O documentário narra a história do ex-Presidente da República e senador pelo estado do Amapá, José Sarney, da infância na cidade de Pinheiro, interior do Maranhão, até ser tornar pela terceira vez presidente do Senado Federal.[13] [14] [15] [16] [17] [18] No dia da exibição do documentário, a programação da emissora altera, pois o programa policial Comando em Ação, apresentado por Rodolpho Oliveira passa ser exibido às 13hs30min até 14h15min e coincidiu com o mês de aniversário de José Sarney, que completava 80 anos. No entanto, antes, durante e depois da exibição pela emissora, o documentário provocou grande controvérsia para imprensa, opinião pública e política maranhense, pelo fato de omitir fatos negativos e enaltecer somente lado positivo do político e que os proprietários da emissora, a Família Ribeiro, liderado pelo político Manoel Ribeiro é grande amigo e apoiador de José Sarney (Ver Controvérsias).[20]

Em maio, estreou novos programas locais: programa independente Mistura Total e a volta da segunda edição do Dia Dia Maranhão. O Mistura Total é sobre festas, eventos e musicais da cidade de São Luís e do interior do Maranhão, apresentado por Jorge Black e Leandro Mix com apoio da Radiola Menina Veneno; o programa passa ser exibido após extinção do outro independente Mandou Legal, exibido entre 14hs10min-14hs40min. Dia Dia Maranhão é a segunda edição do telejornal na qual esteve fora do ar havia três anos e com isso, passava a ter novamente duas edições: a primeira (das 12h30 às 13h) e a segunda (das 18h50 às 19h20).

Em 15 de maio, estreou o programa independente Encontro com Deus, produzido pela Assembléia de Deus do bairro do Tirirical. O programa era apresentado pelo pastor Marcos Vinícius, exibido aos sábados e reprisado aos domingos. O programa saiu do ar em agosto do mesmo ano, devido aos atrasos de pagamento da igreja a emissora e a falta de audiência.

Em 26 de julho, estreou o programa esportivo Jogo Aberto Maranhão, exibido das 12h30 às 13h. ao contrário que se pensava, o programa não era realizado pela emissora e sim em produção independente. No entanto, o programa saiu do ar em agosto de 2012, devido à crise da emissora e aos atrasos de pagamento a equipe de produção do programa. Após a extinção do programa, a equipe de produção do programa foi contratada pela TV São Luís e passou a produzir o Esporte Geral.

Em 2 de agosto, após quatro meses de adiamentos, o programa Comando em Ação ganha novo cenário, além de mais cinco minutos de duração: das 13h30 às 14h15, mantendo mesmo formato até extinção em 28 de setembro de 2012.

No dia 14 de agosto, estreou Planet Gospel na TV, versão televisiva do programa Planet Gospel apresentado na Rádio 92.3 FM. O programa é apresentado por Fidelix Neto, e é exibido aos sábados, das 11 horas ao meio-dia.

Em 24 de outubro de 2011, a TV Maranhense estreou o telejornal Maranhão Urgente, no lugar das duas edições do Dia Dia Maranhão, encerrando os vestígios do remanescente telejornal local dos tempos da TV Praia Grande. O telejornal é apresentado por Sirlan Sousa (ex-jornalista da TV Mirante). A nova atração da TV Maranhense ganhou destaque nacional na Bandeirantes, onde foram apresentadas matérias no Dia Dia e no Jogo Aberto, além do próprio Brasil Urgente. A entrada do Maranhão Urgente foi imposição da Bandeirantes para todas as afiliadas seguirem os moldes do Brasil Urgente devido às denúncias de que elas dedicaram pouco ou nada de jornalismo local, apesar do espaço da rede.

No mês de novembro, a TV Maranhense anunciou a imprensa que iria iniciar os testes do sinal digital em 2012. Segundo uma reportagem do blog DTV MA, a emissora já tem os equipamentos comprados e prontos para serem desencaixotados e instalados, e só está esperando sair a concessão da Anatel para iniciar as suas transmissões.

Em dezembro, a TV Maranhense colocou no ar o portal eMaranhense, com vídeos dos programas e dos telejornais exibidos na emissora.

2012 a 2013: Crise[editar | editar código-fonte]

O ano de 2012 para TV Maranhense começa com demissões em massa nos primeiros dias do ano em janeiro, surpreendendo muitos jornalistas e a opinião pública após demissão de dezenas de jornalistas e funcionários, pois a própria já havia estreado novos programas locais em poucos meses. Após as demissões de janeiro, no decorrer do ano, surgem notícias de que se instalou grave crise administrativa com rapidez jamais conhecida pela história em alguma emissora.

Em 14 de janeiro, a jornalista Sirlan Sousa anunciou através de seu perfil em site de relacionamento Facebook, que havia deixado a emissora juntamente com outros funcionários e a equipe de produção do telejornal Maranhão Urgente dois dias atrás, dia 12[21] [22] (Ver controvérsias). Em meio a isso, surgiram novas informações sobre as demissões na emissora: o site Marrapá! afirmou que a direção da emissora estava descontente com as atitudes tomadas por Sirlan Sousa, que constantemente pedia melhorias nos equipamentos da emissora (que já estavam bastante ultrapassados), além de defender os seus funcionários, ganhando deles o apelido carinhoso de "Teresa Cristina" (em referência ao personagem de Christiane Torloni na telenovela Fina Estampa, da Rede Globo).

No entanto, segundo informações apuradas pelo blogueiro Décio Sá, deu nova versão dos fatos e diz que ela e diversos funcionários foram demitidos no dia 13, véspera do anúncio de Sirlan pelo Facebook e não no dia 12:[23] na primeira reunião do ano entre os funcionários e os diretores da TV Maranhense, foram anunciadas várias demissões. Além da própria Sirlan Sousa e sua equipe de produção, foram demitidos também o editor Gil Porto, vários repórteres (entre eles Daniel Vale) e apresentadores (entre eles Rebeca Breder), cinegrafistas e motoristas (um deles foi demitido por se recusar a lavar o carro da emissora) e a suspensão de contatos publicitários.[23] Os demitidos passaram a acusar a emissora de não pagar o piso da categoria que custava R$ 1.600,00.[23] Além disso, Manoel Ribeiro negou que havia recebido telefonema do diretor nacional de jornalismo da Bandeirantes, Fernando Mitre, que reclamava dos problemas da emissora.[23]

Em abril, após cinco meses de ter inaugurado o portal de internet, a eMaranhense deixou de fornecer os vídeos dos programas e telejornais da emissora e ficou desatualizado, levando o site a sair do ar no mês seguinte.

Em maio, a TV Maranhense anuncia à imprensa que irá adiar os testes para implantação do seu sinal digital, que antes estava marcado para junho de 2012 para 2013, alegando uma falta de recursos. Desde então até hoje, a emissora já adiou datas para colocar testes de sinal digital.

Na noite do dia 23 de maio, a prefeita da cidade de Paço do Lumiar, Bia Venâncio (expulsa do PDT, agora no PSD), acusada de estar envolvida em crimes de agiotagem com o vereador Júnior do Mojó, foi reconduzida ao seu cargo, e convocou uma coletiva de imprensa. Com isso, os jornalistas da cidade de Sâo Luís, tiveram que deslocar para a cidade de Paço do Lumiar, na região metropolitana. Ao chegar a sede da prefeitura, a equipe de jornalismo da TV Maranhense foi impedida pelos seguranças da prefeita de adentrar ao prédio da prefeitura.[24] A atitude tomada pela prefeita declaradamente corrupta em relação a equipe da TV Maranhense foi repudiada por diversos jornalistas, foi vista pela imprensa como resposta as graves denúncias que emissora fazia desde 2010, mesmo comportamento criminoso feito contra outras emissoras de TV e rádios da região noticiaram casos de corrupção. Após este fato de censura prévia e para evitar novos incidentes, a direção da emissora ordena toda equipe jornalística a nunca mais fazer ou conceder entrevistas aos políticos da cidade envolvidos com esquema de corrupção liderado pela prefeita, decidindo apenas mostrar a deterioração da cidade de Paço do Lumiar e da administração que a governava. Ao mesmo tempo, passou a conceder entrevistas apenas ao vice-prefeito Raimundo Filho e aos dois vereadores, que não se envolveram nos esquemas de agiotagem e corrupção, que desde então, passaram a serem ameaçados de morte pelos que se envolveram (Ver Controvérsias).

Em junho, a TV Maranhense contrata o diretor Henrique Neto, vindo da cidade de São Paulo, formado em Rádio e TV pela UNIMEP, em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e em cinema pela Academia de Filmes de Nova York. Henrique também já trabalhou na TV União (na época em que ela era afiliada a Bandeirantes no Acre), na TV Acre (afiliada a Rede Globo), na Record News, na Rede Record e na Record Internacional.

Henrique também anunciou a produção de novos programas, criando assim um núcleo de entretenimento na emissora, formado pelo diretor Saulo Cavignac (que já trabalhou na TV Difusora com Paulinha Lobão e dirigiu o programa Antenado de Carol Carvalho), o designer gráfigo e stylist JoJo Lobato (ex-diagramador e produtor de moda da Revista Deluxe), além de outros funcionários.[25]

Em julho, saiu do ar o Jogo Aberto Maranhão, apresentado às 12hs30min até 13 horas, que era apresentada pela Adriany de Paula.

Em 1º de setembro, a logomarca da TV Maranhense ganha reformulações: o olho azul, que era usado desde 2005, é substituído pelo M azul. As vinhetas da emissora também foram reformuladas, possuindo três versões: Bumba-meu-boi, azulejos e o chitão (tecido usado nas fantasias de fofão do carnaval de São Luís), homenageando os 400 anos de São Luís.

Em 3 de setembro, para surpresa de muitos telespectadores, a TV Maranhense alugou o horário das 14-15 horas, para a Igreja Universal do Reino de Deus, passando a exibir no horário o programa Ponto de Luz. É a primeira vez que a emissora arrenda os seus horários para a igreja, que até então, essa igreja só alugava horários na TV Difusora e na TV Cidade.

Em 15 de setembro, estrearam os programas humorísticos 100 Noção (13h-13h30) e Turbulência (17h-17h30), sendo essas as primeiras produções de Henrique Neto na emissora. No final do dia, após o Brasil Urgente, estreou na emissora o humorístico TV Kamaleao, que estava fora do ar na TV Cidade havia seis meses. Para comemorar a estréia na TV Maranhense, a equipe do programa viajou para São Paulo para entrevistar os apresentadores do Pânico na Band e mostrar os bastidores da Bandeirantes.

Em 17 de setembro, estreou Jogo Aberto Regional às 12hs30min, apresentada pela Adriany de Paula (que antes apresentava Jogo Aberto Maranhão), até então, era apresentado até 13 horas, versão da edição paulista do Jogo Aberto desde julho.

Em 1º de outubro, estreou o programa de variedades Drops Band, apresentado por Jéssica Ericeira. O programa era exibido de Segunda a Sexta, das 13h45 as 14h, e era reprisado das 18h35 às 18h50. A reprise do programa gerava várias reclamações dos telespectadores, pois cortava a exibição do Brasil Urgente.

Em 13 de outubro, estreou o programa de variedades Salto Alto, apresentado pela blogueira Daniele Bacelar. O programa fala sobre o universo da moda e os eventos do gênero que agitam a cidade de São Luís, com reportagens de JoJo Lobato. O primeiro programa exibido foi gravado na cidade de Milão, Itália, na Semana da Moda de Milão, considerado um dos maiores evento de moda do mundo, além de fazer a cobertura do SLZ Fashion.

Em 29 de outubro, estrearam dois novos programas policiais: às 6h30, estreou o Comando 190, apresentado por Rodolpho Oliveira; Já às 15h30, estreou o Brasil Urgente Maranhão, versão local do Brasil Urgente, apresentado por Osvaldo Maia. Com as novas estréias, o Drops Band, que tinha sua reprise exibida às 18h35 (passava a ser exibida às 16h45) e 15 minutos depois era exibido o Brasil Urgente.

Em 12 de novembro, a grade diária da TV Maranhense sofre alterações: o Comando 190, que inicialmente era exibido das 7h30 as 8h, é transferido para às 13h30. O Drops Band, que era exibido das 13h30 ás 13h45, é transferido para às 7h30. O Brasil Urgente Maranhão passa a ser reprisado pela manhã, das 6h às 6h45, cortando a programação da Igreja Mundial exibida pela rede.

Em 13 de novembro, o programa Jogo Aberto Regional, no ar desde 17 de setembro, deixou ser veiculado e voltou a se chamar Jogo Aberto Maranhão às 11hs30min, retirando a palavra "Regional" e voltando com "Maranhão". A volta do antigo título do programa é por conta que outra emissora, a Band Vale do Grupo Bandeirantes, já tem atração similar, o que poderia provocar problemas com nome similar. A volta do programa que deveria ser feita no dia 12 não aconteceu devido aos problemas técnicos. No entanto, o programa manteve ao ar até 25 de janeiro de 2013.

Em 10 de dezembro, após seis meses de trabalho na TV Maranhense, o diretor de produção Henrique Neto e a sua equipe deixam a emissora. Henrique era responsável pela produção dos programas Salto Alto, Drops Band, 100 Noção e Turbulência. Com a saída de Henrique, as gravações dos programas Drops Band e 100 Noção são suspensas, o que caracterizou a extinção destes programas pouco tempo depois, porém o programa Salto Alto continuou a ser exibido. A partir daí, surgiram suspeitas de que a emissora continua em crise, apesar da nova programação.

Em janeiro de 2013, o programa Salto Alto deixa de ser exibido. Durante o mesmo mês, foi anunciado em comerciais pela emissora na qual a própria apresentadora Daniele Bacelar anuncia que ela mesma e a equipe entraram em férias, com a previsão de volta ao ar em fevereiro. Ao chegar fevereiro, o comercial apresentado por Daniele Bacelar pela volta do programa deixou ser exibido e o programa não foi ao ar sem nenhum motivo. Somente no mês de março, é anunciado pela TV Cidade que a apresentadora e a sua equipe foram contratados para fazer parte do programa ChegAí, onde passariam a produzir quadro nos mesmos moldes do Salto Alto.

Em 4 de janeiro, o ex-apresentador da TV Maranhense, Jairzinho da Silva, foi encontrado morto na própria residência devido ao infarto. Com a morte de Jairzinho, o Maranhão Urgente exibiu reportagem especial mostrando trajetória como político e apresentador. Jairzinho foi velado na Central de Velórios Pax União e no dia seguinte foi enterrado no Cemitério do Gavião.

Em 28 de janeiro, estreou o programa esportivo Maranhão Esportivo, no lugar do Jogo Aberto Maranhão, que foi extinto no dia 25 de janeiro. Curiosamente, o novo programa é independente e o apresentador Fidelix Neto, é o mesmo que apresenta Planet Gospel na TV. A antiga apresentadora do Jogo Aberto Maranhão, Adriany de Paula passou ser repórter do Brasil Urgente Maranhão.

No dia 5 de abril, a jornalista Mayara Rêgo se despediu dos telespectadores e deixou a apresentação do Maranhão Urgente 2ª edição. Com isso, o telejornal passou a ter apenas a 1ª edição, que agora era ancorada por Kim Lopes. O horário onde era exibida a 2ª edição do Maranhão Urgente foi preenchido pelo Brasil Urgente Maranhão, que agora passava a ter duas edições, antes e após o Brasil Urgente nacional.

Em 26 de abril, foi levado ao ar pela última vez o Maranhão Esporte, e depois, saiu do ar sem nenhuma explicação. No decorrer do mês, foi divulgado por Fidelix Neto em seu Facebook que ele e sua equipe de produção acertaram com a TV Guará para a exibição do programa, com previsão de estréia para 20 de maio. Com isso, além da extinção do esportivo, o Planet Gospel na TV também foi extinto, porém este não foi transferido para a TV Guará. Após o fim das exibições do programa, o Maranhão Urgente, que antes era exibido das 13h00 às 13h30, ganhou mais meia-hora de duração: das 12h30 às 13h30.

Em 29 de abril, a emissora passou a veicular diariamente em intervalos comerciais, o boletim jornalístico E-Maranhense News, apresentado por Adriany de Paula (ex-apresentadora do Jogo Aberto Maranhão). No mesmo dia, a emissora reativou o site eMaranhense, dessa vez totalmente reformulado e com novos recursos gráficos.

Em 18 de maio, após ter passado quase um ano na TV Maranhense, o programa TV Kamaleao teve a última exibição, pois na semana seguinte, dia 25 de maio, o programa que seria exibido, simplesmente não foi veiculado ao ar, pois no antigo horário aos sábados, passou a ir ao ar a edição do Brasil Urgente. Após ter se passado quase um mês, começa a ir ao ar na TV Cidade chamadas que anunciavam a volta do programa na emissora depois de um ano para dia 27 de julho, o que caracterizou a extinção do programa na TV Maranhense.

Em 6 de julho, o repórter e apresentador eventual do programa policial Comando 190, Gil Souza, estreou nova atração chamado de Programa Gil Souza na TV, que passou a ser apresentado aos sábados às 10 horas. No mesmo dia, também estreou programa independente Guia de Compras São Luís, que apresenta ofertas de lojas de São Luís e exibe clipes. Este programa é fruto de uma co-produção da TV Maranhense e uma produtora independente.[qual?]

Em 20 de setembro, entrou no ar mais novo programa semanal chamado "Programa Syene na TV", apresentada por empresária e advogada Syene Machado. O horário do programa ficou aos sábados no horário do Brasil Urgente para telejornais locais (18hs50-19hs20).[26]

Desde 2014: Reerguimento[editar | editar código-fonte]

Nos primeiros meses de 2014, a emissora começa a se reerguer aos poucos após dois anos turbulentos por seguidos dos resultados negativos de programas entrando e saindo do ar e apresentadores sendo contratados e sendo demitidos ou pedirem demissão, sem nenhum programa sair do ar sem prévio aviso.

No entanto, a tão esperada entrada do ar para testes de sinais digitais antes ou durante a Copa 2014 não ocorre, pois o SMR não comenta sobre os preparativos de instalação e entrada do ar da emissora, pois a TV opera com equipamentos incompatíveis para geração de sinal analógico e digital, em relação de outras afiliadas e até retransmissoras da Bandeirantes e até emissoras da capital que já tem sinal digital.

No início de abril, deixou ser veiculado a segunda edição local do Brasil Urgente Maranhão. A decisão foi por conta da mudança do horário do Brasil Urgente, que antes era 16hs50min, passou ser 16hs30min, tornando-se inviável colocar edição da noite, apesar do programa local não começar na hora marcada.

Em 12 de junho, dia da abertura da Copa 2014, a emissora passou a disponibilizar as legendas ocultas, em toda a programação da Bandeirantes.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Uso da emissora para promover a Família Sarney[editar | editar código-fonte]

Apoio à Família Sarney[editar | editar código-fonte]

Apesar ser afiliada à rede que é quarta em audiência e cobertura restrita a poucas dezenas de municípios em relação a outras emissoras como TVs Mirante, Difusora e Cidade, a TV Maranhense é acusada constantemente de promover e apoiar a Família Sarney, pois os sócios e os proprietários da emissora, a Família Ribeiro, liderado pelo político Manoel Ribeiro é grande amigo e apoiador de José Sarney, tanto que até recorrem crimes eleitorais.[20]

Documentário "Um Brasileiro Chamado José"[editar | editar código-fonte]

Durante o mês de março de 2010, a TV Maranhense anunciou em intervalos comerciais e nos programas locais, que vai exibir documentário local chamado "Um Brasileiro Chamado José", que narra a história do ex-presidente da república e senador pelo estado do Amapá, José Sarney, da infância até ser tornar pela terceira vez presidente do Senado Federal,[13] [14] [15] [16] [17] [18] dividido em cinco capítulos com meia hora,[13] traz depoimentos de familiares, amigos, autoridades locais e nacionais,[13] [14] [15] [16] [17] [18] com previsão de exibido para os dias 26 a 30 de abril às 13-13h30min.[13] [14] [15] [16] [17] [18] Na semana da exibição do documentário, a programação da emissora é alterada, pois o programa policial Comando em Ação, apresentado por Rodolpho Oliveira passou às 13hs30min até 14h15min.

Entre os depoimentos que foram gravados estão o empresário e dono da Rede Bandeirantes, João Saad; do governador do Amapá, Waldez Goes (PDT); ex-presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.[17] A exibição do documentário coincidia os 80 anos de José Sarney completados uma semana antes.[13] [14] [15] [16] [17] [18] O documentário é apresentado pela jornalista Mônica Moreira Lima[13] [14] [15] [16] [17] [18] sob direção da Kátia Ribeiro,[19] que é filha do político Manoel Ribeiro.

Segundo Kátia Ribeiro, o primeiro episódio mostra posse de Sarney na Presidência da República e depois volta para seu nascimento em Pinheiro.[19] Segundo ela, uma das intenções do documentário é revelar aspectos da história de Sarney que poucos conhecem, como sua prisão aos 15 anos e a fuga que ele deu ao ex-deputado José Aparecido em seu carro até a embaixada dos Estados Unidos por causa do Regime Militar, a chegada do então jovem de 35 anos ao Governo do Maranhão.[19] Trechos do filme Maranhão 66, de Glauber Rocha, sobre a ascensão e posse de Sarney no Palácio dos Leões.[19]

No entanto, antes, durante e depois da exibição do documentário pela emissora, provocou grande controvérsia por provocar crítica negativa feita por parte do meio político, da imprensa e da opinião pública, pelo fato de omitir fatos negativos e enaltecer somente lado positivo do Sarney ao mostrar desinformação e desserviço à população maranhense.[13] [14] [15] [16] [17] [18] Segundo seus críticos, o documentário mostrou apenas versão do político sobre as relações com o poder no Maranhão e no Brasil em seus 50 anos de vida politica:[19]

  • Omitiu pontos básicos da biografia de Sarney, como seu estrondoso patrimônio, que vai desde a posse da ilha até castelo medieval localizado em Sintra, em Portugal;[27]
  • A Família Sarney e seus aliados possuem posse de 90% (por cento) das empresas de comunicação no Maranhão e mais considerável conglomerado de empresas no Amapá, hoje domicílio eleitoral, usados pra atacar adversários e apoiar aliados;
  • Ao mostrar Sarney como "o homem que trouxe a democracia de volta aos brasileiros", o referido documentário comete no mínimo fraude histórica, pois omite relação direta de seu personagem com Regime Militar, que iniciou como governador (1966-70), senador (1971-78) e por último duas vezes como deputado (1979-85), com exerção ao mandato de deputado (que foi de PDS), todos eram pelo ARENA (partido oficial do regime) enquanto tinha opositor MDB, partidos que existiram de 1965 até 1979.
  • Sarney se tornou Presidente da República sem votos dos brasileiros, ou seja, foi por via indireta, tornando-se vice na chapa liderado por Tancredo Neves Dias. No entanto, na véspera da posse, Tancredo Neves, passou mal e foi internado no hospital de Brasília e o então vice assumiu de forma interinamente até a ocorra melhora do Neves, o que acabou não ocorrendo e Neves morreu, quando Sarney assumiu definitivamente na presidência.
  • Na presidência, durante o governo, foi marcado por denúncias de corrupção dos integrantes do próprio governo e da família, grave crise econômica e política (1986-88).
  • O documentário é na verdade uma tentativa de limpar biografia de Sarney diante da opinião publica, ainda mais desgastada com a onda de denuncias exibidas na imprensa nacional envolvendo ele mesmo, seus aliados e familiares, episódio que veio à tona com a crise do senado de 2009, com escandaloso Atos Secretos.
  • Seus críticos argumentam que as omissões crassas do documentário só prejudica o próprio Sarney, pois perpetua velha pratica de muitos políticos influentes ou não, de negar a própria biografia para evitar famoso ditado "seu passado te condena" ou pelo menos de ocultar a parte mais constrangedora dela, como por exemplo sua verdadeira origem politica que é Regime Militar e de se aproveitar em governos federais prós-militares (com Itamar Franco, FHC, Lula e Dilma) pra continuar influente como hoje em dia.
  • As imagens utilizadas pelo documentário é na verdade já tinham sido utilizadas pra usar biografia similar exibido em televisões em 1986, mas com modificações feitas pra atualizar os eventos depois de 1986.[28] [29]

Não é a primeira vez que o Canal 12 faz propaganda pró-Sarney em época de eleições presidenciais. Oito anos antes, no dia 20 de março de 2002, a então TV Praia Grande (antigo nome da atual emissora) transmitiu ao vivo o longo discurso de José Sarney no Senado Federal. Nesse discurso, Sarney defendia a filha Roseana Sarney dos seus envolvimentos no caso Lunus, chegando a cortar a programação nacional da Bandeirantes (15hs30 até 17hs),[30] No dia seguinte, o discurso foi reprisado às 12hs30min e terminou às 14 horas. A exibição do discusso do Sarney pela emissora reforçou as suspeitas de que era usada como instrumento de apoio da Família Sarney, padrão tanto incomum para emissora de TV brasileira.

Crimes Eleitorais[editar | editar código-fonte]

Eleições 2006[editar | editar código-fonte]

Nas Eleições Estaduais de 2006, a emissora foi acusada de fazer cobertura tendenciosa em programas locais, principalmente no programa “O Povo com a Palavra”, apresentado pelo radialista Jairzinho da Silva, a ponto de dar apoio velado a então candidata ao governo do estado Roseana Sarney Murad (PFL) e seus aliados, fazer ataques contra Jackson Lago (PDT) e seus aliados, numa tentativa de convencer os eleitores a não votar nos candidatos da oposição, violando a legislação eleitoral que ordena tratamento igualitário a todos os candidatos.

A quantidade de gravidades das denúncias contra o apresentador, o programa e a emissora levaram ao Ministério Público Eleitoral do Maranhão (MPE-MA), Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), razão pela qual foi punida por diversas vezes por crimes eleitorais.

A emissora e o apresentador foram alvos de processos por candidatos que foram vítimas de campanha de ataques. Todos os envolvidos pela campanha pró-sarney perderam todas as causas judiciais.

Na edição do programa O Povo com a Palavra do dia 9 de junho, gerou polêmica, pois o apresentador e o radialista Jairzinho da Silva associou por meio de forma disfarçada e com mensagem subliminar, fez campanha a favor de Roseana Sarney:[31] [32] [33] [34] [35] [36] [37]

O diálogo travado entre o apresentador e um personagem alegórico (boneco chamado Migué) inicia por induzir no eleitor a preferência de votação em candidata mulher: “Ê Migué quando tu fores votar agora tu vota prá homem ou prá mulher? (...) ora eu vou deixar de votar em mulher para votar em macho rapaz..”.[31] Mais adiante o apresentador, com o propósito de afirmar a excelência da candidata mulher, especialmente da única candidata que disputará o governo do Estado do Maranhão contra outros candidatos homens, passa a falar expressamente da administração de Roseana Sarney: “Outra coisa meu amigo, na administração, quando ela trabalha eu vou te falar, não tem quem segure, hoje se não fosse Roseana nós não estávamos nem andando de carro, esses viadutos foi ela que fez.” [referindo aos viadutos de São Luís].[31]

No mesmo mês, o Ministério Público Eleitoral do Maranhão (MPE-MA) fez denúncia contra o apresentador Jairzinho.[31] [32] [33] [34] [35] [36] [37] No dia 4 de agosto, o apresentado foi multado pela Justiça Eleitoral do Maranhão por R$ 22.282,00, decisão judicial foi fruto da representação proposta pelo MPE-MA, por meio do procurador eleitoral auxiliar Sergei Medeiros Araújo.[31]

No dia 18 de setembro, o mesmo apresentador Jairzinho e o programa O Povo Com a Palavra se envolveram em nova polêmica, desta vez com candidato à releição, o deputado estadual Aderson Lago (PSDB). O apresentador fez duras críticas ao deputado Lago, com uso de palavras de baixo calão e apelidos ofensivos, incluindo divulgação de fatos inverídicos ao político opositor[38] e aliados de Jackson Lago, incluindo emitir opiniões favoráveis a candidata Roseana Sarney e negativas em candidatos da oposição.[39] Ao souber do conteúdo das ofensas, Aderson Lago entrou com processo com os advogados na Justiça contra apresentador por injúria.[39]

Em 22 de setembro, o juiz do TRE-MA, Cardoso Filho, ao recolher processo judicial movido por Aderson Lago, determinou a suspensão por dois dias do programa e condenou a emissora ao pagamento de multa no valor de R$ 40.000,00.[39] O juiz Filho julgou procedente pedido, pois o apresentador emitiu no dia 18, opiniões favoráveis a candidata e de fazer comentários contrários e ofensivos aos candidatos da oposição, em clara violação eleitoral.[39]

Em 29 de setembro, dois dias para eleições gerais do país, o programa O Povo Com a Palavra foi punido com suspensão do ar, mas não foi multado, razão na qual Aderson Lago a recorrer da decisão pra não multar nem o programa e o apresentador.[38] No entanto, em 5 de outubro, o TRE-MA decidiu rejeitar recurso do Lago, pois com a suspensão do programa, a emissora e o apresentador deixaram de levar multa.[38] O deputado conseguiu se reeleger.

Em 18 de outubro, a emissora foi punida novamente pelo TRE-MA e foi obrigada a retirar do ar por três dias o programa.[40] Segundo o produtor do programa, Raimundo Oliveira, os motivos da retirada do programa do ar foram porque Jairzinho leu ao vivo os jornais da cidade de São Luís, em especial o Veja Agora (acusado de ser publicação pró-Sarney), onde haviam reportagens que favoreciam a candidata ao governo do estado, Roseana Sarney.

No dia 8 de novembro, o TRE-MA julgou parcialmente procedente o processo da coligação vencedora nas eleições, Frente de Libertação do Maranhão (FML), contra TV Maranhense e Jairzinho, por acusações de tratamento privilegiado do programa, multando a emissora por R$ 40 mil e suspensão do programa por 24 horas e a concessão de 1 minuto de direito de resposta.[38] O TRE-MA rejeitou acusação da coligação de Jairzinho ler jornais na parte de política, em que afirma que não caracteriza violação nas leis eleitorais.[38]

No dia 2 de setembro de 2008, o apresentador Jairzinho perdeu causa judicial e o ministro Ari Pargendler, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),[32] [33] [34] [35] [36] [37] manteve a multa aplicada pelo TRE-MA de R$ 22.282 ao apresentador em agosto de 2006, baseando-se da primeira denúncia do Ministério Público Eleitoral contra o apresentador,[31] que “teve o propósito de realizar propaganda eleitoral em favor da senadora Roseana Sarney, virtual candidata ao governo do estado”.[32] [33] [34] [35] [36] [37] O ministro Pargendler entendeu, em decisão individual, que os argumentos apresentados pela defesa do apresentador não demonstram o desacerto da decisão do TRE-MA.[32] [33] [34] [35] [36] [37] O ministro salientou que a defesa mencionou ofensa à Resolução 22.158/06 do TSE que, no artigo 16, trata da divulgação de opinião favorável a candidato por meio da imprensa escrita e de acordo ele, a situação é totalmente distinta da que cuida o recurso, pois no caso a propaganda irregular se deu por meio de programa jornalístico veiculado pela televisão.[32] [33] [34] [35] [36] [37]

Eleições 2010[editar | editar código-fonte]

Entre março e abril, a emissora foi acusada de anunciar e exibir documentário local chamado "Um Brasileiro Chamado José", que narra a história do político José Sarney, em pleno ano eleitoral[13] [14] [15] [16] [17] [18] [19] (Ver Documentário "Um Brasileiro Chamado José").

Nas Eleições Estaduais de 2010, a emissora foi acusada pela oposição à esquema político liderado por José Sarney, por ter cedido pressões da Roseana Sarney para que não realize debate político que iria ser realizado para dia 12 de agosto, já que a emissora pertence à Família Ribeiro, liderado por Manoel Ribeiro (PTB) e é aliado ao Sarney. a denúncia foi feita pelo blogueiro e jornalista Lauro Jardim, da revista Veja.[41]

Demissões e Crise (Desde 2012)[editar | editar código-fonte]

Em 14 de janeiro de 2012, a jornalista Sirlan Sousa anunciou através de seu perfil no Facebook, que havia deixado a emissora juntamente com outros funcionários e a equipe de produção do telejornal Maranhão Urgente:

Cquote1.svg "Demissão de parte da minha equipe do jornalismo da TV Maranhense, o não pagamento do piso obrigatório para os funcionários e a falta de acerto financeiro comigo, fez com que eu me afastasse do programa Maranhão Urgente nos últimos dois dias" Cquote2.svg
Sirlan Sousa[21] [22]

Em meio a isso, alguns dias depois, surgiram novas informações sobre as demissões na emissora: o site Marrapá! afirmou que a direção da emissora estava descontente com as atitudes tomadas por Sirlan Sousa, que constantemente pedia melhorias nos equipamentos da emissora (que já estavam bastante ultrapassados), além de defender os seus funcionários, ganhando deles o apelido carinhoso de "Teresa Cristina" (em referência ao personagem de Christiane Torloni na telenovela Fina Estampa, da Rede Globo).

Segundo o blogueiro Décio Sá, um dia antes do anúncio de Sirlan no Facebook, na primeira reunião do ano entre os funcionários e os diretores da TV Maranhense, foram anunciadas várias demissões. Além da própria Sirlan Sousa e sua equipe de produção, foram demitidos também o editor Gil Porto, vários repórteres (entre eles Daniel Vale) e apresentadores (entre eles Rebeca Breder), cinegrafistas, motoristas (um foi demitido por se recusar a lavar o carro da emissora), além da suspensão de contatos publicitários. Os demitidos acusaram a TV Maranhense de não pagarem o piso da categoria que custava R$ 1.600,00. Além disso, Manoel Ribeiro negou que havia recebido um telefonema do diretor nacional de jornalismo da Rede Bandeirantes, Fernando Mitre, que reclamava dos problemas da emissora.[23]

Após as demissões do mês de janeiro, e no decorrer do ano, surgiram novos sinais de que se instalou grave crise na TV Maranhense:

  • No mês de abril, após cinco meses de inaugurado, o portal eMaranhense deixou de fornecer os vídeos dos programas e telejornais da TV Maranhense. Um mês depois, saiu do ar;
  • No mês de maio, a emissora anuncia a imprensa que irá adiar os testes para implantação do seu sinal digital, de junho de 2012 para 2013, alegando uma falta de recursos (mas depois adiou sem data definida).
  • Em julho, saiu do ar o Jogo Aberto Maranhão, apresentado às 12hs30min até 13 horas, que era apresentada pela Adriany de Paula.

Numa tentativa de reagir a crise, a emissora contratou em junho, o diretor Henrique Neto, na qual formou equipe para fazer produção de novos programas, formado pelo diretor Saulo Cavignac, o designer gráfigo e stylist JoJo Lobato, além de outros funcionários:[25]

  • Em 1º de setembro, lançou nova logomarca da emissora com "M" azul (antes era olho azul), vinhetas reformuladas, possuindo três versões: Bumba-meu-boi, azulejos e chitão (tecido usado nas fantasias de fofão do carnaval de São Luís), homenageando os 400 anos de São Luís.
  • Em 3 de setembro, começou ser exibido no horário das 14-15 horas, outro programa independente chamado de Ponto de Luz, quem produz é a Igreja Universal do Reino de Deus, provocando surpresa de muitos telespectadores, já que em nenhum momento, a emissora anunciou nos intervalos ou em publicações sobre esse aluguel. É a primeira vez que a emissora arrenda os seus horários para a igreja, que até então, essa igreja só alugava horários na TV Difusora e na TV Cidade. No entanto, o aluguel é visto como forma da emissora sair da crise, já que todos os programas independentes que foram exibidos nesse horário foram extintos nesse horário depois de fracrassarem na tanto em audiência e no faturamento.
  • Em 15 de setembro, estrearam os programas humorísticos 100 Noção (13h-13h30), Turbulência (17h-17h30) e a TV Kamaleao (após Brasil Urgente, às 18hs50min-19hs20min) que estava fora do ar na TV Cidade havia seis meses.
  • Em 17 de setembro, estreou Jogo Aberto Regional às 12hs30min, apresentada pela Adriany de Paula (que antes apresentava Jogo Aberto Maranhão), até então, era apresentado até 13 horas, versão da edição paulista do Jogo Aberto desde julho. No dia 13 de novembro, o programa muda nome para Jogo Aberto Maranhão, voltando com nome antigo, mantendo-se exibição às 11hs30min, retirando a palavra "Regional" e voltando com "Maranhão", mas a volta que deveria ser feita no dia anterior não ocorre devido aos problemas técnicos.
  • Em 1º de outubro, estreou o programa de variedades Drops Band, apresentado por Jéssica Ericeira. O programa era exibido de Segunda a Sexta, das 13h45 as 14h, e era reprisado das 18h35 às 18h50. Menos de um mês, o Drops Band, que tinha sua reprise exibida às 18h35 (passava a ser exibida às 16h45) e 15 minutos depois era exibido o Brasil Urgente.
  • Em 13 de outubro, estreou o programa de variedades Salto Alto, apresentado pela blogueira Daniele Bacelar.
  • Em 29 de outubro, estrearam dois novos programas policiais: às 6h30, Comando 190, apresentado por Rodolpho Oliveira; às 15h30, o Brasil Urgente Maranhão, versão local do Brasil Urgente, apresentado por Osvaldo Maia.
  • Em 12 de novembro, a grade diária sofre alterações: o Comando 190, que inicialmente era exibido das 7h30 as 8h, é transferido para às 13h30. O Drops Band, que era exibido das 13h30-45min, é transferido para às 7h30. O Brasil Urgente Maranhão passa a ser reprisado pela manhã, das 6h às 6h45, cortando a programação da Igreja Mundial exibida pela rede.

Apesar da reação inicial, porém a emissora perde fôlego nos últimos dias de 2012, quando em 10 de dezembro, após seis meses de trabalho, a equipe liderada por Henrique Neto deixa a emissora. Com saída, a emissora entrou novamente em crise:

  • Com a saída da equipe de Henrique Neto, as gravações dos programas independentes Drops Band, 100 Noção e Turbulência realizada pela equipe são suspensas de imediato, o que caracterizou a extinção destes programas pouco tempo depois.
  • Em janeiro de 2013, o programa Salto Alto, uns dos programas feitos pela equipe de Henrique Neto, deixou de ser exibido e a própria apresentadora, Daniele Bacelar, anunciou em intervalos comerciais da emissora durante o mês de janeiro, que ela mesma e a equipe entraram de férias, com a previsão de volta ao ar em fevereiro.
  • Em 28 de janeiro, estreou o programa independente esportivo Maranhão Esportivo, no lugar do Jogo Aberto Maranhão, que teve última edição no dia 25, apresentado por Fidelix Neto (o mesmo que apresenta programa Planet Gospel na TV).
  • Em fevereiro do mesmo ano, o comercial apresentado por Daniele Bacelar pela volta do programa não foi mais exibido pela emissora e o programa suspenso sem nenhum motivo. Somente no mês de março, é anunciado pela TV Cidade que a apresentadora e a sua equipe foram contratados para fazer parte do programa ChegAí, onde passariam a produzir quadro nos mesmos moldes do Salto Alto.
  • Em 26 de abril, foi levado ao ar pela última vez o Maranhão Esporte, e depois, saiu do ar sem nenhuma explicação. No decorrer do mês, foi divulgado por Fidelix Neto em seu Facebook que ele e sua equipe de produção acertaram com a TV Guará para a exibição do programa. Com isso, além da extinção do esportivo, o Planet Gospel na TV também foi extinto, porém este não foi transferido para a TV Guará. Após o fim das exibições do programa, o Maranhão Urgente, que antes era exibido das 13h00 às 13h30, ganhou mais meia-hora de duração: das 12h30 às 13h30.

Censura no Paço do Lumiar em 2012[editar | editar código-fonte]

Na noite do dia 23 de maio, a então prefeita da cidade de Paço do Lumiar, Bia Venâncio (expulsa do PDT, agora no PSD), acusada de estar envolvida em crimes de agiotagem com o então vereador Júnior do Mojó, foi reconduzida ao seu cargo e convocou coletiva de imprensa. Com isso, os jornalistas da cidade de Sâo Luís, tiveram que deslocar para a cidade de Paço do Lumiar, na região metropolitana. Ao chegar a sede da prefeitura, a equipe de jornalismo da TV Maranhense foi impedida pelos seguranças da prefeita de adentrar ao prédio da prefeitura.[24]

A atitude tomada pela prefeita declaradamente corrupta em relação a equipe da TV Maranhense foi repudiada por diversos jornalistas, foi vista pela imprensa como resposta as graves denúncias que emissora fazia desde 2010 (a prefeita Bia Venâncio e mais cinco dos sete vereadores de Paço do Lumiar são acusados de desvio de verbas que passavam de R$ 10.000.000,00, além de abandonar a cidade ao descaso, com ruas esburacadas, escolas e hospitais com a infra-estrutura deteriorada, prejudicando diretamente as cidades de São Luís, São José de Ribamar e Raposa, na região metropolitana), sendo que mesmo comportamento criminoso feito contra outras emissoras de TV e rádios da região noticiaram casos de corrupção.

Alguns jornalistas que foram chamados pelas diversas coletivas feitas por ela pra explicar a situação caótica do município e das diversas vezes que é afastada do cargo, a maioria se recusa a comparecer em protesto pelo tratamento feito por ela contra órgãos de imprensa (feito por seguranças ou partidários), gerando isolamento midiático dela mesma com outras emissoras de TV e rádio da região.

O então líder da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Thiago Arôso (PSD), em entrevista exclusiva ao blogueiro Clodoaldo Corrêa alegou que a TV Maranhense estava distorcendo os fatos e as informações que estavam sendo prestadas pela prefeita:[42]

Cquote1.svg "Eles tem clara tendência por ter um candidato e estão utilizando a televisão distorcendo as informações e o que colocamos. Não permitimos a entrada porque não temos interesse em divulgar algo a um órgão de imprensa que vai distorcer tudo da forma que é de seu interesse" Cquote2.svg
Tiago Arôso

No entanto, o próprio blogueiro Corrêa também fez crítica á truculência dos partidários a emissora, alegando que:

Cquote1.svg "[...] política e jornalismo não se misturam. Caso a prefeitura se sinta prejudicada pela forma como a TV tem colocado as matérias, que busque as vias legais para responder. A liberdade do trabalho da equipe foi ao local fazer a matéria não pode ser tolida por disputas políticas." Cquote2.svg
Clodoaldo Corrêa[42]

Após este fato de censura prévia e para evitar novos incidentes, a direção da emissora ordena toda equipe jornalística a nunca mais fazer ou conceder entrevistas aos políticos da cidade envolvidos com esquema de corrupção liderado pela prefeita, decidindo apenas mostrar a deterioração da cidade de Paço do Lumiar e da administração que a governava. Ao mesmo tempo, passou a conceder entrevistas apenas ao vice-prefeito Raimundo Filho e aos dois vereadores que não se envolveram nos esquemas de agiotagem e corrupção, que desde então, passaram a serem ameaçados de morte pelos que se envolveram.

Em 20 de setembro (faltando menos duas semanas para eleições municipais) a prefeita Bia Venâncio, o líder da Câmara Municipal Thiago Arôso, e os secretários Eduardo Castelo Branco, Morevi e Cineás foram presos pela Polícia Federal (PF) na Operação Allien. Eles foram acusados de desviaram cerca de R$ 15.000.000,00 em recursos do FUNDEB e do PNATE. Os acusados foram condenados pela Justiça a usar tornozeleiras eletrônicas, para que não se aproximassem novamente da Prefeitura de Paço do Lumiar. Além disso, os secretários de governo e a prefeita tiveram os seus mandatos cassados. O vice-prefeito Raimundo Filho, assumiu a prefeitura, tentando reorganizar a prefeitura saqueda pelos antigos administradores.[43]

A operação da PF repercutiu em todo o Brasil e influiu resultado na eleição municipal, pois naquele ano, pela primeira vez em 51 anos, a influente Família Arôso e seus aliados foram derrotados nas urnas na prefeitura na cidade de Paço do Lumiar. O candidato da Família Arôso, Gilberto Arôso (PSD), que foi prefeito de 2005 a 2009, perdeu com folga para o Prof. Josemar (PSDB), fato noticiado por vários meios de comunicação da cidade e do Maranhão, entre eles a TV Maranhense. Em 1º de janeiro de 2013, Raimundo Filho entregou cargo ao Josemar.

Programação[editar | editar código-fonte]

Além de retransmitir a programação nacional da Rede Bandeirantes, a TV Maranhense exibe os seguintes programas:

Programas[editar | editar código-fonte]

  • Maranhão Urgente: Telejornal, com Kim Lopes. De Segunda a Sexta, das 12h30 às 13h30;
  • Comando 190: Programa Policial, com Rodolpho Oliveira e Gil Souza. De Segunda a Sexta, das 13h30 às 14h00;
  • Brasil Urgente Maranhão: Jornalístico, com Osvaldo Maia. De Segunda a Sexta, das 16h50 às 17h30 (1ª edição) e das 18h50 às 19h20 (2ª edição);
  • Programa Gil Souza na TV: Programa de variedades, com Gil Souza. Sábados, das 10h00 às 11h00;

Independentes[editar | editar código-fonte]

  • Assembléia de Deus em Ação: Religioso, com o Pr. João Claúdio Monteiro. Sábados, das 7h00 às 8h00;
  • Vitória em Cristo: Produzido pela Assembléia de Deus Vitória em Cristo. Sábados, das 8h00 às 9h00;
  • Auto Shopping: Ofertas de automóveis, com Bruno Corrêa. Sábados, das 9h30 às 10h00;
  • Guia de Compras São Luís: Programa de anúncios, com Jedene Mello e Almir Júnior. Sábados, das 11h00 às 12h00;
  • Programa Syene na TV: Programa de colunismo social, com Syene Machado. Sábados, das 18h50 às 19h20.

Além da exibição desses programas, a emissora aluga seus horários para Igreja Universal do Reino de Deus, de Segunda a Sexta, das 14hs às 15hs; Sábados, das 9hs às 9hs30min; Domingos, das 9hs30min às 10hs15min.

Cobertura[editar | editar código-fonte]

Como a emissora não tem sinal de satélite ou enlaces de sinal de microondas, a cobertura da TV Maranhense se restringe aos municípios próximos a Região Metropolitana de São Luís, em raio de 80 km. Confira a lista abaixo:[44] [45]

Grande São Luís
Demais Municípios

Referências

  1. a b c d e f g h i j k l TV Maranhense. Página visitada em 08-04-2014.
  2. Consulta Entidades. 2013 (2013). Página visitada em 18-10-2013.
  3. Enquadramento das Emissoras de OM em FM. 2013 (2013). Página visitada em 10-04-2014. Página 10.
  4. MAIS UM ANO DE VIDA PARA QUEM JÁ NASCEU GRANDE. Gente e Negócios (27 de junho de 2004). Página visitada em 08-04-2014.
  5. Agência Folha (3 de março de 2002). Roseana diz que não se intimida. Folha de S. Paulo. Página visitada em 08-04-2014.
  6. a b Microondas (DISSE-ME-DISSE-ME-DISSE ["NOVOS RUMOS" e "MADRE DEUS")]. Jornal Pequeno (24 de abril de 2006). Página visitada em 08-04-2014.
  7. TELEVISÃO (Karlos Rogger em São Paulo). Jornal Pequeno (8 de maio de 2006). Página visitada em 08-04-2014.
  8. Microondas (MADRE DEUS). Jornal Pequeno (22 de maio de 2006). Página visitada em 08-04-2014.
  9. a b c d DISSE-ME-DISSE-DISSE-ME-DISSE (Telejornalismo). Jornal Pequeno (25 de setembro de 2006). Página visitada em 29-10-2012.
  10. Gerson Carlos Pereira Lindoso (2010 (presumível)). Religiões Maranhenses no Cenário Político: A trajetória de três pais-de-santo na Câmara Municipal de São Luís. PDF. Emcipe. Página visitada em 25-10-2012.
  11. Tambor de Mina no Maranhão e no Pará. PDF. UFMA. Página visitada em 29-10-2012.
  12. a b JOEL JACINTHO (25 de novembro de 2008). Microondas (LÍNGUA SOLTA). Jornal Pequeno. Página visitada em 10-04-2014.
  13. a b c d e f g h i j k l Décio Sá (13 de março de 2010). Band homenageará Sarney em documentário. Blog do Décio Sá. Página visitada em 05-02-2013.
  14. a b c d e f g h i j k Décio Sá (25 de abril de 2010). Documentário sobre Sarney estreia nesta segunda. Blog do Décio (Imirante.com). Página visitada em 10-04-2014.
  15. a b c d e f g h i j k Blog do Décio Sá (13 de março de 2010). Band estreia em abril documentário inédito sobre a biografia de Sarney. 180 Graus. Página visitada em 09-04-2014.
  16. a b c d e f g h i j k Blog do Décio Sá (13 de março de 2010). Band estreia em abril documentário inédito sobre a biografia de Sarney. 180 Graus. Página visitada em 10-04-2014.
  17. a b c d e f g h i j k l Um brasileiro chamado José. Gazeta da Ilha (25 de abril de 2010). Página visitada em 05-02-2013.
  18. a b c d e f g h i j k Décio Sá (Abril de 2010). TV Band exibe hoje documentário sobre a vida de Sarney. Veja aqui. Jus Brasil. Página visitada em 10-04-2014.
  19. a b c d e f g Por Redação (26 de abril de 2010, às 12h15). TV Band exibe hoje documentário sobre a vida de Sarney. Veja aqui. 180 Graus. Página visitada em 09-04-2014.
  20. a b 25 ano$ da TV Mirante. Jornal Pequeno (15 de abril de 2012). Página visitada em 11-10-2012.
  21. a b Ricardo Santos (14 de janeiro de 2012). no jornalismo maranhense Título não preenchido, favor adicionar. Blog do Ricardo Santos no Jornal Pequeno. Página visitada em 21-08-2012.
  22. a b Syrlan Sousa deixa a TV Maranhense. Veja aqui!!. Folha Maranhão (15 de haneiro de2012). Página visitada em 21-08-2012.
  23. a b c d e Décio Sá (14 de janeiro de 2012). A crise na TV de Manoel Ribeiro. Blog do Décio Sá. Página visitada em 21-08-2012.
  24. a b Clodoaldo Corrêa (24 de abril de 2012). Bia não permite equipe da TV Maranhense em sua coletiva. Blog do Clodoaldo Corrêa do O Imparcial. Página visitada em 21-08-2012.
  25. a b John Cutrim (8 de agosto de 2012). Nova TV Maranhense terá CQC, Pânico local, calouros e ainda Caveirão da Band. Blog do John Cutrim do Jornal Pequeno. Página visitada em 21-08-2012.
  26. Syene Machado (20 de setembro de 2013). PROGRAMA SYENE NA TV. Blog da Syene Machado. Página visitada em 23-04-2014.
  27. OSWALDO VIVIANI (24 de maio de 2009). José Sarney ‘escondeu’ da Justiça castelo em Portugal. Jornal Pequeno. Página visitada em 11-04-2014.
  28. Igor Gastal Grill (2010-2011). “ISMOS”, “ÍCONES” E INTÉRPRETES: AS LÓGICAS DAS “ETIQUETAGENS” NA POLÍTICA DE DOIS ESTADOS BRASILEIROS (MA E RS). 2011. Página visitada em 14-04-2014.. Página 200.
  29. Igor Gastal Grill (2010-2011). [www.mgconsultoria.com/wp-content/uploads/2014/03/Enquadramento-Emissoras.pdf “ISMOS”, “ÍCONES” E INTÉRPRETES: AS LÓGICAS DAS “ETIQUETAGENS” NA POLÍTICA DE DOIS ESTADOS BRASILEIROS (MA E RS)]. 2011. Página visitada em 14-04-2014.. Página 200.
  30. Ranier Bragon (20 de março de 2002). Maranhão transmite discurso de Sarney mas veta governista. Folha Online. Página visitada em 25-10-2012.
  31. a b c d e f Sérvulo Neves (4 de agosto de 2006). MPE/MA: Justiça Eleitoral multa apresentador de televisão. MPF-MA. Página visitada em 08-04-2014.
  32. a b c d e f MPF-MA (Agosto de 2006). TSE - Ministro mantém multa a apresentador de TV por propaganda antecipada favorável a Roseana Sarney. JusBrasil. Página visitada em 08-04-2014.
  33. a b c d e f TSE e Por Redação (3 de setembro de 2008, 8hs25min). Ministro mantém multa a apresentador de TV no Maranhão. html. 180 Graus. Página visitada em 10-04-2014.
  34. a b c d e f TSE e Por Redação (3 de setembro de 2008, 8hs25min). Ministro mantém multa a apresentador de TV no Maranhão. html. 180 Graus. Página visitada em 10-04-2014.
  35. a b c d e f Apresentador é multado por fazer propaganda para Roseana Sarney. html. 180 Graus (3 de setembro de 2008, 8hs25min). Página visitada em 10-04-2014.
  36. a b c d e f Conjur (3 de setembro de 2008, 8hs25min). Apresentador é multado por fazer propaganda para Roseana Sarney. html. JusBrasil. Página visitada em 10-04-2014.
  37. a b c d e f FolhaNews (3 de setembro de 2008, 11hs19min). TSE mantém multa a apresentador por propaganda antecipada de Roseana Sarney. html. UAI. Página visitada em 10-04-2014.
  38. a b c d e Diário Oficial Poder Judiciário. pdf. Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) (27 de novembro de 2006). Página visitada em 08-04-2014.. Páginas 113 e 114.
  39. a b c d Justiça eleitoral retira do ar programa de Jairzinho. Jornal Pequeno (23 de setembro de 2006). Página visitada em 29-10-2012. (Nota: Nome da emissora está errado, pois foi grafado como "TV Praia Grande").
  40. Sílvia Freire (18 de outubro de 2006). PT-MA provoca Lula e inaugura comitê de apoio a Jackson Lago. Folha Online. Página visitada em 29-10-2012. (Nota: Nome da emissora está errado, pois foi grafado como "TV Praia Grande").
  41. Lauro Jardim (11 de agosto de 2010, 17:08). Quase sem debate. Veja (Radar On Line). Página visitada em 29-10-2012.
  42. a b Clodoaldo Correa (27 de abril de 2012). “A TV Maranhense distorce nossas informações”. Blog do Clodoaldo Correa. Página visitada em 21-08-2012.
  43. Clodoaldo Corrêa (20 de setembro de 2012). Operação Allien: Bia e Thiago Aroso ficam de tornozeleira. Blog do Clodoaldo Corrêa (O Imparcial). Página visitada em 09-10-2012.
  44. Atlas de Cobertura. Jove Data. Página visitada em 06-02-2013.
  45. Atlas de cobertura. Rede Bandeirantes. Página visitada em 07-05-2013.
  46. Vários Autores (2008). Listando canais de São Luís (MA). Portal BSD. Página visitada em 11-07-2014.
  47. Vários Autores (2014). Listando canais de Paço do Lumiar (MA). Portal BSD. Página visitada em 11-07-2014.
  48. Vários Autores (2014). Listando canais de São José de Ribamar (MA). Portal BSD. Página visitada em 11-07-2014.
  49. Vários Autores (2014). Listando canais de Raposa (MA). Portal BSD. Página visitada em 11-07-2014.
  50. Moradores do município de Alcântara estão insatisfeitos com o prefeito da cidade. emaranhense (25 de março de 2014, às 11h56min). Página visitada em 16-04-2014.
  51. Vários Autores (2014). Listando canais de Alcântara (MA). Portal BSD. Página visitada em 11-07-2014.
  52. Vários Autores (2011). Listando canais de Axixá (MA). Portal BSD. Página visitada em 16-04-2014.
  53. Vários Autores (2014). Listando canais de Morros (MA). Portal BSD. Página visitada em 16-04-2014.
  54. Vários Autores (2011). Listando canais de Matinha (MA). Portal BSD. Página visitada em 16-04-2014.
  55. Vários Autores (2011). Listando canais de Rosário (MA). Portal BSD. Página visitada em 16-04-2014.
  56. Vários Autores (2011). Listando canais de Santa Rita (MA). Portal BSD. Página visitada em 16-04-2014.

Leituras Adicionais[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
TV Praia Grande
Canal 12 VHF de São Luís
Desde 2005
Sucedido por
No ar.