TV Minas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Minas
TV Minas Ltda.
Cidade de concessão Governador Valadares, MG
Canais
3 VHF analógico
Rede Rede Manchete
Fundação 1985
Extinção 31 de julho de 1987
Sucessora TV Leste
Prefixo ZYA 730
Cobertura Nordeste e Leste de Minas Gerais
Potência 2 kW

A TV Minas foi uma emissora de televisão brasileira instalada em Governador Valadares, no estado de Minas Gerais. A emissora era afiliada à Rede Manchete e sintonizada no canal 3 VHF. Entrou no ar em 1985 até ser extinta em 1987.

História[editar | editar código-fonte]

A outorga da primeira concessão como geradora de televisão em Governador Valadares e do Leste de Minas Gerais pelo governo federal se deu em 30 de agosto de 1983. Antes, todos os sinais de TVs em que a cidade de Governador Valadares eram recebidos por via repetidores terrestres das emissoras de Belo Horizonte. Entre as emissoras estavam a TV Globo Belo Horizonte, através do Canal 11, no ar desde 1979.

Após apresentação do projeto, Getúlio Miranda e Edson Gualberto formaram parceria para vencer a concorrência e conseguiram. Após vencerem a outorga de concessão, a futura emissora foi instalada em 1984 no 10º andar do Edifício Rio Branco, no centro da cidade (a primeira sede da emissora) e os equipamentos para TV foram comprados.

Em 26 de março de 1985, a emissora foi autorizada pelo Ministério das Comunicações para transferência de cotas (transferir os nomes de sócios da emissora) do Canal 3, através do Processo nº 29104.000597/84.[1]

As primeiras imagens de testes foram geradas na cidade, tendo entrado no ar em 1985 no Canal 3, retransmitindo a programação da Rede Manchete. A TV Minas tornou-se a primeira geradora de televisão de Governador Valadares e do Leste de Minas Gerais. Esta conquista para a região leste do Estado de Minas Gerais, particularmente para cidade, foi de grande importância.

Os equipamentos comprados e utilizados eram do sistema U-matic e o transmissor do Canal 3 tinha apenas 2 kW de potência. Porém, o sinal do Canal 3 alcançava além da cidade de Governador Valadares, os sinais chegavam inicialmente em outras cidades Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Teófilo Otoni, quando foram instaladas as antenas de retransmissão.

No mesmo ano de inauguração, a emissora tinha enlace (link) de imagem e som com a TV Manchete Belo Horizonte para retransmitir no leste do Estado, duas edições diárias de meia hora do Minas em Manchete: ao meio-dia e às 18hs30min.

Em 14 de outubro de 1986, a emissora foi autorizada pelo Ministério das Comunicações para substituir sistema irradiante (aumentar potência do transmissor) do Canal 3, através do Processo nº 51.703/80.[2]

Por falta de dedicação ao jornalismo local pela Manchete, em 1º de agosto de 1987, quando completava dois anos no ar, deixa de retransmitir a rede e passa a ser a 3ª afiliada da Rede Globo no interior de Minas Gerais, mudando nome no mesmo dia para TV Leste, que anos depois alterando a geração e captação U-matic para modernos equipamentos Sony Betacam (lançado naquele mesmo ano). Nessa época, a Globo contava com as emissora próprias de Belo Horizonte (1968) e Juiz de Fora (1980) e a afiliada TV Triângulo em Uberlândia (1971).

Referências

  1. Diário Oficial Diário Oficial da União (26 de março de 1985). Visitado em 27-01-2013.
  2. Diário Oficial Diário Oficial da União (14 de outubro de 1986). Visitado em 27-01-2013.
Precedido por
Emissora Inexistente.
Canal 3 VHF de Governador Valadares
1985 - 1987
Sucedido por
TV Leste
  1. Portal BSD. Canais de Coronel Fabriciano - MG. Visitado em 29 de janeiro de 2013. Cópia arquivada em 29 de janeiro de 2013.