TV Pajuçara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros.
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário.
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{spam}}, regra n° 6 da eliminação rápida.
TV Pajuçara
TV Pajuçara Ltda.
TV Pajuçara
Cidade de concessão Maceió, AL
Canais
11 analógico
43 digital
Outros canais 6 - Murici
33 - Penedo
9 - Matriz de Camaragibe
43 - União dos Palmares
45 - Santana do Ipanema
49 - Água Branca
Slogan Do Jeito da Nossa Gente
Pajuçara: Uma TV Aberta Para O Novo
Rede Rede Record
Fundação 1992 (23 anos)
Prefixo ZYA 222
Cobertura  Alagoas
Redes anteriores TV Cidade Alta (nome provisório adotado em 1992 já com afiliação ao SBT)
Potência 5,8 kW
Página oficial http://pajucara.tudonahora.com.br/

A TV Pajuçara é uma emissora de televisão brasileira situdada em Maceió, em Alagoas. É afiliada à Rede Record.

História[editar | editar código-fonte]

A emissora, que faz parte do Pajuçara Sistema de Comunicação, foi criada em 1992, como afiliada do SBT. A TV Pajuçara sempre buscou uma programação variada, baseada em entretenimento e jornalismo. A TV também expandiu seu sinal, num arrojado processo de interiorização, alcançando 98% dos lares alagoanos.

2006[editar | editar código-fonte]

A partir de 23 de julho de 2006 a TV Pajuçara passou a transmitir a programação nacional da Rede Record, integrando sua grade de programação com uma linha de produtos diversificada e de reconhecido padrão de qualidade desenvolvido pela Rede Record.

O motivo pela mudança para nova rede é por conta da falta de dedicação do jornalismo pelo SBT e as constantes mudanças de horários, que lhe prejudicaram a programação, levando a emissora a decidir não renovar o contrato que vencia em julho, quando a emissora se afiliou à Record.

Em 2006, a emissora intensificou sua atuação no interior, com a chegada da Rádio 101,9 FM e a TV Pajuçara Agreste-Sertão (canal 9), todos situados em Arapiraca. A emissora de TV produz programas locais, tornando-se nova afiliada da Record.

Em 18 de janeiro de 2009, a emissora inaugura uma repetidora no município de Murici, cerca de 50 km de Maceió. A repetidora recebe o sinal pelo satélite, a qual a emissora tem pelo satélite, até então a emissora fazia transmissão através de microondas.[1]

2011 (Janeiro-Fevereiro)[editar | editar código-fonte]

No início de 2011 a TV Pajuçara inovou mais uma vez e criou o Pajuçara Cidadania, que era exibido uma vez ao mês da seguinte maneira: na última Sexta-Feira do mês o Programa Fique Alerta dá espaço para o Pajuçara Cidadania, que era apresentado fora dos estúdios, cada vez em um bairro diferente de maceió. A 1ª versão foi no Benedito Bentes e a 2ª no Jacintinho. O programa levou à população local serviços comunitários, além de diversão, apresentadores de outros programas e muitas atrações diferentes.

No dia 23, Carlos Moreira, esposo da apresentadora do Pajuçara Manhã, Amanda Gromboni, pediu demissão, o jornalista foi contratado pela PSCOM em meados de julho de 2010 e desde então deu mais credibilidade ainda ao jornalismo da emissora, para substitui-lo foi contratado o então repórter, Thiago Correia, que tinha acabado de sair da TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Rede Globo, após ter negociado sua ida para o (PSCOM).

Dois programas saíram da grade de programação: "Pajuçara Esporte", apresentado por Edson Moura, agora substituído pelo "Pajuçara Esporte Clube" que é exibido diariamente após o "Fique Alerta", e o "Com Estilo", que era apresentado por James Silver, a TV Pajuçara não tinham mais o horário nobre disponível para exibir o "Com Estilo".

Março[editar | editar código-fonte]

No dia 17, a programação foi alterada nos dias de sábado, o único programa automotivo da TV aberta de Alagoas ficou ainda mais completo, o "Pajuçara Auto" passou de 15 para 30 minutos de duração e em novo horário às 11h da manhã. Atualmente, o programa é exibido às 12h00.

Também no dia 17, estreou um novo programa esportivo o "Esporte Campeão", que passou a integrar a programação da TV Pajuçara aos sábados, apresentado por Eduardo Canuto, o apresentador informou o diferencial do programa: “O nosso diferencial é dar oportunidade aos atletas que não têm espaço. Muitos atletas tem dificuldades de reconhecimento. O esporte amador vai ser mais profissional do que nunca”.

O programa que já foi exibido na TV por assinatura, BigTV, e também na TV Alagoas (SBT), agora será exibido na TV Pajuçara (Record), o apresentador do programa, vereador e ex-atleta Eduardo Canuto, que já foi atleta da modalidade de luta full-contact, se mostrou muito empolgado com a nova casa. Disse ele: “É um prazer para mim dar continuidade a esse projeto tão importante no cenário esportivo alagoano. Essa parceria com a TV Pajuçara Record só valoriza o nosso programa, e principalmente o esporte de Alagoas”.

O programa Casa & Negócio da TV Pajuçara, pioneiro em HDTV no estado, votou à grade da emissora em novo horário. Segundo informações divulgadas no TNH, portal de notícias da emissora, o programa passa a ser transmitido diariamente de segunda à sexta em dois horários diferentes.

Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM)[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos anos, em busca de novos horizontes e de conquistar um número cada vez maior de alagoanos, outras empresas se integraram, a exemplo da 103 FM e do Pajuçara Eventos. Surgiu então o Pajuçara Sistema de Comunicação, um grupo de empresas com espaço destacado nas comunicações do Estado de Alagoas.

Acompanhando o perfil do público da TV Pajuçara, a rádio 103 FM focou como alvo os ouvintes que gostam das músicas que sempre estão nas listas das mais ouvidas. A música regional e os artistas alagoanos têm espaço garantido na programação, além do maior espaço dedicado ao jornalismo.

O Pajuçara Eventos é responsável por eventos de grande importância como o Prêmio Guerreiros da Criação, MaxiMídia Sat e o Pajuçara Management, que desde 2002 traz para Alagoas os melhores palestrantes na área de management do País.

Na televisão, a maioria de seu casting de profissionais é formado por jornalistas, a exemplo dos apresentadores, Gilka Mafra, Ricardo Mota, Mauro Wedekin, Oscar de Melo e Gernand Lopes. Nas reportagens, o quadro de repórteres é composto por Thiago Correia, Lucas Malafaia, Arthur Gama, Kelly Cordeiro e Leandro Melo, entre outros.

Em 2006, o Pajuçara Sistema de Comunicação intensificou sua atuação no interior de Alagoas com a chegada da Rádio 101,9 FM e a TV Pajuçara Agreste-Sertão (canal 9), todos situados em Arapiraca. A emissora de TV produz programas locais, tornando-se nova afiliada da Record.

TNH1 TV

Em 2012, o Pajuçara Sistema de Comunicação lança o TNH1 TV, um canal de notícias, Variedades. No canal 26 da NET Maceió. Com os Programas: Ricardo Mota entrevista com Ricardo Mota, TNH1 Notícias com Miguel Torres, Le Mousse com Kaká Marinho, Forró da Gente com Humberto Maia, etc. No dia 04 de fevereiro de 2015, três anos após ser lançado, o TNH1 TV deixa de ser canal por assinatura, sai da grade da NET Maceió e passa a ser hotsite no portal TNH1.

  • Na TV, no rádio e na internet, o melhor e mais completo conteúdo produzido em Alagoas. O jornalismo mais premiado. Os perfis mais influentes do estado. Líder de audiência em redes sociais. Pajuçara Sistema de Comunicação - PSCOM. Prepare-se e #ChegueJunto!

2014 (Novembro-Dezembro)[editar | editar código-fonte]

Em novembro, a jornalista Rachel Amorim, que apresentava o Jornal da Pajuçara Noite ao lado de Mauro Wedekin, deixa a TV Pajuçara e volta à TV Alagoas (SBT).

Gilka Mafra, considerada a melhor apresentadora/jornalista do estado, deixa a TV Gazeta (Globo), depois de 16 anos de emissora, e assina com a TV Pajuçara. Fortalecendo ainda mais o jornalismo produzido pelo (PSCOM) em Alagoas.

Campeonato Alagoano de Futebol (2007-2014)[editar | editar código-fonte]

Após 7 anos de parceria com a Federação Alagoana de Futebol (FAF), a TV Pajuçara, emissora pioneira na transmissão do campeonato estadual, transmitido desde 2008, perde os direitos de exibição do Campeonato Alagoano de Futebol na TV. Sem qualquer aviso prévio, no dia 19 de dezembro, a (FAF) quebra acordo que permitiria a transmissão até 2015, como informou a própria TV Pajuçara (em Novembro de 2014). Na manhã do mesmo dia, o portal (Gazetaweb) da Organização Arnon de Mello (OAM), informou que a TV Gazeta passaria a transmitir o campeonato com exclusividade em TV aberta. No fim de noite do dia 19 de dezembro, o (PSCOM), através do portal TNH1, divulga nota se posicionando em relação a tudo isso, ( leia a Nota Oficial ), a TV Pajuçara expôs sua indignação ao que foi feito pela (FAF), que de maneira suspeita, desrespeitosa e de forma inesperada, vende a transmissão do futebol pra TV Gazeta de Alagoas, através de acordo feito com a (OAM).

  • Há quem diga, que a TV Gazeta apenas quis se vingar da concorrente, pelo fato da TV Pajuçara ter tirado dela, sua principal apresentadora, a jornalista Gilka Mafra.

Programação[editar | editar código-fonte]

A TV Pajuçara segue normalmente a programação da Rede Record gerada para os estados que seguem o mesmo Horário de Brasília. Porém, na vigência do Horário Brasileiro de Verão no Centro-Sul do Brasil, a emissora adere a programação da Rede Fuso.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]