TV Record Goiás

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TV Record Goiânia)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
TV Record Goiás
Televisão Goyá Ltda.
Logotipo da emissora
Tipo Emissora abertura de televisão
País  Brasil
Fundação 5 de junho de 1994 (20 anos)
por Central Record de Comunicação
Pertence a Central Record de Comunicação
Proprietário Edir Macedo Bezerra
Cidade de origem Goiás Goiânia, GO
Sede Bandeira de Goiânia.svg Goiânia, GO
Avenida T-9/Rua T-30, 1302 - Setor Bueno
Estúdios Os estúdios da emissora jornalística está situado na avenida T-9 com a T-30 em Goiânia, GO. E também, a emissora possui estúdios jornalísticos na cidade de Jataí, GO, onde está localizada a sua filial, TV Sucesso.
Slogan Se tem Goiás, tem Record no ar (local)
Se tem Brasil, tem Record no ar (rede)
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Audiência 5,5 Pontos (Média de 2013)

(no Painel Nacional da Televisão)

Afiliações Rede Record
Cobertura 34% de Goiás
Nome(s) anteriore(s) TV Rádio Clube, TV Goiânia, TV Goyá
Página oficial Record Goiás
Portal R7
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
4, 5 Itumbiara,45 Anápolis,21 Jataí e 33 Rio Verde
Digital
18
Disponibilidade por cabo
NET Goiânia
16
NET Anápolis
18

TV Record Goiás ou Record Goiânia é uma emissora de televisão brasileira com sede na cidade de Goiânia, GO. É uma emissora própria da Rede Record, e retransmite seu sinal através do canal 4 VHF para sua área de cobertura.

História[editar | editar código-fonte]

A Record Goiás foi fundada em 1961 sob o nome de TV Rádio Clube, canal 03 (hoje canal 04), retransmitindo programas da extinta TV Tupi e produzindo alguns programas como as tradicionais mesas-redondas de futebol. Pertencia aos Diários Associados, e foi uma das principais afiliadas da Rede Tupi até sua falência em 1980.

Após a falência da Tupi, a TV Rádio Clube passou por período de ostracismo até o final dos anos 80, quando foi adquirida pela Igreja Universal e passou a ser a TV Record Goiânia, que tem uma programação local ainda restrita, sendo o principal programa o "Goiânia Urgente", um jornal policial e populista (é um dos programas a mais tempo no ar da TV em Goiás).

A Record Goiás hoje está presente na maioria dos municípios goianos, e sua posição no IBOPE oscila de 2º e 3º lugares. Sua sede fica agora na Avenida T-9 com a Rua T-30 no Setor Bueno.

Surgiu em 1994, com a compra da TV Goyá pela Rede Record. Uma das primeiras medidas adotadas pela nova direção da emissora foi a mudança da sede, da rua 1114, na Serrinha, onde hoje está instalada a TV Goiânia, para a rua 19, Setor Oeste, no Edifício Business Center.

A programação local da emissora também foi reformulada, e apenas o Goiânia Urgente foi mantido, e além disso foi lançado o telejornal "Informe Goiás", que depois foi extinto e retomado em 2004, sendo extinto novamente em 2007. O GU, como ficou conhecido o programa policial "Goiânia Urgente" foi extinto em 2008.

Aos poucos, a emissora vai instalando retransmissoras nas cidades do interior e digitalizando sua estrutura. A partir de 2006, a Rede Record começou uma reformulação em suas emissoras próprias, até então pouco valorizadas, e na filial goianiense investiu em novos equipamentos, de última geração, cancelou os programas da IURD no horário do almoço e estreou novos programas no dia 5 de junho de 2007: Goiás no Ar (Exibido pela Record Internacional), Esporte Record Goiás, Tudo a Ver Goiás e Goiás Record.

Em 17 de novembro de 2009, começou os testes para implantar o sinal em alta definição, captado pelo canal 18 UHF na Grande Goiânia, que em 18 de novembro, foi destaque no Jornal da Record.[1]

No dia 19 de novembro, a emissora inicia sua transmissão digital sendo a segunda emissora em Goiás a entrar no novo sistema de televisão e também inaugurou sua nova newsroom.[2]

Por conta de seus índices de audiência, em muitos horários incomodando a TV Anhanguera, a emissora está recebendo pesados investimentos por parte da matriz, que pretende utilizar o know-how adquirido na filial da capital do estado de Goiás em sua disputa de audiência com a Rede Globo.

O ex-presidente do Comitê Artístico, Mafran Dutra, veio para assumir a diretoria-executiva, responsável pelo processo, porém no dia 22 de junho de 2011 o mesmo foi deslocado para a superintendência de programação da rede de Edir Macedo, cedendo lugar para Luciano Ribeiro Neto, ex-diretor executivo da Record News.[3]

No dia 20 de junho de 2011, foi anunciada a aquisição da nova sede, na avenida T-9 com a rua T-30, onde era o Espaço Ambientar da Consciente Construtora e Bambuí Imóveis. E foi inaugurada dia 5 de junho de 2014.

Programação[editar | editar código-fonte]

  • GO Direto da Redação, telejornal com Fernanda Aracanjo;
  • Goiás no Ar, telejornal com Alysson Lima;
  • Balanço Geral GO, telejornal com Oloares Ferreira;
  • Goiás Record, telejornal com Silvye Alves e Carlos Magno;
  • Esporte Record Goiás, programa esportivo com Claúdio Silvério (integrado ao Goiás no Ar).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
TV Goyá
Canal 4 VHF de Goiânia
1994 - Atual
Sucedido por
TV Record Goiás
  1. Sinal em alta definição da Record chega à Goiás (GO), Jornal da Record, 18 de novembro de 2009
  2. Record Goiás lança sinal digital e inaugura newsroom nesta quarta
  3. Mafran Dutra reassume programação da Record; Luciano Ribeiro Neves vai para a Record Goiás Tela Viva. Página visitada em 22 de junho de 2011.