TV Anhanguera Luziânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TV Rio Vermelho)
TV Anhanguera
TV Luziânia Ltda.
TV Anhanguera Luziânia
Rua Padre Primo, 100 - Centro
Tipo Comercial
Cidade de concessão Luziânia, GO
Canais Digital: 16 UHF
Virtual: 22 PSIP
Outros canais Analógico:
22 UHF (1995-2016)
Slogan O bom da vida é te ver
Rede TV Globo
Pertence a Rede Anhanguera
Proprietário(s) Grupo Jaime Câmara
Presidente Cristiano Roriz Câmara
Fundação 1995 (29 anos)
Prefixo ZYA 579
Nome(s) anterior(es) TV Rio Vermelho (1995-2012)
Cobertura Microrregião do Entorno do Distrito Federal
Página oficial http://www.redeanhanguera.com.br/

TV Anhanguera Luziânia é uma emissora de televisão brasileira sediada em Luziânia, cidade do estado de Goiás. Opera no canal 22 (16 UHF digital) e é afiliada à TV Globo. Pertence à Rede Anhanguera, uma das redes de transmissão regionais da Rede Anhanguera em Goiás, que tem a central localizada em Goiânia.

História[editar | editar código-fonte]

Foi inaugurada em 1995, sendo a quarta emissora de televisão da Grupo Jaime Câmara no interior de Goiás. Antes de sua operação, o sinal da Globo era de responsabilidade da TV Globo Brasília. Sua área de cobertura abrange o Entorno do Distrito Federal.

O sinal digital, através do canal 16 UHF, foi inaugurado no dia 2 de agosto de 2010, em uma solenidade na sede da OJC em Palmas. No mesmo evento, o grupo inaugurou os sinais digitais das TVs Anhanguera da capital do Tocantins e de Anápolis.

No dia 24 de outubro de 2012, a Rede Anhanguera lançou a nova logomarca, com traços semelhantes aos da TV Globo. Na ocasião, todas as emissoras da rede no interior de Goiás seguiram o exemplo das emissoras tocantinenses (Araguaína, Gurupi e Palmas) e da emissora da capital Goiânia, passando a adotar o nome TV Anhanguera.[1]

Jornalismo[editar | editar código-fonte]

O departamento de jornalismo da emissora produz a edição do JA1, de segunda a sexta, na íntegra, porém aos sábados, retransmite as duas edições do mesmo, geradas da central estadual em Goiânia. O responsável pelo departamento é o jornalista Giliardy Freitas e conta ainda com os repórteres: Camila Castro, Danilo Moreira e Naiara Santos.

Retransmissoras[editar | editar código-fonte]

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
22.1 16 UHF 1080i Programação principal da TV Anhanguera Luziânia / Globo
Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Anhanguera Luziânia, bem como as outras emissoras do Entorno do Distrito Federal, cessou suas transmissões pelo canal 22 UHF em 26 de outubro de 2016, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[2]

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]