TV Rondônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Rondônia
Rádio TV do Amazonas Ltda.
Porto Velho, Rondônia
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais
04 VHF analógico
14 UHF e 4.1 Virtual digital
Sede Bandeira de Porto Velho.svg Porto Velho, RO
Rua Miguel Chakian, 777/Avenida Governador Jorge Teixeira, 546 - Nova Porto Velho
Slogan Sempre com você
Rede Rede Amazônica (Globo)
Fundador Phelippe Arce Daou
Pertence a Rede Amazônica
Proprietário Phelippe Arce Daou
Presidente Phelippe Arce Daou
CNPJ 04.387.825/0001-61
Fundação 13 de setembro de 1974 (40 anos)
Prefixo ZYB 590
Cobertura Estado de Rondônia
Redes anteriores TV Record e Rede Tupi (REI) (1974-1975)
Rede Bandeirantes (1975-1986)
Potência 5 kW
Página oficial Rede Amazônica

TV Rondônia é uma emissora de televisão brasileira sediada em Porto Velho, capital do estado de Rondônia. Opera nos canais 4 VHF e 14 UHF digital e é afiliada da Rede Globo. A emissora faz parte da Rede Amazônica, um complexo de emissoras de rádio e televisão espalhadas pelo norte brasileiro (exceto nos estados do Pará e Tocantins), de propriedade do empresário Phelippe Daou.

Até o ano de 2008, a emissora seguia normalmente a programação gerada pela Rede Globo das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, devido as novas regras de classificação indicativa do Ministério Público, a Rede Globo passou a gerar um sinal alternativo para as emissoras com o fuso horário em uma hora a menos em relação ao horário de Brasília (Rede Fuso). Durante os domingos, a programação da Rede Globo é exibida em tempo real, devido ao fato dos programas desse dia terem classificação DJCTQ - L.svg ou DJCTQ - 10.svg.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundada em 13 de setembro de 1974, pelo jornalista Phelippe Daou, proprietário da Rede Amazônica, que tem sua sede em Manaus, AM. Desde sua fundação a TV Rondônia teve apoio financeiro decisivo do Governo de Rondônia e da Prefeitura de Porto Velho para sua manutenção como importante veículo de informação e entretenimento para a população da capital rondoniense. A instalação da emissora, tanto na capital como em outros municípios rondonienses, só foi viabilizada como resultado de contratos firmados entre a Rede Amazônica e o Poder Executivo, o que permitiu ao empresário consolidar e expandir rapidamente seu projeto de comunicação para a região.

Em 2010 houve a estadualização[1] dos sinais das emissoras da Rede Amazônica em seus respectivos estados, o que significa que cada emissora em seu estado de origem envia a programação local para seus próprios municípios (antes as emissoras do interior dos estados cobertos pela Rede Amazônica recebiam a programação originada pela TV Amazonas, de Manaus). Com isso, a TV Rondônia ganhou um sinal de satélite próprio no BrasilSat B4 para essa finalidade.

Em 1 de junho de 2012 a emissora ganha uma página para divulgação de suas matérias jornalísticas no Portal G1, das Organizações Globo. A página pode ser acessada através do endereço g1.globo.com/ro/rondonia.

Em 21 de julho de 2012 é lançado oficialmente o sinal digital em HDTV para a cidade de Porto Velho. Nessa mesma data, a emissora reinaugura seu prédio (que passou por reformas durante o período de implantação do sinal digital) e estreia novos cenários para seus telejornais, ganhando o mesmo formato do Jornal do Amazonas e de outros telejornais da Rede Globo, de forma a se aproximar de seus telespectadores.

Em 3 de janeiro de 2015, a TV Rondônia e todas as emissoras da Rede Amazônica deixam de utilizar o nome de suas filiais, passando a utilizar apenas a nomenclatura da rede. O objetivo disto é integrar todas as emissoras, de forma a fortalecer a marca e padronizar a qualidade da programação. Com a unificação da marca, as emissoras da Rede Amazônica deixam de utilizar seu nomes próprios nas vinhetas e na divulgação dos seus programas, sem no entanto mudar de nome.

Programação[editar | editar código-fonte]

Além de retransmitir a programação nacional da Rede Globo, a Rede Amazônica produz os seguintes programas:

  • Bom Dia Amazônia
  • Amazonas TV
  • Globo Esporte RO
  • Jornal de Rondônia
  • Amazônia Repórter
  • Amazônia em Revista
  • Zappeando
  • Amazônia Rural
  • Rondônia Notícia

A programação da Rede Globo é exibida pela TV Rondônia com uma hora de atraso em relação ao horário de Brasília, devido ao fato da programação ter de se adequar as regras de classificação indicativa impostas pelo Ministério Público, em função do fuso horário (Rede Fuso). Apenas aos domingos a programação da emissora é exibida em tempo real, devido ao fato dos programas desses dias terem em sua maioria classificação DJCTQ - L.svg ou DJCTQ - 10.svg.

Cobertura[editar | editar código-fonte]

As estações do interior do estado, ao invés de serem identificadas tradicionalmente pelo próprio nome da emissora/cabeça de rede, como ocorre com a maioria das emissoras de outros estados brasileiros (exemplo: TV Rondônia - Cacoal), são identificadas apenas pelo nome do município onde estão localizadas (por exemplo, TV Cacoal, TV Jaru)

Emissoras[editar | editar código-fonte]

Repetidoras mistas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]