TV Rondônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Rondônia
Rádio TV do Amazonas Ltda.
Av. Governador Jorge Teixeira, 546
Cidade de concessão Porto Velho, RO
Canais
4 analógico
14 em implantação digital
Rede Rede Globo
Proprietário Phelippe Daou
Fundação 13 de setembro de 1974 (40 anos)
Prefixo ZYB 590
Cobertura Estado de Rondônia
Página oficial http://g1.globo.com/ro/rondonia/

TV Rondônia é uma emissora de televisão brasileira com sede em Porto Velho, RO. Transmite para sua região de cobertura a programação da Rede Globo, além de gerar programas locais. Opera no canal 4 VHF.

A emissora recebe o sinal da Rede Fuso devido a diferença de 1 hora em relação ao horário de Brasília.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundada em 13 de setembro de 1974, pelo jornalista Phelippe Daou, proprietário da Rede Amazônica, que tem sua sede em Manaus, AM. Desde sua fundação a TV Rondônia teve apoio financeiro decisivo do Governo de Rondônia e da Prefeitura de Porto Velho para sua manutenção como importante veículo de informação e entretenimento para a população da capital rondoniense. A instalação da emissora, tanto na capital como em outros municípios rondonienses, só foi viabilizada como resultado de contratos firmados entre a Rede Amazônica e o Poder Executivo, o que permitiu ao empresário consolidar e expandir rapidamente seu projeto de comunicação para a região.

Em 2010 houve a estadualização[1] dos sinais das emissoras da Rede Amazônica em seus respectivos estados, o que significa que cada emissora em seu estado de origem envia a programação local para seus próprios municípios (antes as emissoras do interior dos estados cobertos pela Rede Amazônica recebiam a programação originada pela TV Amazonas, de Manaus). Com isso, a TV Rondônia ganhou um sinal de satélite próprio no BrasilSat B4 para essa finalidade.

Em 1 de junho de 2012 a emissora ganha uma página para divulgação de suas matérias jornalísticas no Portal G1, das Organizações Globo. A página pode ser acessada através do endereço g1.globo.com/ro/rondonia.

Em 21 de julho de 2012 é lançado oficialmente o sinal digital em HDTV para a cidade de Porto Velho. Nessa mesma data, a emissora reinaugura seu prédio (que passou por reformas durante o período de implantação do sinal digital) e estreia novos cenários para seus telejornais, ganhando o mesmo formato do Jornal do Amazonas e de outros telejornais da Rede Globo, de forma a se aproximar de seus telespectadores.

Programação [2] [editar | editar código-fonte]

Os programas Zappeando e Amazônia Rural são produzidos pelo canal AmazonSat, da Rede Amazônica, em Manaus. Apesar do nome, o telejornal Bom Dia Amazônia é produzido e gerado por cada emissora da Rede Amazônica para seus respectivos estados, deixando de ser transmitido em rede regional desde 2009. O antigo AmazôniaTV foi extinto em 01 de abril de 2013, passando a se chamar RondôniaTV. O Amazônia em Revista é produzido e gerado por cada emissora da Rede Amazônica para seus estados desde 2013. O Viagens pela Amazônia foi substituído pelo Amazônia Repórter, produzido e exibido em rede regional.

Além dessa grade fixa, a emissora também gera os boletins Jornal 24 horas e Rondônia Serviço durante os intervalos da programação nacional.

Cobertura[editar | editar código-fonte]

As estações do interior do estado, ao invés de serem identificadas tradicionalmente pelo próprio nome da emissora/cabeça de rede, como ocorre com a maioria das emissoras de outros estados brasileiros (exemplo: TV Rondônia - Cacoal), são identificadas apenas pelo nome do município onde estão localizadas (por exemplo, TV Cacoal, TV Jaru)

Emissoras[editar | editar código-fonte]

Repetidoras Mistas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

==

Referências

==