SBT Rio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TV Studios)
SBT Rio
TVSBT Canal 11 do Rio de Janeiro Ltda.
SBT Rio
Rio de Janeiro, RJ
Brasil
Tipo Comercial
Canais Digital: 24 UHF
Virtual: 11 PSIP
Outros canais 11 (Oi TV)
9 / 409 HD (Sky)
23 / 511 HD (Claro TV)
514 (Vivo TV)
Analógico:
11 VHF (1976-2017)
Sede Rio de Janeiro, RJ
Slogan Conecta o Rio com você
Rede SBT
Rede(s) anterior(es) TVS-Record (1976-1981)
Fundador(es) Silvio Santos
Pertence a Grupo Silvio Santos
Proprietário(s) Silvio Santos
Presidente Renata Abravanel
Fundação 14 de maio de 1976 (47 anos)
Prefixo ZYB 512
Nome(s) anterior(es) TVS Rio de Janeiro (1976-1990)
SBT Rio de Janeiro (1990-2012)
Cobertura
Coord. do transmissor 22° 56' 59.4" S 43° 13' 46.6" O
Potência 8,5 kW
Agência reguladora ANATEL
Informação de licença
CDB
PDF
Página oficial www.sbt.com.br/riodejaneiro/home

SBT Rio é uma emissora de televisão brasileira instalada na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo. Opera no canal 11 (24 UHF digital) e é uma emissora própria do SBT. A emissora mantém suas instalações localizadas no Centro Empresarial Charles de Gaulle, na região do Castelo, centro do Rio de Janeiro, nos arredores do Aeroporto Santos Dumont, e seus transmissores estão no topo do Morro do Sumaré, no bairro do Rio Comprido.

A emissora entrou no ar em 14 de maio de 1976, com o nome de TVS, sendo a primeira concessão de TV adquirida pelo empresário e apresentador Silvio Santos. Inicialmente, operava de maneira conjunta com a TV Record de São Paulo, esta que tinha 50% do controle acionário pertencente a Silvio.[1][2][3] A partir de 1981, passou a ser uma das emissoras do Sistema Brasileiro de Televisão.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1975, o humorista Manuel de Nóbrega convence o empresário e apresentador Silvio Santos a participar de uma licitação do Governo Federal para a concessão do canal 11 VHF do Rio de Janeiro, licitação essa que foi vencida pelo empresário, e a primeira concessão de TV cedida a um artista de televisão. No mesmo ano, a futura emissora adquire um antigo galpão frigorífico localizado na Rua General Padilha, 134, em São Cristóvão, onde foram montados os primeiros estúdios do canal 11. No ano seguinte, Silvio participa de um leilão da massa falida da TV Continental, arrematando o antigo sistema irradiante da emissora. Apesar de baseada no Rio de Janeiro, suas instalações principais ficariam localizadas em São Paulo, onde o Grupo Silvio Santos mantinha os Estúdios Silvio Santos, um complexo de 4.000 m² que pertenceu a extinta TV Excelsior no bairro da Vila Guilherme, além do Teatro Manuel de Nóbrega, na Pompeia, onde Silvio fazia seus programas. O nome deste último foi dado em homenagem ao humorista, que faleceu em 17 de março de 1976, durante os preparativos para a inauguração da TVS, e seria seu futuro diretor, fazendo com que Silvio entregasse o cargo para Luciano Callegari. Ao todo, foram investidos pelo menos 60 milhões de cruzeiros na futura emissora.

Logotipos da TVS. Boa parte de sua programação visual foi integralmente baseada na WPIX de Nova York, enquanto o primeiro logotipo era o mesmo da WBAL-TV de Baltimore.[4]

A TVS (abreviação para TV Studios, ou TV Studios Silvio Santos) foi inaugurada na noite do dia 14 de maio de 1976, às 21h. De início, além de atrações comandadas pelo próprio Silvio Santos e outros apresentadores, a programação da emissora, que ia ao ar diariamente de 18h até meia-noite era composta por várias séries, desenhos animados e filmes, que eram exaustivamente exibidos mais de uma vez ao dia para preencher os horários. Somente em 1.º de junho de 1977, começou a haver uma diversificação da grade, através da exibição de telenovelas, pequenos telejornais e outras atrações. Nesse mesmo dia, a TVS inaugurou uma nova torre e transmissor, com potência efetiva de 270 kW, que ampliou a qualidade do sinal e de sua cobertura.[5]

Em 1978, o Teatro Manuel de Nóbrega sofre um incêndio em São Paulo, fazendo com que Silvio Santos transferisse a produção do Programa Silvio Santos para o local onde funcionava o antigo Cine Sol, no bairro do Carandiru. Em 1979, a TVS compra o antigo Cine Fluminense, em frente ao Campo de São Cristóvão, que após uma série de reformas, foi adaptado para televisão e inaugurado em 1982, servindo também para abrigar a TV Record. O antigo galpão da Rua General Padilha continuou abrigando a TVS até o fim dos anos 80, quando passou a pertencer exclusivamente ao canal 9.

Com o fim da Rede Tupi, as emissoras que se salvaram da cassação acabaram se afiliando à TVS. Para cuidar dessa área, foi criado o Departamento de Outras Emissoras.[6] A TVS e a Record passaram a absorver os antigos funcionários da Tupi, entre técnicos e apresentadores. Nomes como Raul Gil, Wilton Franco (de O Povo na TV), Lolita Rodrigues e o elenco do humorístico Reapertura passaram a fazer parte da programação. Os nomes TVS-Record e Sistema Brasileiro de Televisão eram usados nessa época.[3]

Em setembro de 1980, Silvio Santos e Adolpho Bloch participam da concorrência aberta em 23 de julho para as concessões da Rede Tupi e da TV Excelsior de São Paulo. Silvio conquista as concessões da Rede Tupi nas cidades de São Paulo (TV Tupi São Paulo), Porto Alegre (TV Piratini) e Belém (TV Marajoara), além do canal 9 do Rio de Janeiro, que foi da extinta TV Continental e passou a ser a TV Record. Em 19 de agosto de 1981, cinco anos após a fundação da TVS Rio de Janeiro, foi inaugurado oficialmente Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), formado pelas emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belém (estas duas últimas entrando no ar posteriormente) e uma série de afiliadas. A nova rede passou a ser encabeçada a partir de São Paulo, agregando a estrutura já existente que era da agora TVS Rio de Janeiro.

O canal 11 e as outras emissoras próprias do SBT continuaram a utilizar a marca TVS localmente até 1990, quando definitivamente só passam a utilizar o nome SBT — no caso do Rio, SBT Rio de Janeiro. Em 19 de agosto de 2012, quando o SBT completou 31 anos, a emissora simplificou seu nome, passando a se chamar apenas SBT Rio. Em 5 de novembro do mesmo ano, sua programação passou a ser transmitida para todo o estado do Rio de Janeiro, através do SBT Interior RJ de Nova Friburgo. Com isso, o SBT Rio tornou-se a central estadual.

Em fevereiro de 2020, o SBT Rio anunciou a transferência dos seus estúdios para o Centro Empresarial Charles de Gaulle, na região do Castelo, no centro da cidade. A mudança orçada em R$ 8 milhões se deu em função dos problemas estruturais nos estúdios do Campo de São Cristovão, que vinham apresentando infiltrações e rachaduras. Após um adiamento causado pela pandemia de COVID-19, a emissora inaugurou suas novas instalações em 19 de agosto de 2021, data em que o SBT completou 40 anos no ar.[7] Uma vez no novo endereço, também foram agrupados os seus setores administrativo e comercial, localizados em um prédio separado na Rua General José Cristino, também em São Cristóvão,[8] enquanto a produção dos programas locais migrou para o novo endereço em 20 de setembro.[9]

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Antigos estúdios do SBT Rio no bairro de São Cristóvão, 2019
Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
11.1 24 UHF 1080i Programação principal do SBT Rio / SBT

Em 4 de agosto de 2014, o SBT Rio, bem como todas as outras emissoras próprias do SBT, passa a exibir toda a sua programação local em alta definição. A confirmação oficial, no entanto, só veio algumas semanas depois, em 25 de agosto.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, o SBT Rio, bem como as outras emissoras da cidade do Rio de Janeiro, cessou suas transmissões pelo canal 11 VHF em 22 de novembro de 2017, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[10] O sinal foi cortado às 23h59, durante o Programa do Ratinho, e foi substituído pelo aviso do MCTIC e da ANATEL sobre o switch-off.

Programas[editar | editar código-fonte]

Além de retransmitir a programação nacional do SBT, o SBT Rio produz os seguintes programas:

Exibidos por temporada
  • Cozinheiro vs. Chefs: Reality show, com Isabele Benito;
  • Caminhos do Chef: Reality show, com Rafael Paiva

Jornalismo[editar | editar código-fonte]

A fim de cumprir a legislação sobre o mínimo obrigatório de 5% de jornalismo na programação, a TVS exibia inicialmente um boletim informativo denominado Plantão 11, com várias edições de curta duração ao longo do dia, e também o programete Por Dentro do Lance, que era um curto comentário esportivo. Somente a partir de 1980, com uma expansão da programação, passaram a ser feitos investimentos maiores no jornalismo, com a criação do Jornal da Manhã, exibido as 8h. No ano seguinte, o telejornal foi transferido para a meia-noite e o seu título foi alterado para Jornal da Noite.

A partir de 1984, a TVS Rio de Janeiro tinha como informativo local o Jornal da Cidade, que ia ao ar no começo da noite, além de blocos locais dos telejornais Noticentro e Jornal 24 Horas. Em 1986, o SBT resolve criar um novo padrão de jornalismo local e implanta em suas emissoras o telejornal Cidade, sendo que no Rio de Janeiro, a TVS exibia o Cidade 11, apresentado por Ana Davis e Paulo Carvalho. Em 1989, o Cidade 11 é substituído pelo TJ Rio, versão local do TJ Brasil. O telejornal foi ao ar pela última vez em 18 de maio de 1991, cedendo espaço ao jornalístico Aqui Agora, transmitido em rede nacional pelo SBT. Já em 1992, após o fim das Olimpíadas, a emissora estreou o programa matinal Agenda, apresentado por Leda Nagle. O programa era baseado em entrevistas e ficou no ar até meados da década de 1990.

Após a extinção do Agenda, o SBT Rio de Janeiro passou a atuar quase como uma mera retransmissora do SBT, sem exibir nenhuma atração local. Isso mudou em 1.º de dezembro de 1999, quando em um esforço para reativar o jornalismo em suas emissoras próprias, estreou o telejornal SBT Rio, apresentado por Renata Affonso, e o semanal Câmera em Ação, hoje fora do ar. O SBT Rio conseguiu em seus primeiros anos criar uma concorrência equilibrada com o RJTV da TV Globo Rio de Janeiro, devido a um direcionamento maior aos problemas da periferia, ocupada pela fatia dominante dos índices de audiência. No entanto, a partir de 2006, quando a TV Record Rio de Janeiro cancelou o Informe Rio para exibir a segunda fase do Balanço Geral na faixa do meio dia, o telejornal caiu para o terceiro lugar com o avanço da concorrente.[11]

Em resposta, a direção da emissora começou a promover mudanças no noticiário, que resultaram na demissão de Renata Affonso, substituída pelo repórter Marcelo Castilho em dezembro do mesmo ano, e por Paulo Nogueira, que assumiu a função de editor do telejornal. As mudanças não surtiram efeito, e em março de 2009, Castilho foi substituído por Luiz Bacci, enquanto o SBT Rio assumia uma característica de forte apelo popular, assim como a do Balanço Geral.[11]

Em novembro de 2010, Rogério Forcolen é contratado da TV Record RS para apresentar o SBT Rio, enquanto Luiz Bacci saía do telejornal para apresentar o RJ Record na Record Rio. Forcolen ficou no comando do SBT Rio até janeiro de 2013, quando também foi contratado pela Record Rio. Em seu lugar, estreou a repórter Isabele Benito, que está no comando do noticiário desde então.[12][13] Em 23 de setembro do mesmo ano, estreou o SBT Rio Manhã, apresentado por Liane Borges, que nasceu da necessidade do SBT Rio ter mais programas locais e aumentar a sua audiência nas manhãs.

Em 11 de agosto de 2014, foi confirmado que a equipe do cronista e narrador esportivo José Carlos Araújo, o "Garotinho", havia sido contratada pela emissora para apresentar um programa esportivo. A equipe, que continha além de Garotinho, Dé Aranha, Gérson e Gilson Ricardo, havia rescindido contrato com a Band Rio, onde apresentava a versão carioca do esportivo Os Donos da Bola.[14]

Em 8 de setembro, estreou na emissora o SBT Esporte Rio, inicialmente, em razão do horário eleitoral gratuito, ocupando os 10 minutos finais do telejornal SBT Rio. Após o fim do horário político, o programa iria ser exibido com 30 minutos de duração, mas por conta da grade nacional da emissora, foi mantido nos 10 minutos finais do telejornal.[15] Em 2 de março de 2015, o programa deixou de ser um bloco do SBT Rio, passando a ir ao ar às 12h30, e apenas com Garotinho, Gérson e Gilson Ricardo.[16] Garotinho também viria a apresentar a partir de 2015 o programa semanal Esporte Mágico, exibido nas tardes de sábado.

Em 29 de junho de 2018, foi ao ar pela última vez o telejornal SBT Rio Manhã, cujo cancelamento se deu após decisão da matriz em São Paulo para permitir a exibição do Primeiro Impacto.[17] Em dezembro, José Carlos Araújo deixou a apresentação do SBT Esporte Rio após entrar em férias, porém em 1.º de fevereiro de 2019, ele deixou oficialmente o SBT Rio juntamente com Gérson e Gilson, ficando apenas Fernanda Maia no comando da atração.[18] Neste ínterim, o programa passou a contar com os comentários de Pedro Certezas e Casimiro Miguel.[19]

Em maio, o repórter e comediante Smigol passa a fazer parte do elenco do SBT Esporte Rio. Também em maio, o Esporte Mágico passa a ser exibido nas manhãs de domingo, devido a estreia da nova temporada de Cozinheiro vs. Chefs e o sucesso de audiência da série Henry Danger. O programa foi exibido pela última vez em 20 de outubro.[20]

Em 20 de setembro de 2021, os programas jornalísticos locais da emissora passaram a ser produzidos a partir de sua nova sede no Centro Empresarial Charles de Gaulle. O telejornal SBT Rio ganhou então um novo cenário, com vista para a Marina da Glória e o Morro do Pão de Açúcar, enquanto o SBT Esporte ganhou um novo espaço e passou a se chamar SBT Sports Rio, a exemplo do programa exibido aos domingos pela rede.[9]

Em 29 de agosto de 2022, após mais de três décadas sem produzir um telejornal noturno, a emissora estreou o SBT Rio 2.ª edição, apresentado pelo radialista Clóvis Monteiro.[21]

Entretenimento[editar | editar código-fonte]

Em seus primeiros anos no ar, a TVS apostou numa grade experimental que era majoritariamente composta de séries, filmes e desenhos animados, que eram reprisados inúmeras vezes em horários e dias diferentes. Uma delas era a Sessão Corrida, que levava ao ar o mesmo filme três vezes seguidas ao longo do dia na programação. Das atrações feitas pela própria emissora, constavam programas como Silvio Santos Diferente, programa de entrevistas com personalidades famosas e games de perguntas e respostas, num estilo completamente diferente (como o próprio título dizia) do que ele fazia até então na Rede Globo, o humorístico Bacará 76 com Ronald Golias, Um Instante Maestro com Flávio Cavalcanti e o Horóscopo com Zora Yonara. Ainda no mesmo ano, em conjunto com a Rede Tupi (via TV Tupi Rio de Janeiro), passou a retransmitir o Programa Silvio Santos, assim que a atração deixou a Globo e estreou na Tupi em 1.º de agosto.[22]

A partir de 1.º de junho de 1977, a TVS começa a expandir sua programação, apostando inicialmente em telenovelas como Meu Pedacinho de Chão, produzida e exibida originalmente em 1971 pela TV Cultura e Rede Globo, e O Espantalho, que estava no ar pela TV Record em São Paulo.[5] A emissora também viria a produzir em 1978 a telenovela Solar Paraíso, que teve sua exibição restrita ao Rio de Janeiro, sendo reprisada anos mais tarde pelo SBT. Também surgiram atrações como Programa Carlos Imperial, o infantil Bozo, o popularesco O Povo na TV e a Sessão Premiada. Muitos desses programas também eram exibidos para São Paulo através da TV Record, emissora que tinha 50% de participação de Silvio Santos.

Com o surgimento do SBT em 1981, a nova rede aproveitou toda a grade que até então ia ao ar pela TVS, que gerava a maior parte da sua programação dos estúdios localizados em São Paulo, agora servindo à TVS São Paulo. Com exceção do jornalismo, que também deixou de fazer parte da programação local em intervalos ocasionais, nenhum programa de entretenimento foi ao ar pela emissora até o ano de 2017. Nesse ano, estreou em 20 de maio o reality show culinário Cozinheiros vs. Chefs, apresentado por Isabele Benito e Carlos Bertolazzi. O programa, dividido em temporadas anuais, consiste em desafios culinários feitos pelo cozinheiro Rubens Zerbinato, que recebe um chef a cada semana.[23]

Em agosto do mesmo ano, estreou o programa de variedades Cariocou, derivado do quadro "Cariocando com Isabele Benito" exibido no telejornal SBT Rio. Além de Isabele que deixou a atração em 2018,[24] o programa já foi apresentado por Liane Borges,[25] e atualmente é comandado por Rafael Paiva. Em 27 de outubro de 2018, estreou o programa Caminhos do Chef, apresentado por Rafael Paiva, também veiculado em temporadas. A atração consiste em procurar pratos especiais feitos nos vários restaurantes, botecos e bares do Rio de Janeiro, e as histórias por trás de cada um deles.[26][27]

Retransmissoras[editar | editar código-fonte]

O sinal do SBT Rio cobre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro além de outras três cidades fora dela. O restante do estado é coberto pelo SBT Interior RJ, de Nova Friburgo.

Referências

  1. «Silvio Santos constrói o maior centro de TV do Brasil». Jornal do Brasil. 24 de abril de 1980 
  2. «Silvio Santos anuncia a formação de uma rede nacional de TV». Bloch Editores. Revista Manchete (n° 1395). 1979 
  3. a b «Silvio Santos já contratou 163 ex-funcionários da Tupi». Bloch Editores. Revista Manchete (nº 1.488): p. 144. 1980 
  4. «A evolução do design do SBT». Tele História. 30 de setembro de 2008. Consultado em 8 de julho de 2017. Arquivado do original em 27 de julho de 2014 
  5. a b «Canal 11 inaugura hoje novo transmissor e lança novela em sua programação». Jornal do Brasil. 1 de junho de 1977. Consultado em 19 de janeiro de 2016 
  6. Silva, Arlindo (2016). A Fantástica História de Silvio Santos. São Paulo: Editora do Brasil. pp. 96–97. ISBN 85-10-03063-4 
  7. «SBT Rio vai inaugurar sede mais moderna com tecnologia 4K». NaTelinha - UOL. 10 de agosto de 2021. Consultado em 10 de agosto de 2021 
  8. Feltrin, Ricardo (14 de fevereiro de 2019). «SBT investe R$ 8 milhões e muda sede no Rio de Janeiro». UOL. Consultado em 15 de fevereiro de 2020 
  9. a b «SBT Rio estreia novo cenário e Isabele Benito crava: "Casa nova com mais tecnologia"». NaTelinha - UOL. 20 de setembro de 2019. Consultado em 20 de setembro de 2019 
  10. Castro, Daniel (23 de outubro de 2017). «No quintal da Globo, TV digital falha e apagão analógico é adiado». Notícias da TV - UOL. Consultado em 27 de outubro de 2017 
  11. a b Casé, Rafael (2010). «Popular ou popularesco? A estratégia do SBT para o jornalismo local. Uma análise dos telejornais SBT Rio e SBT Rio Grande.» (PDF). Intercom. Consultado em 29 de maio de 2021 
  12. Clube da Televisão (25 de março de 2013). «SBT Rio investe em redes sociais para se aproximar do telespectador». Consultado em 3 de outubro de 2013 
  13. Bonde Carioca. «Isabele Benito, personalidade forte e líder de audiência». Consultado em 3 de outubro de 2013 
  14. Rangel, Eduardo (12 de agosto de 2014). «SBT Rio contrata equipe esportiva que fazia "Os Donos da Bola" na Band». NaTelinha - UOL. Consultado em 11 de setembro de 2014 
  15. Vaquer, Gabriel (8 de setembro de 2014). «"SBT Esporte Rio" com José Carlos Araújo estreia com bom Ibope». NaTelinha - UOL. Consultado em 11 de setembro de 2014 
  16. Vaquer, Gabriel (25 de fevereiro de 2015). «"SBT Esporte Rio" estreia na próxima segunda no SBT Rio de Janeiro». NaTelinha - UOL. Consultado em 1 de fevereiro de 2019 
  17. Nascimento, Sandro (28 de junho de 2018). «Fim do "SBT Rio Manhã" foi uma decisão de Silvio Santos para não interromper o "Primeiro Impacto"». NaTelinha - UOL. Consultado em 29 de junho de 2018 
  18. Falcheti, Fabrício (1 de fevereiro de 2019). «No SBT desde 2014, Garotinho e Gérson Canhotinha deixam emissora no Rio». NaTelinha - UOL. Consultado em 1 de fevereiro de 2019 
  19. «Pedro Certezas e Cazé estarão no 'SBT Esporte Rio' nas férias do Garotinho». Esporte e Mídia. 30 de dezembro de 2018. Consultado em 11 de abril de 2019 
  20. Maia, Auvaro (21 de outubro de 2019). «SBT acaba com programa "Esporte Mágico" no Rio de Janeiro». Auvaro Maia. Consultado em 22 de outubro de 2019 
  21. Canil, Matheus (29 de agosto de 2022). «Clóvis Monteiro estreia no comando do SBT Rio – 2ª edição». Alta Definição. Consultado em 29 de agosto de 2022 
  22. «Festival de Astros». O Fluminense. 30 de julho de 1976. Consultado em 21 de janeiro de 2016 
  23. Martinez, Léo (22 de maio de 2017). «Isabele Benito e Carlos Bertolazzi comandam reality de culinária no SBT». O Dia. Consultado em 17 de fevereiro de 2020 
  24. Moura, Eduardo (3 de maio de 2018). «'Cariocou', do SBT, terá novo apresentador». Audiência Carioca. Consultado em 17 de fevereiro de 2020 
  25. Moura, Eduardo (24 de agosto de 2018). «Liane Borges assume o comando do "Cariocou" no SBT». Audiência Carioca. Consultado em 17 de fevereiro de 2020 
  26. Dia, O. (24 de outubro de 2018). «'Caminhos do Chef' é o novo programa do SBT RIO». O Dia - Leo Dias. Consultado em 28 de maio de 2019 
  27. «Caminhos do Chef é o novo programa do SBT Rio». Observatório da Televisão. 24 de outubro de 2018. Consultado em 17 de fevereiro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]