TV Tokyo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TV Tokyo
TV Tokyo

 Japão
Cidade de concessão Tóquio
Canais
12 (VHF) analógico
23 (UHF - LCN 7) digital
Outros canais Mito, Ibaraki
Canal Digital: 18
Rede TXN Network
Pertence a TV Tokyo Corporation
Fundação 12 de abril de 1964
Prefixo JOTX-(D)TV
Página oficial tv-tokyo.co.jp
Sede da TV TOKYO

A TV Tokyo Corporation (ou TX) (株式会社テレビ東京, Kabushiki Gaisha Terebi Tōkyō?) é um canal de televisão exibido no Japão. Também conhecido como "Teleto" (テレ東, Teretō), sua sede é na cidade de Tóquio. Dentre os maiores canais de televisão do Japão, é considerado o menos expressivo. É especialista na exibição de animes.

História[editar | editar código-fonte]

A TV Tokyo foi criada em 12 de Abril de 1964 pela Japan Science Promotion Foundation.

Na TV Analógica[editar | editar código-fonte]

Iniciou suas transmissões no mesmo Dia em que A TV Tokyo foi criada. Encerrou suas transmissões em 24 de Julho de 2011, por causa do fim da TV Analógica no Japão. Antes Disso, Ainda Nesse Dia, por volta das 11:59 (hora de Tóquio e 11:59 da Noite no Brasil), é exibida uma "contagem regressiva" para o fim do sinal analógico e, por volta do meio-dia (hora de Tóquio) é posto um aviso do fim das transmissões em sinal analógico. Às 23:58 (hora de Tóquio e 11:59 da Manhã no Brasil), a emissora exibiu uma vinheta de despedida, e logo após, a emissora saiu do ar. Esse foi o Fim da TV Tokyo na TV Analógica.

Animes[editar | editar código-fonte]

Desde antigamente, o canal dá um grande valor para a transmissão de animes para todos os gostos, desde infantil até os mais adultos. Comparado com outros canais abertos, ela é a que mais exibe animes no Japão.

Um dos seus principais hits dos anos 90 foram Pókemon e Neon Genesis Evangelion. Muitos dos seus sucessos conseguiram obter mais de 10% de audiência, o que é uma ótima pontuação para um anime. Com o sucesso de Love Hina, que passava de madrugada, chegou a passar as 10:30 da noite, mas o resultado não foi satisfatório.

Censura[editar | editar código-fonte]

A TV Tokyo é uma das mais rigorosas no quesito de censurar os animes desde o incidente de Pókemon. e eles já são censurados na fase de produção.

Tudo começou pelo episódio 38 de Pokémon, que ao exibir um efeito de luz de uma explosão, fez com que muitas crianças fossem parar no hospital com ataques epiléticos. No Japão, isso é conhecido como "Poke Shock".

Depois de vários processos, foi obrigado a moderar os seus animes, aplicando algumas regras básicas em muitos animes, como por exemplo, o aviso de assistir o anime em local aberto e claro.

Com influência da crise, TV Tokyo começou a implantar seriamente novas regras nos seus animes como não exibir cenas de violência infantil, sexo, nudez e roupa de baixo. A regra é aplicada também nos animes adultos.

Isso acabou restringindo o conteúdo de muitos animes hardcore, e muitas produtoras acabaram fugindo da TV Tokyo para evitar esta censura. Esse regime acabou incentivando a moda de anime UHF, pois muitos canais regionais não pegam pesado em programação de horário adulto. Mas nem todos saíram ganhando com isso, muitos fãs, principalmente os que moram no interior, não conseguem assistir os canais regionais (nem todos), e muitos são obrigados a pagar por canal pago para assistir animes de qualidade sem censura.

Principais atrações[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.