Taínos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Reconstrução de uma aldeia taina em Cuba.

Os tainos foram indígenas pré-colombianos que habitavam as Bahamas, as Grandes Antilhas e as Pequenas Antilhas do Norte, no Caribe. Acredita-se que os tainos estivessem relacionados com os aruaques da América do Sul. O idioma falado pelos tainos é membro da família linguística maipureana, que abrange o norte da América do Sul e todo o Caribe.

Na época da chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492, havia cinco reinos e territórios tainos em Hispaniola (atualmente República Dominicana e Haiti).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Island Thresholds, Peabody Essex Museum’s interactive feature, mostra os trabalhos dos artistas Caribenhos e a sua exploração da cultura e da identidade.
  • The Jatibonicù Taino Tribal Nation of Boriken (Puerto Rico Tribal Government website)
  • United Confederation of Taíno People (International organization) http://www.uctp.org/
  • Taino Diccionary, Um dicionário de palavras dos povos indígenas do Caribe a partir da enciclopédia "Clássicos de Porto Rico, segunda edição, editora, Ediciones Latinoamericanas. SA, 1972", compilada pelp historiador porto-riquenho Dr. Cayetano Coll y Toste da "Real Academia de Historia ". Fornecidos pelo Jatibonicu Taino Tribal Nation de Boriken (Porto Rico).


Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.