Tabajara (Paraíba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os tabajaras foram um povo indígena que habitou o litoral brasileiro no trecho entre a foz do Rio Paraíba e a Ilha de Itamaracá. No século XVI, eram 40 000 indivíduos e se aliaram aos colonizadores portugueses[1] . Foram supostamente extintos pela miscigenação com estes. Seu território estendia-se do litoral até o agreste, no vale do rio Pajeú. Atualmente, no entanto, grupos dos estados da Paraíba e do Ceará (ver Tabajaras (Ceará)) reivindicam a identidade tabajara[2] [3] [4] .

Distribuição dos grupos indígenas na costa brasileira no século XVI

Século XVI[editar | editar código-fonte]

Pacíficos com os europeus, foram os primeiros nativos dessa região a entrar em contato com os conquistadores portugueses. Duarte Coelho viu, durante seis meses, os seus desejos de colonização da parte oriental do Nordeste não satisfeitos devido à resistência pertinaz oferecida pelos potiguaras, inimigos dos tabajaras. Por fim, os conquistadores conseguiram uma aliança com os chefes indígenas tabajaras Pirajibe, Tabira e Itajiba e, com eles, dominaram completamente os potiguaras, conquistando o litoral paraibano.

Presença atual[editar | editar código-fonte]

Desde 2008, diversas famílias no estado do Paraíba vêm reivindicando o reconhecimento étnico oficial de sua condição de indígenas tabajaras, nos seguintes municípios[2] [3] [5] :

Grupos no estado do Ceará também reivindicam, atualmente, a identidade tabajara (ver Tabajaras (Ceará)), nos seguintes municípios:

Referências

  1. BUENO, E. Brasil: uma história. 2ª edição. São Paulo. Ática. 2003. p. 19.
  2. a b FARIAS, E. S., SILVA, A. B. e BARCELLOS, L. A. 62ª Reunião Anual da SBPC. Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/resumos/resumos/3307.htm. Acesso em 5 de abril de 2013.
  3. a b Combate ao racismo ambiental. Disponível em http://racismoambiental.net.br/2011/11/urgente-pb-mais-de-200-policiais-armados-e-encapuzados-cercam-indios-tabajara-em-alhandra-mucatu/. Acesso em 5 de abril de 2013.
  4. Ministério público federal. Disponível em http://www.prpb.mpf.mp.br/news/mpf-visita-area-de-conflito-indigena-em-alhandra-pb. Acesso em 5 de abril de 2013.
  5. Ministério público federal. Disponível em http://www.prpb.mpf.gov.br/news/mpf-visita-area-de-conflito-indigena-em-alhandra-pb. Acesso em 5 de abril de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.