Taboritas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Os Taboritas eram membros de uma comunidade cristã, considerada herética pela Igreja Católica. Situados na cidade boêmia de Tábor durante as Guerras Hussitas do século XV. O movimento de reforma religiosa na Boêmia levou a várias seitas. Começando com as seitas mais radicais foram: Adamitas, Taboritas, orebitas, utraquistas e pragueiros. O impulso da revolução nasceu a partir da queima de Jan Hus, para simplificá-los, muitos escritores colocaram estas seitas sob o nome de hussitas.

A ala radical e revolucionária mais ampla do movimento de reforma social e religiosa dos hussitas, os seguidores de Jan Hus, queimado na fogueira em Constança, em 1415, os taboritas foram combatidos pela Igreja Católica e a nobreza feudal, depois de uma guerra de quase duas décadas, que pode exterminá-los. A comunidade dura trinta anos, então se desfez após a derrota na Batalha de Lipany em 30 de maio de 1434, quando de 13 a 18.000 homens foram mortos.