Taganrog

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Outubro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Taganrog
Таганрог
Flag of Taganrog (Rostov oblast).png Coat of Arms of Taganrog (Rostov oblast) (1808).png
Lema: porto de Taganrog
Taganport.jpg
Brasão e bandeira de Taganrog
Região Oblast de Rostov
Subdivisão Rostov do Don
Status cidade
Prefeito Vladimir Prasolov
População (2002) 281947 habitantes
Fundação 12 de Setembro de 1698
Antigos nomes Emporion Kremnoi
Código telefônico +7 8634
Matrículas de automóveis 61, 161
Website www.taganrogcity.com
Cidade da Rússia Rússia

Taganrog (em russo Таганро́г) é uma cidade russa situada no nordeste do mar de Azov) no óblast de Rostov. É um porto marítimo no Golfo de Taganrog e tem actualmente uma população em torno de 300 000 habitantes.

A cidade foi fundada em 1698 por Pedro, o Grande.[1] Foi aqui que, pela primeira vez, os fogos de artifício iluminaram o céu em honra as vitórias da marinha russa de Azov, a marinha criada por Pedro, o Grande. E como "a cidade natal de Anton Tchekhov", Taganrog foi um dos locais mais importantes à infância e à juventude do dramaturgo e escritor russo.

Hoje Taganrog é um centro importante de pesquisa, cultura e indústria naRússia do sul. Tem uma rede vasta de estabelecimentos educacionais, contando com uma universidade de engenharia, um instituto de professores, escolas técnicas e vocacionais, assim como colégios. Distante de grandes cidades, é uma local situado em uma área rica em recursos naturais, tais como p. ex. seu clima, algo ideal para férias e descanso. Taganrog está situada na costa do mar a aproximadamente 45 milhas de Rostov do Don.

Toda uma história pode ser encontrada em torno de cada esquina em Taganrog. O teatro memorial, a biblioteca de Anton Tchekhov, diversos museus, tais como a casa onde nasceu Anton Tchekhov, o museu literário, o museu de Durov, o museu da arte e o Museu de Estudos Regionais, este último instalado no magnífico Palácio Alferaki, já são marcas da cultura russa. Taganrog é a cidade natal de Anton Tchekhov e de Faina Ranevskaya; os nomes de Alexandre S. Pushkin, Alexandre I da Rússia, Giuseppe Garibaldi, Pyotr Ilyich Tchaikovsky, Konstantin Paustovsky, Ivan Vasilenko, Victor Bregeda, Nestor Kukolnik, Achilles Alferaki, Arkhip Kuindzhi, Konstantin Savitsky e muitas outras personalidades famosas vêm à mente quando Taganrog é referida.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Esporte[editar | editar código-fonte]

A cidade de Taganrog é a sede do Estádio Torpedo e do FC Torpedo Taganrog, que participou do Campeonato Russo de Futebol. [2]


Referências

  1. Site russo www.infokart.ru, Карта Таганрога [em linha] (em russo)
  2. http://www.rsssf.com/tablesr/rus92.html

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.