Taghazout

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marrocos Taghazout
ⵜⴰⵖⴰⵣⵓⵜ,
 
—  Comuna  —
Vista da praia de Taghazout
Vista da praia de Taghazout
Taghazout está localizado em: Marrocos
Taghazout
Localização de Taghazout em Marrocos
30° 32' 43" N 9° 42' 32" O
Região Souss-Massa-Draâ
Província Agadir-Ida Ou Tanane
Área
 - Total 110 km²
Altitude 30 m (98 pés)
Altitude mínima 0 m (0 pés)
População (2004)[1]
 - Total 5 343
    • Densidade 48,57/km2 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Taghazout

Taghazout (pronúncia: tagazute; em árabe: العربية; em tifinagh: ⵜⴰⵖⴰⵣⵓⵜ) é uma localidade do sul de Marrocos, situada na costa atlântica perto da cordilheira do Atlas, a pouco mais de 20 km a norte de Agadir, a meio caminho entre essa cidade e o Cabo de Gué (Ghir). Faz parte da província de Agadir-Ida Ou Tanane e da região de Souss-Massa-Draâ. Em 2004 tinha 5 343 habitantes.[1] É um local com alguma fama no meio surfista internacional.

No passado, Taghazout foi palco de lutas entre as tribos amazigh (berberes) e as potências estrangeiras. No século XVI, Mhend n’ Idir reuniu as tribos sob a sua liderança e tomou o controlo de toda a costa a norte de Taghazout, expulsando os portugueses. Os mortos em combate foram enterrados no cabo da Rocha do Diabo, também chamado Imorant (dos mortos). No início do século XIX tomaram o controlo do lugar de Timzguida Allal, onde montaram uma almadrava (armação para pesca de atum) e construíram oficinas, alojamentos e um porto de pesca e de trocas comerciais. Atualmente mais não restam que ruínas da almadrava

Nos anos 1960 e 1970 Taghazout foi muito frequentado e habitado por hippies, que depois deram lugar aos surfistas. As principais atividades económicas de Taghazout são a pesca, pecuária, agricultura, produção de óleo de argão e comércio de artesanato.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Royaume du Maroc - Haut-Comissariat au Plan. Recensement général de la population et de l'habitat 2004 (em francês). www.hcp.ma. Página visitada em 28 de dezembro de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.