Tai chi chuan de Wudang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Tai Chi Chuan de Wudang (武當太極拳) ou Tai Chi Wudang é o nome adotado pelo Mestre Cheng Tinhung (鄭天熊) para o estilo de Tai Chi Chuan que divulgou a partir de Hong Kong.

A origem do Tai Chi Chuan é tradicionalmente relacionada aos ensinamentos dos diversos templos taoístas das montanhas Wudang.

As práticas de Wudangquan ainda são realizadas diariamente nestes templos seguindo as tradições de centenas de anos atrás, assim Tai Chi Chuan de Wudang também pode ser uma referência a esta prática original, em contraste com as diversas correntes mais conhecidas atualmente que se formaram e cresceram fora dos templos.

O Tai Chi Chuan de Wudang divulgado pelo Mestre Cheng Tinhung[editar | editar código-fonte]

Tai Chi Chuan de Wudang (武當太極拳) é o nome adotado pelo estilo de Tai Chi Chuan desenvolvido em Hong Kong (香港) pelo Mestre Cheng Tin-hung (鄭天熊) (1930 - 2005).

Cheng Tin-hung não declarava ensinar um estilo de Tai Chi Chuan específico, mas sua ligação com o Tai Chi Chuan estilo Wu (吳氏) é evidente em suas formas e aplicações.

Há diferenças consideráveis entre seu estilo e os estilos de Tai Chi Chuan estilo Wu moderno (do Norte e do Sul) devido às transformações realizadas pelo próprio Cheng Tinhung e por seu mestre, Qi Minxuan (齊敏軒).

O estilo continua a ser ensinado em Hong Kong, atualmente seu líder é Cheng Kamyan (Zheng Jianen) (鄭鑒恩), filho de Cheng Tinhung. Sua escola se chama "Hong Kong Tai Chi Association" (香港太極總會).

A origem do nome do estilo[editar | editar código-fonte]

O Mestre Cheng Tinhung nomeou seu estilo Tai Chi Chuan de Wudang(ou Tai Chi Wudang como é mais conhecido)de modo a reconhecer e homenagear o lendário mestre taoísta Chang San Feng (張三豐) (pinyin: Zhang Sanfeng), que viveu na região das montanhas Wudang, como o criador do Tai Chi Chuan.

Desta forma Tai Chi Wudang foi assim batizado por Cheng Tin-hung que nunca clamou estar ensinando um estilo particular de Tai chi Chuan. Chang San-feng viveu na Montanha Wudang e o nome Wudang foi então assumido para homenageá-lo como fundador do Tai Chi Chuan.

Como se pode perceber ao vislumbrar o gráfico da linhagem, o sistema de Tai Chi Chuan da família Wudang possui ligações com os estilos das famílias Chen, Wu e Yang. Talvez este fato se deva à pesada influência dos ensinamentos transmitidos por Yang Pan-hou e Quan Yu.

Árvore genealógica[editar | editar código-fonte]

A árvore genealógica deste estilo inclui diversos mestres de Tai Chi Chuan famosos, como:

O artigo sobre o Mestre Cheng Tin-hung traz mais referências sobre os mestres que colaboraram em sua formação permitindo que criasse este estilo.

Divulgação no Mundo[editar | editar código-fonte]

Na América do Sul este estilo foi introduzido pelo Mestre Li Hon Ki, que tem como Discipulos o Sifu Walter Rodrigues e o Sifu Paulo Júnior, principais divulgadores do estilo no Brasil.

Dois discípulos de Cheng Tinhung, Ian Cameron e Dan Docherty, sediados na Inglaterra estão atualmente popularizando este estilo na Europa.

Este estilo também é conhecido como “Practical Tai Chi Chuan”, nome utilizado por diversos jornalistas de artes marciais em Hong Kong durante o período de maior fama de Cheng Tinhung.

Seu aluno Dan Docherty incorporou este nome à sua organização, a "Practical Tai Chi Chuan International".

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Cheng, Tinhung & Docherty, D. Wutan Tai Chi Chuan, Hong Kong, 1983.
  • Cheng, Tinhung. Tai Chi Transcendent Art, The Hong Kong Tai Chi Association Press Hong Kong, 1976. (em Chinês)
  • Docherty, D. Complete Tai Chi Chuan, The Crowood Press, 1997.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]