Taijutsu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: se procura a arte taijutsu mostrada no anime Naruto, veja em Taijutsu (Naruto).

Samurai retratado em gravura por Kuniyoshi Utagawa.

Taijutsu (体術) (ou TaiJutsu, ou Tai-Jutsu) é um termo japonês que pode ser traduzido como "Artes Corporais", é utilizado no Japão desde o Século X como uma forma genérica para designar as diversas modalidades de artes marciais. O mesmo pode ser dividido em dois segmentos, o Daken Tai Jutsu o qual inclui um trabalho com socos e chutes diferenciados do conhecido karate, ou o Ju Tai Jutsu com torções e projeções ao solo diferenciados do Judo ou Jiu Jitsu.Mais tarde adotou-se com um significado similar para Ju Tai Jutsu, o termo Ju-jutsu.

Na palavra "TaiJutsu", "Tai" significa "Corpo" e "Jutsu" significa "Técnica", assim qualquer técnica aplicada sem o uso de armas poderia ser chamada de TaiJutsu. O termo TaiJutsu é utilizado por diversas artes marciais que não aparentam ter tantas características em comum.

Antigamente muitas formas de lutas marciais recebiam seu nome a partir do nome de seu fundador, do local onde eram desenvolvidas, ou da religião praticada por seus adeptos.

O TaiJutsu surgiu no China com outro nome e foi levado ao Japão, onde era secretamente praticado dentro de Clãs familiares,um deste clã era o Yasuda, dificultando assim sua divulgação e propagação. Na época estes ensinamentos eram passados apenas de Pai para filho ou de Mestre para discípulo.

As técnicas de TaiJutsu também foram utilizadas e desenvolvidas pelos Samurais, guerreiros que talvez tenham sido os maiores divulgadores e praticantes da Arte. Os Samurais, como se fossem Artesões do Budô, lapidaram o Antigo Tai-Jutsu e deram origem a diversas outras modalidades de Artes Marciais. A partir da continuidade e de sua mescla com as artes chinesas surgiram, entre outras: jiu-jitsu, aiquidô, judô, caratê, aikijiujitsu, Shin'ei Taido.

No século XIX, com o final da Era dos Samurais armados em 1876, não tinha mais sentido praticar Artes Marciais com tanta ênfase guerreira quanto propunham o TaiJutsu(Daken Tai Jutsu ou Ju Tai Jutsu). Começaram a surgir novos ideais dentro das Artes marciais do Japão, e os melhores exemplos desses novos ideais podem ser citados: o Judô Kodokan de Jigoro Kano; o Aikidô de Morihei Ueshiba; e o Karatê-dô de Gishin Funakoshi, Chojun Miyagi, Kanbun Uechi (uechi-ryu), Peichin Takahara (shorin-ryu) e Kenwa Mabuni (shito-ryu).

Todas estas Artes criadas pelos Mestre Fundadores citados acima são consideradas como merecedoras de grande destaque entre as contribuições contemporâneas do TaiJutsu.