Tainá - Uma Aventura na Amazônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tainá - Uma Aventura na Amazônia
Capa do DVD do filme.
 Brasil
2000 • cor • 90 min 
Direção Tânia Lamarca
Sérgio Bloch
Produção M. A. Marcondes
Pedro Rovai
Produção executiva Virginia Limberger
Luis Henrique Fonseca
Jaime Arthur Schwartz
Fernando Serzedelo
Roteiro Cláudia Levay
Reinaldo Moraes
Elenco Eunice Baía
Idioma Português
Música Luiz Avellar
Direção de arte Oscar Ramos
Direção de fotografia Marcelo Corpanni
Estúdio Tietê Produções Cinematográficas
Distribuição Art Films
MAM
Receita R$ 3.054.492[1]
Cronologia
Último
Último
Tainá 2 - A Aventura Continua
(2004)
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Tainá - Uma Aventura na Amazônia é um filme brasileiro de 2000, do gênero infanto-juvenil e aventura dirigido por Tânia Lamarca e Sérgio Bloch.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme conta as emocionantes aventuras de uma jovem índia órfã que vive com seu avô, o velho e sábio Tigê, em um belo recanto do Rio Negro, na Amazônia. Com Tigê, ela aprende as lendas e histórias de seu povo, convivendo intimamente com a floresta e seus animais. Aos poucos, Tainá torna-se uma guardiã da floresta e consegue salvar um pequeno macaquinho de cair nas garras de um traficante. Apelidado de Catú, o novo amiguinho passa a ser seu companheiro inseparável após a morte do avô. Protegida por um amuleto deixado por Tigê, Tainá segue na luta em defesa da selva. Perseguida pelo traficante, a indiazinha vai parar em uma pequena vila onde mora uma bióloga e seu filho Joninho, que a contragosto está acompanhando a mãe em suas pesquisas científicas. O convívio entre eles se torna difícil e Tainá resolve deixar a vila, mas Joninho, que já planejava uma "fuga" para pregar uma peça na mãe, a segue e agora terá que aprender com ela a sobreviver na floresta.

Elenco[editar | editar código-fonte]

:)[editar | editar código-fonte]

Lançamento e recepção[editar | editar código-fonte]

Lançamento e prêmios[editar | editar código-fonte]

O filme foi premiado no Festival de Cinema de Natal, em 2000, nas categorias melhor filme e melhor fotografia (Marcelo Corpanni). Em 2001, ganhou também o prêmio de melhor filme de ficção do Festival do Rio e no Chicago International Children's Film Festival, e o de melhor direção de fotografia no Festival de Cinema Brasileiro em Miami.[2] [3] [4] Tainá - Uma Aventura na Amazônia foi lançado no cinemas pelas distribuidoras Art Films e MAM em 12 de janeiro de 2001, em cem salas, e foi assistido por 853.210 espectadores, arrecadando 3.054.492 de reais.[1] [5] Em 2005, foi exibido no Festival de Marseille, na França.[6]

Recepção crítica[editar | editar código-fonte]

Rubens Ewald Filho elogiou o filme dizendo que é uma "[a]dequada aventura juvenil" e também a "acertada escolha da menina Eunice Baía para o papel título", e notou que ele está "[r]epleto de mensagens ecológicas (parece filme de Tarzã [sic]: a cada dois minutos dão close em algum bicho exótico)". No entanto, ele comentou que "[é] bem capaz de ser melhor aceito no exterior, onde estão mais preocupados com o tema e a sobrevivência da nossa Amazônia do que por aqui."[7] Escrevendo para o site Cineclick, Celso Sabadin disse que o longa "tem tudo para agradar aos públicos infantil e infanto-juvenil, sem aborrecer os adultos. O filme é ágil, dinâmico, bem montado e traz belíssimas imagens da Amazônia, muito bem fotografadas por Marcelo Corpanni." Ele ainda elogiou os diálogos, chamando-os de "divertidos", e a atuação da protagonista, que deu "mais veracidade e credibilidade à história."[8]

Referências

  1. a b Filmes Brasileiros Lançados - 1995 a 2012 p. 29. Ancine. Página visitada em 11 de julho de 2013.
  2. a b c d Taina - Uma Aventura na Amazônia. Cinemateca Brasileira. Página visitada em 14 de julho de 2013.
  3. Tainá - Uma Aventura na Amazônia: Curiosidades. AdoroCinema. Página visitada em 14 de julho de 2013.
  4. Sessão especial de cinema será apresentada em quilombo. Governo do Estado de São Paulo. Página visitada em 14 de julho de 2013.
  5. 'Tainá' chega a 800 mil espectadores em nove meses de exibição. O Globo (30 de outubro de 2001). Página visitada em 14 de julho de 2013.
  6. Ancine coordena mostra de filmes brasileiros no ano do Brasil na França (Rio de Janeiro, 12/05/2005). Ancine (11 de maio de 2005). Página visitada em 14 de julho de 2013.
  7. Filho, Rubens Ewald. Tainá, uma Aventura na Amazônia. Universo Online. Página visitada em 14 de julho de 2013.
  8. Sabadin, Celso (22 de maio de 2000). Crítica Tainá, uma Aventura na Amazônia. Cineclick. Página visitada em 14 de julho de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]