Taison
| Informações pessoais | ||
|---|---|---|
| Nome completo | Taison Barcellos Freda | |
| Data de nasc. | 17 de janeiro de 1988 (24 anos) | |
| Local de nasc. | Pelotas (RS), |
|
| Nacionalidade | ||
| Altura | 1,72 m | |
| Peso | 64 kg | |
| Pé | Destro | |
| Apelido | Taishow | |
| Informações profissionais | ||
| Clube atual | ||
| Número | 77[1] | |
| Posição | Atacante | |
| Clubes de juventude | ||
| 2006–2007 | ||
| Clubes profissionais | ||
| Anos | Clubes | Jogos (golos) |
| 2008–2010 2010– |
136 (35) 42 (11) |
|
Taison Barcellos Freda[2] (Pelotas, 17 de janeiro de 1988[3]) é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Metalist, da Ucrânia.[4][5]
Jogador de muita velocidade, se sai muito bem solto pelas laterais.
Índice |
[editar] Carreira
Desde menino, criado no Navegantes 2, mais precisamente na travessa 8 do mesmo, com 13 anos, Taison foi levado para escolinha do Brasil de Pelotas por uma amiga , Rosa Maria Knapp, mas não ficou muito tempo. Depois de uma passagem rápida pelo Progresso, foi fazer um teste com o Internacional.
Reprovado no teste, onde jogou apenas 10 minutos, retornou ao Progresso e foi destaque no Campeonato Estadual Juvenil. Finalmente, assinou contrato com o Internacional até 2013, com uma multa rescisória de 100 milhões de reais.
O atleta estreou como titular em 2008, mas foi em 2009 que começou a se destacar por seus gols, velocidade e habilidade, tanto que foi o artilheiro do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil, onde marcou 7 gols.
Porém, a partir o segundo semestre de 2009, seu futebol acabou caindo muito de produção, fazendo Taison amargar a reserva na grande maioria dos jogos do Inter. Com a chegada do técnico Celso Roth, Taison aos poucos recuperou suas boas atuações.
No dia 25 de agosto de 2010 foi confirmada a venda por R$ 13,4 milhões de Taison ao futebol da Ucrânia, mais precisamente o Metalist Kharkiv, mesmo time de Cleiton Xavier (ex-Internacional e Palmeiras).[6][7] Também recebeu propostas de clubes da França e da Alemanha, rejeitadas pelo Internacional por serem inferiores aos bons valores oferecidos pelo Metalist. Em janeiro de 2011, Taison recebeu o prêmio de melhor contratação do futebol ucraniano superando nomes como : Cleiton Xavier, André (ex-Santos), Willian (ex-Corinthians), Douglas Costa (Shakhtar), entre outros.
[editar] Títulos
- Internacional
- Copa Sul-Americana: 2008
- Campeonato Gaúcho: 2009
- Copa Suruga Bank: 2009
- Copa Libertadores da América: 2010
[editar] Artilharias
- Internacional
- Taça Piratini: 2009 (8 gols)
- Taça Farroupilha: 2009 (6 gols)
- Campeonato Gaúcho: 2009 (15 gols)
- Copa do Brasil: 2009 (7 gols)
Referências
- ↑ metallist.kharkov.ua: Player Information: Taison Barcellos Freda (em inglês)
- ↑ ogol.com.br: Dados pessoais de Taison
- ↑ futpedia.globo.com: Ficha técnica do jogador
- ↑ clicrbs.com.br: Inter vende Taison ao Metalist, da Ucrânia
- ↑ metallist.kharkov.ua: Player Information: Taison Barcellos Freda (em inglês)
- ↑ clicrbs.com.br: Inter vende Taison ao Metalist, da Ucrânia
- ↑ metallist.kharkov.ua: Player Information: Taison Barcellos Freda (em inglês)
[editar] Ligações externas
- Estatísticas de Taison (em português) na Futpédia