Takashi Murakami

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Muramaki no Palácio de Versailles, 2010.

Takashi Murakami (村上 隆, Murakami Takashi?, nascido em Tóquio) é um prolífico artista japonês contemporâneo cujo trabalho abrange tanto a pintura quando as mídias digitais.

Licenciou-se pela Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio obtendo a graduação em Nihonga (pintura tradicional japonesa). Entrou no mundo da arte contemporânea em 1990 sob a tutela do artista Masato Nakamura. Em 1993 criou o seu alter ego Mr. DOB. Começou então a ser reconhecido dentro e fora do Japão pela sua particular síntese entre a arte tradicional e contemporânea japonesa e a arte pop norte-americana.

Ele cunhou o termo superflat, que descreve tanto a estética característica da tradição artística japonesa e a natureza do pós-guerra a cultura e a sociedade japonesa.

Superflat também é usado como um apelido para descrever o estilo de Murakami e de outros artistas japoneses que ele influenciou[1] .


Conta com muitas exposições em variados locais de todo o mundo. Em maio de 2009 expôs no Museu Guggenheim Bilbau mas a sua exposição mais famosa foi no Palácio de Versalhes. A sua obra abarca múltiplas formas artísticas: o animé, pintura, escultura, desenho industrial e moda.

Em 2009 a revista TIME definiu-o como o mais influente representante da cultura japonesa contemporânea.[2]

Em 2011 a empresa Google pediu a ele que fizesse um Google's Doodle para o solstício de inverno no hemisfério sul.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Frenchy Lunning, Emerging Worlds of Anime and Manga, University of Minnesota Press, 2006, p133. ISBN 0816649456
  2. (em inglês) Marc Jacobs. Takashi Murakami, entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2008. «TIME», 30 de abril de 2009. URL consulta em 13 de agosto 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre Arte ou História da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.