Takatoshi Mitsui

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Takatoshi Mitsui (三井 高利 , Mitsui Takatoshi?) (16221694) foi um comerciante e banqueiro japonês, o principal responsável pela transformação do negócio familiar numa empresa de renome no Japão, que daria origem ao conglomerado Mitsui.

História[editar | editar código-fonte]

Takatoshi era filho de Sokubei Mitsui. Em 1634, dois dos seus três irmãos, Toshigutsu e Shigetoshi abriram em Edo (então o nome de Tóquio) um negócio de têxteis. No ano seguinte, Takatoshi juntou-se aos dois irmãos. Em breve demonstrou ser muito dinâmico, tornando-se o gerente da segunda loja. Com 28 anos tinha já conseguido multiplicar por 16 o capital inicial do negócio.

Foi então que um dos irmãos, que temia a sua concorrência, o obrigou a deixar os negócios e regressar à aldeia, Matsusaka, para cuidar da mãe doente.

De regresso à aldeia, Takatoshi trouxera de Edo uma pequena fortuna, o que o ajudou a montar novos negócios. Tornou-se então banqueiro, financiando mercadores a curto prazo por juros elevados. Casou com uma filha de um comerciante que tinha apenas 15 anos de idade.

Takatoshi esperou anos pela sua hora, que chegaria em 1673, com a morte do irmão, Toshitsugu. Takatoshi tinha passado 24 em "exílio" na província e tinha agora 52 anos de idade quando regressou a Edo. Sua ambição permanecera no entanto intacta. Trouxe seus filhos para Edo. Em 1674 abriu um novo negócio de texteis. As práticas comerciais foram inovadoras. Pode-se dizer que Takatoshi foi um precursor de muitas das técnicas de Marketing que hoje são práticas comuns, incluindo publicidade, um logotipo, promoçőes, etc. Tornou-se também um banqueiro importante, financiando o imperador e introduzindo a transferência bancária entre cidades por mera compensação de contas. Em 1683 era fundado o banco Mitsui e Takatoshi era o banqueiro mais influente da cidade.

Quando morreu, em 1694, com 73 anos de idade, deixava não apenas uma empresa comercial e financeiramente sólida com também tinha estipulado um regulamento que asseguraria a sobrevivência da empresa nos anos (e séculos) que se seguiram. O número de herdeiros com quota na empresa foi limitado, por forma a não ameaçar a base do capital da empresa, fez da poupança uma regra da casa, proibindo quaisquer excessos, estipulou regras para a escolha das mulheres da sua descendência, o limite das dívidas que era possível contrair, definiu o perfil dos trabalhadores a contratar.

No início do século XX, o seu conglomerado dava emprego a mais de 3 milhões de pessoas. Após a Segunda Guerra Mundial o conglomerado foi desmantelado e deu origem a mais de 200 empresas. Em 1959, no entanto, voltaram a fusionar e hoje em dia o Mitsui & Co., Ltd. continua a ser um dos maiores conglomerados industriais do Japão.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.