Takenouchi no Sukune

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Takenouchi no Sukune desenhado por Kikuchi Yosai

Takenouchi no Sukune ( 武内宿祢? , 64 - 344) também chamado Takeshiuchi no Sukune, foi um herói lendário da História do Japão, estadista, e é um kami do xintoismo.

Vida[editar | editar código-fonte]

Takenouchi no Sukune era filho da Princesa Kagehime, e neto do Príncipe Imperial Hikofuto Himakoto no Mikoto [1] . Era descendente do Imperador Kōgen , Takenouchi serviu a pelo menos de cinco imperadores lendários, Imperador Keiko , Imperador Seimu , Imperador Chuai , Imperador Ojin , e Imperador Nintoku , mas é mais conhecido por seu serviço como Primeiro Ministro da Sesshō Jingū, quando a ajudou a preparava a invasão ao Reino de Silla. Pouco depois Takenouchi foi acusado de traição. Ele foi submetido a "prova da água fervente", para provar sua inocência [2] .

Além de seus serviços militares para esses imperadores, Takenouchi no Sukune era também um Saniwa (médium espiritual) [1] .

Legado[editar | editar código-fonte]

Vinte e oito clãs japoneses afirmam ser descendentes de Takenouchi no Sukune, incluindo os Clãs Ki , Katsuragi , Heguri , Kose e Soga . É uma figura lendária, e afirmam que por ter bebido água diariamente de um poço sagrado, o ajudou a viver até os 280 anos de idade. Takenouchi no Sukune foi consagrado como Kami no Santuário Ube , no distrito de Iwami da Província de Tottori e nos Santuários dedicados a Hachiman [3] . Seu retrato apareceu no iene [4] e bonecos dele são os mais populares presentes do Dia das Crianças [5] .

Takenouchi no Sukune é avô de Takenouchi no Matori (竹内真鸟?), que escreveu os manuscritos de Takenouchi Monjo ( 竹内文书?) que retratava o Japão antes dos registros do Kojiki e do Nihon Shoki [6] . Cópias destes manuscritos podem ser vistas no Santuário Kouso kotai Jingu na Província de Ibaraki .

Referências

  1. a b Takenouchi no Sukune in "Encyclopedia of Shinto" (em inglês)
  2. William George Aston "Nihongi: Chronicles of Japan from the Earliest Times to A.D. 697" (em inglês) Cosimo, Inc., 2008 pp. 217-223 ISBN 9781605201443
  3. Ronald Dore "Education in Tokugawa Japan" (em inglês) Routledge, 2013 p.96 ISBN 9780415811705
  4. Nota de Iene com o retrato de Takenouchi no Sukune página visitada no dia 16/10/2013
  5. Boneco de Takenouchi no Sukune página visitada no dia 16/10/2013
  6. Ugo Dessì "Japanese Religions and Globalization" (em inglês) Routledge, 2013 pp. 57-58 ISBN 9780415811705
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.