Takeo Takagi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Takeo Takagi
Flag of Japan.svg
Nascimento 25 de janeiro de 1892
Iwaki, Japão
Morte 8 de julho de 1944
Saipan, Ilhas Marianas
Nacionalidade japonês
Cargo Comandante da Frota de Invasão Japonesa nas Índias Orientais (1942)
Comandante da 6ª Frota de submarinos do Japão (1943-1944)
Serviço militar
Patente Vice-Almirante

Takeo Takagi (高木武雄 Takagi Takeo) (Iwaki, 25 de janeiro de 1892Saipan, 8 de julho de 1944) foi um almirante da Marinha Imperial Japonesa durante a Segunda Guerra Mundial.

Nos anos anteriores à guerra, Takagi serviu em cruzadores e couraçados até se especializar em torpedos e submarinos, alcançando a patente de capitão e comandando três submarinos nos anos 20. Na década seguinte, comandou cruzadores e chegou à patente de contra-almirante.

No início da Guerra do Pacífico, o almirante Takagi comandou a frota japonesa que deu cobertura naval às forças terrestres que participaram da invasão das Filipinas, em 1941-1942, e aos desembarques em Java (hoje Indonésia), que culminaram com as vitórias japonesas na Batalha do Mar de Java, onde seus navios afundaram dois cruzadores e tres destróieres inimigos. Promovido a vice-almirante em maio de 1942, foi o comandante da força tarefa de porta-aviões que participou da primeira grande batalha aeronaval da guerra contra os Aliados, a Batalha do Mar de Coral.

Após dois comandos de distritos navais em território japonês no fim de 1942, no ano seguinte ele recebeu nova missão na frente de guerra, assumindo o comando geral da 6ª frota de submarinos japoneses nas Ilhas Marianas, vindo a morrer em combate em 1944, durante uma das batalhas pela posse do arquipélago, a Batalha de Saipan.

Após sua morte foi promovido postumamente a almirante-de-esquadra.