Takoyaki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Takoyaki.jpg
Fazendo o takoyaki

Takoyaki (たこ焼き ou 蛸焼?) (literalmente polvo frito ou grelhado) é um popular bolinho redondo japonês que mais se parece com uma panqueca temperada feita com uma massa muito mole, quase líquida, e frita em uma chapa especial para Takoyaki. Normalmente ele é recheado com pedaços cortados ou um polvo pequeno inteiro, raspas de tempura (tenkasu), gengibre picado e cebolinha.

Nos dias de hoje, tornou-se comum temperar com um molho especial de takoyaki e maionese, e coberto com alga verde (nori) e katsuobushi (raspas de Bonito). Há muitas variações na receita do takoyaki. Por exemplo, ponzu (shoyu com dashi e vinagre), goma-dare (molho de vinagre e sésamo ou dashi com vinagre).

Começou a se popularizar em Osaka, onde o dono de uma barraca de rua chamado Tomekichi Endo levou a fama pela invenção, em 1935, sobre a influência de um bolinho chamado Akashiyaki.1 O takoyaki surgiu em Kansai, mas logo se espalhou para Kanto e outras áreas. Hoje, é popular em muitas regiões do Japão. Pode ser comprado em muitas barracas de rua (yatai) mas atualmente existem muitos restaurantes especializados em takoyaki que são muito populares. Osaka e a região de Kansai são famosas por este prato. É muito vendido em muitos centros comerciais, como supermercados e lojas de conveniência. Além disso, takoyakis congelados são até exportados para muitos países do exterior.

Yaki deriva de "yaku" (焼く?), que é um dos métodos presentes na culinária japonesa, significando fritar ou grelhar, e pode ser encontrado no nome de outros intes da cozinha japonesa, tais como teppanyaki, yakitori, teriyaki e sukiyaki.2

A chapa de Takoyaki[editar | editar código-fonte]

Chapa de takoyaki para 16 bolinhos

Uma chapa de takoyaki (たこ焼き器, takoyakiki?) ou, mais raramente, (たこ焼き鍋, takoyaki-nabe?), é normalmente feita de ferro fundido com moldes meio-esféricos. O ferro pesado aquece o takoyaki uniformemente. Fogões a gás comerciais normalmente são usados nos festivais japoneses ou nas barracas de rua. Para uso doméstico, existem versões elétricas que se parecem com uma chapa; versões para fogão também existem.

As chapas de takoyaki são parecidas, em termos de forma, materiais e uso, com as chapas de æbleskive, apesar de que elas são normalmente usadas com outros recheios ao invés de polvo. Nos Estados Unidos, chapas de æbleskive foram recentemente mostradas nas propagandas de chapas de panqueca no programa televiso call-to-order.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]