Talker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um talker é uma variante de um MUD direccionado para ser usado como sistema de comunicação.

A maioria dos códigos-base dos talkers são de código aberto, pelo que qualquer pessoa pode acrescentar pequenos jogos e diversões ao sistema. Os fans de talkers, vulgarmente chamados de "spodders", acreditam que isso dá um sentimento real de prazer mútuo num ambiente agradável.

Num talker, os utilizadores têm níveis, ou "ranks". Quanto mais alto é o nível, mais comandos e privilégios eles têm. Os utilizadores de talkers são vulgarmente apelidados de spodders.

Clientes[editar | editar código-fonte]

Muitos utilizadores de talkers gostam de usar clientes (programas para establecer ligação aos talkers) como o GMud, zMUD, TinyFugue, o SimpleMU ou o cliente básico de telnet que usualmente acompanha o Sistema Operativo que estiver a ser usado, para o caso dos talkers com ligação via telnet. Para os talkers de ligação via telnet-SSL, normalmente usa-se o programa OpenSSL ou o cliente Crystal. Para os utilizadores de Linux ou outro Sistema Operativo baseado em UNIX, pode-se também usar a opção -z do telnet.

Bases[editar | editar código-fonte]

Os servidores de talker podem correr na maioria dos sistemas Unix, e são normalmente chamados por bases de talker.

Os talkers normalmente não são construídos de raíz mas sim usando uma das muitas bases existentes, tal como o PyTalker, Mamnuts, Amnuts, NUTS, ew-too, summink, sensi-summink, playground entre outros.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro talker na história apareceu em 1984, e era um comando da BBS UnaXcess (ainda existente). Inspirado no UnaXcess e no EWToo (uma base de MUD criada em 1992), Neil Robertson criou, também em 1992, o NJRs Talkserv project, a base para talkers que em 1993 veio ter o nome de NUTS.

O primeiro talker Português apareceu em 1992, com o nome de "Cyber Eden", tendo posteriormente mudado o seu nome para "Portugal Virtual".

Mais sobre a história dos talkers Portugueses pode ser lido em [1].

Talkers portugueses existentes actualmente[editar | editar código-fonte]

Apresenta-se uma tabela de talkers portugueses existentes actualmente, apresentados por ordem de criação:

Ano de Criação Nome Criadores Deuses Site Web
1992 Portugal Virtual LuPa, Goth Novico, MindBooster [2]
1998 Selva Lost MindBoosterNoori [3]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]