Tambaú (João Pessoa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aspecto de pequeno trecho com edifícios de menor porte do Bairro de Tambaú, que fica na Orla Marítima

Tambaú é um bairro nobre da Zona Leste da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. O bairro se localiza na costa central pessoense, entre o norte da enseada meridional do Cabo Branco e o sul da enseada central de Manaíra, englobando o principal pontal urbano. [1]

Limita-se ao norte com o bairro de Manaíra, através da Avenida Senador Ruy Carneiro; a oeste com o bairro de Miramar, através do Rio Jaguaribe; a sul com o bairro do Cabo Branco e a leste com o Oceano Atlântico. Este pontal é a divisa natural entre a grande enseada Central de Manaíra e a enseada meridional do Cabo Branco. Sua relevância se explica por por ser o local da costa primeiramente ocupado pela expansão da zona norte tendo mais tempo para se consolidar em contraste com outros bairros da zona leste de ocupação densa mais tardia.

É um bairro residencial e comercial. Durante os últimos anos o bairro tem sofrido com a especulação imobiliária e a falta de espaço que forçou uma verticalização excessiva. É em Tambaú que se localiza o hotel o Tropical Hotel Tambaú, além dapraia paraibana, a praia de Tambaú. Em Tambaú existem também grandes escolas, edifícios altos e a "feirinha", localizada em uma praça recentemente revitalizada. .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

WikiMapia Tambaú

Referências