Tambaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tambaba
Praia da Arapuca (vista de Tambaba)
Localização Conde
 Paraíba
 Brasil
[[Anexo:Lista de praias Paraíba[1] ]]

Tambaba é uma praia brasileira situada no município de Conde, litoral sul da Paraíba que fica a cerca de 30 km da capital João Pessoa e é conhecida principalmente pela área naturista,[1] sendo a primeira praia do Brasil a permitir o naturismo por lei municipal. A praia é dividida em duas: de um lado, ficam os naturistas; do outro, os que não tiram a roupa.[1]

Pelo segundo ano consecutivo, o portal UOL Viagens destaca uma praia paraibana como uma das vinte mais bonitas do Brasil. A praia de Tambaba é classificada paradisíaca e indicada para quem é adepto do naturismo e busca privacidade. 

Etimologicamente, segundo o pesquisador Leon Clerot, o termo Tambaba vem do tupi tambá (concha) e mbab (restos, sobras), o que portanto forma «restos da concha»,[2] tese que é corroborada pelo historiador Coriolando de Medeiros.[3] Já o historiador Horácio de Almeida afirma significar «o conteúdo da concha» (marisco).[4]

Naturismo[editar | editar código-fonte]

«Tambaba Nua»[editar | editar código-fonte]

O naturismo em Tambaba é gerido pela «Associação Tambaba Nua» que tem a incumbência de organizar uma série de normas de conduta ética, como meio de garantir um padrão de comportamento na praia.

Tais regras incluem proibição de filmagens ou fotografia, sem autorização, a obrigação de nudez total para aceder ao local, a proibição total de qualquer comportamento ou praticas sexuais, assim como a interdição do uso de drogas. Todos esses itens são relacionados ao Código de Ética Naturista.

Congresso Internacional[editar | editar código-fonte]

Tambaba foi a área naturista escolhida para sediar o 31º Congresso Internacional de Naturismo da INF-FNI (Federação Internacional de Naturismo), na época o naturismo na praia era gerido pela SONATA, o evento ocorreu em 2008.

Esse congresso é bianual e sediá-lo é algo comparável a sediar uma olimpíada, tendo em vista o grau de importância deste no cenário mundial. A votação foi realizada durante o referido Congresso Internacional de Naturismo, que ocorreu na cidade de Cartagena, Espanha, nos dias 7 a 10 de setembro de 2006, e foi expressiva a simpatia em favor de Tambaba, que venceu por 137 votos contra 99 dados à região da Calábria, na Itália, que era o concorrente.

Com isso, Tambaba entrou para a história do Naturismo mundial, já que é a primeira área Naturista do Hemisfério Sul e primeira área Naturista da América Latina a sediar um evento desse porte.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Da redação (3 de fevereiro de 2014). Tambaba é exemplo bem-sucedido de praia de nudismo no Brasil Globo News. Página visitada em 5 de agosto de 2014.
  2. CLEROT, Leon Francisco R.. 30 anos na Paraíba: memórias corográficas e outras memórias. [S.l.]: Editora Pongetti, 1969. 153 pp.
  3. MEDEIROS, Coriolando de. Dictionário corográfico do Estado da Paraíba. [S.l.]: Departamento de Imprensa Nacional, 1950. 269 pp.
  4. ALMEIDA, Horácio de. História da Paraíba, volume 1. [S.l.]: Editora Universitária (UFPB), 1978.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma Praia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.