Tantrix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Tantrix
Tantrix
Nº de jogadores 1-4
Faixa etária 6 anos +
Montagem 1 min
Tempo de jogo 30-40 minutos
Complexidade Média
Nível estratégico Alta
Habilidades Lógica, estratégia e tática

Tantrix é um jogo de mesa criado em 1987 por Mike McManaway, que combina estratégia, destreza espacial e alguma sorte. É composto por 56 peças hexagonais, as quais têm desenhadas linhas curvas e rectas de quatro cores possíveis: vermelho, azul, amarelo e verde. Estas linhas conectam dois lados do hexágono, pelo que cada peça tem três cores diferentes. O jogo é indicado para qualquer idade a partir de 6 anos. Os jogadores aprendem a desenvolver o pensamento estratégico, a memória, habilidades espaciais, e a resolver problemas abstractos.

Resumo das regras[editar | editar código-fonte]

Cada jogador escolhe uma das cores, pelo que podem jogar de 2 a 4 jogadores. De seguida, cada um retira uma peça da bolsa, e começa aquele jogador que retirar a peça com maior número.

Cada jogador retira mais 5 peças, ficando com uma mão de seis peças e coloca-as de forma visível para todos. O primeiro jogador joga uma peça, e o jogo prossegue na direcção dos ponteiros do relógio. Após cada peça jogada, é obrigatório retirar uma nova peça da bolsa para a substituir. As peças devem ser colocadas de forma a que todas as cores coincidam nas arestas que se tocam.

Quando 3 peças rodeiam um espaço vazio, este chama-se "espaço forçado". Na sua vez, qualquer jogador que tenha uma peça que possa preencher esse espaço é obrigada a jogá-la, repetindo este processo até que não possa preencher mais espaços forçados. Nessa altura, deve fazer a sua jogada livre, tocando pelo menos uma peça já jogada, e não deve quebrar nenhuma das regras de restrição indicadas abaixo. Após a jogada livre, é novamente obrigatório preencher todos os espaços forçados que existirem.

As 3 regras de restrição são:

  1. Não se pode criar um espaço forçado em que a mesma cor apareça nas três faces que conduzem a ele.
  2. Não se pode criar um espaço vazio rodeado de 4 peças.
  3. Não se pode jogar ao longo de um lado tal que, ao preencher os espaços forçados, será criado um espaço vazio rodeado de 4 peças.

Após terminarem as peças na bolsa, estas regras de restrição já não se aplicam.

O objectivo do jogo é formar a linha mais longa da sua cor. Cada peça nessa linha conta um ponto, a menos que a linha seja fechada, caso em que cada peça conta dois pontos. Somente a linha mais longa de cada cor conta para a pontuação final. Vence o jogador que, após se jogarem todas as peças, tiver mais pontos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]