Tapete de Caxã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tapete de Kashan)
Caxã
Procedência Caxã
Tipo de nó Nó persa
Tipo de trabalho Tear vertical
Veludo lã de muito boa qualidade,
muito curta.
Urdume e trama algodão
Densidade dos nós de 2 a 6.000 nós/dm²
até 9.000 nós/dm²
para os tapetes em seda
Tamanhos ghali e sedjadeh 120-140x180-210,
210-240x320-340 cm
e 310-330x420-450 cm
Tapete persa

O Tapete de Caxã é um tipo de tapete persa.

A fabricação foi interrompida em Caxã entre a invasão afegã (1722) e o fim do século XIX. A reativação da produção ocorreu com tapetes de de qualidade superior. Os primeiros exemplares desta mais recente tecelagem chamam-se Kashan Motashemi, provavelmente o nome de um artesão.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Os tapetes de Caxã estão entre os melhores do Irã graças à qualidade de sua lã, e sua amarração extraordinariamente densa e à beleza do colorido e dos desenhos.

O fundo é quase sempre adornado por um medalhão central que termina em cima e em baixo por duas coroas floridas. No restante do fundo entrelaçam-se flores e folhagens. Muitas vezes a borda é adornada com o motivo hérati na banda central e com rosáceas nas bandas secundárias.

Algumas peças são temáticas e tecidas em seda. O fundo dos tapetes de Caxã é geralmente de cor vermelho ou azul escuro. Um tapete com fundo azul escuro normalmente tem o medalhão e as bordas vermelhas, e vice-versa.

O panj rang ("cinco cores") é tecido somente com lãs de cinco cores. Geralmente o fundo é de cor marfim e os motivos apresentam diferentes tonalidades de bege, cinza e azul celeste.