Tarquinia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tarquinia
Tar0318.jpg
Brasão de armas de Tarquinia
Brasão de armas
Localização de Tarquinia
País  Itália
Região Flag of Lazio.svg Lácio
Província Viterbo
Área
 - Total 279 50 km²
População
 - Total 15,162 (Cens, 2 001)
    • Densidade 54,25/km2 
Código Postal 01016
Código ISTAT 056050
Comunas limítrofes Allumiere (RM), Civitavecchia (RM), Montalto di Castro, Monte Romano, Tolfa (RM), Tuscania
Prefixo telefônico 0766
Fiscal D024
Orago padroeiro Madonna di Valverde
Pix.gif Necrópoles Etruscas de Cerveteri e Tarquinia *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Tarquinia Tomb of the Leopards.jpg
Tumba dos Leopardos em Tarquinia
País  Itália
Tipo Cultural
Critérios i, ii, iv
Referência 1158
Região** Europa e América do Norte
Histórico de inscrição
Inscrição 2004  (28ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

Tarquinia é uma comuna italiana da região do Lácio, província de Viterbo, com cerca de 15.162 (Cens. 2001) habitantes. Estende-se por uma área de 279,50 km², tendo uma densidade populacional de 54,25 hab/km². Faz fronteira com Allumiere (RM), Civitavecchia (RM), Montalto di Castro, Monte Romano, Tolfa (RM), Tuscania.[1] [2] [3]

História[editar | editar código-fonte]

Tarquinia (latim: Tarquinii; em etrusco, Tarch(u)na ou Tarchnal) era uma cidade próspera quando Demarato de Corinto trouxe para lá operários gregos. Era a principal cidade da Etrúria, e aparece no início da história de Roma como a casa de dois dos seus reis, Tarquínio Prisco e Tarquínio Superbus.[1] [2] [3] Diz-se que derivou muitos ritos e cerimónias da antiga Roma, e mesmo na época imperial, um colegiado de sessenta arúspices continuou a existir no local. O povo de Tarquinia e Veii tentou restaurar Tarquínio Superbus ao trono após a sua expulsão.

Em 358 a.C. cidadãos de Tarquinii capturaram e condenaram à morte 307 soldados romanos: a guerra acabou em 351 com a trégua de quarenta anos, renovado por um período similar em 308. Tarquinia caiu sob o domínio romano no ano 281 a.C., sendo desconhecido quando se tornou município. Em 181 a.C. o seu porto, Graviscae (mod. Porto Clementino), em situação insalubre na costa baixa, tornou-se colónia romana, exportando vinho, pescas e coral. Não há muitos relatos do tempo dos romanos, continuando nas colinas acima da estrada costeira. Os autores clássicos mencionam o linho e as florestas do seu território extenso, e Tarquínio ofereceu a Cipião lonas para velas em 195 a.C. Um bispo de Tarquinia é mencionado em 456.

O local de origem da cidade etrusca de Tarquinia, conhecido como o "Civita", está localizado numa meseta a norte da cidade de hoje.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências