Tatame

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde janeiro de 2010). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Sala de seis tatames.

Tatame (em japonês: 畳; transl. tatami), que significava originariamente "dobrado e empilhado", é o piso tradicional japonês. O tatame tradicional é feito de palha de arroz prensada revestida com esteira de junco e faixa preta lateral. O seu formato e tamanho são padronizados. É o piso das áreas secas de uma residência e serve de medida para os cómodos.

Tatames eram originalmente um item de luxo quando a maioria das pessoas viviam em locais de chão batido.

Padrão e tamanho[editar | editar código-fonte]

No Japão, o tamanho de um quarto é geralmente medido pelo número de tatames. O tamanho tradicional de um tatame é 90 cm por 180 cm (1,62 metros quadrados) por 5 centímetros.

Uso[editar | editar código-fonte]

O tatame está associado a rituais religiosos japoneses e com a cerimônia do chá. As casas tradicionais utilizam tatames em vários ambientes. Muitas das casas modernas japonesas têm pelo menos um quarto de tatame.

Os tatames também são usados para treino de artes marciais japonesas, como aikido e karatê.

Tatame em artes marciais[editar | editar código-fonte]

Tatame(ou shiai-jô) é o lugar onde se praticam lutas, em esportes como o judô, o karatê, o jiu-jitsu,o aikido, o hapkido, o taekwondo etc.

Ele possui dimensões e rigidez específicas para cada arte marcial e limites que não devem ser ultrapassados no decorrer da luta, sob ameaça de punição.

O tatame não tem a dureza do chão liso, por isso protege o lutador quando este cai durante uma luta; entretanto, ao mesmo tempo, não tem a maciez de um colchão - por isso, pode magoar o praticante que não caia de forma segura.

- Tamanho Padrão (180 cm x 90 cm x 5,5 cm )

Também é indicado para a correção da coluna, por massagistas e médicos em geral; na decoração em estilo Oriental; na prática de ioga, meditação, relaxamento e tratamentos anti-stress.

Para maior praticidade, nas academias são usados tatame sintéticos de E.V.A ( ETIL VINIL ACETATO ).

Os praticantes de combates marciais deste género, combatem descalços e os moradores da residência e os seus visitantes devem-se descalçar, por questões de respeito e higiene.

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.