Tatuapé (bairro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tatuapé
Bairro de São Paulo
Dia Oficial 5 de setembro
Fundação 5 de setembro de 1919 (104 anos)
Estilo arquitetônico inicial art nouveau, art déco e ecletismo
Estilo arquitetônico predominante arquitetura high-tech e regionalista crítico
Imigração predominante  Itália
Distrito Tatuapé
Subprefeitura Mooca
Região Administrativa Sudeste

Tatuapé é um bairro nobre pertencente ao distrito homônimo situado na zona leste do município de São Paulo.[1] Possui duas estações de metrô, a Estação Tatuapé da Linha 3–Vermelha, e de trem, operando nas linhas 11–Coral e 12–Safira; e a Estação Carrão, também da Linha 3–Vermelha. Concentra dois centros comerciais ao redor da estação, o Shopping Metrô Tatuapé, de 1997, e o Shopping Boulevard, inaugurado dez anos depois.

O bairro também é lar de dois dos maiores edifícios de São Paulo, o Platina 220 (172 metros de altura) e o Figueira Altos do Tatuapé (168), 1.º e 3.º, respectivamente, sendo este último o residencial mais alto da cidade.[2]

Topônimo[editar | editar código-fonte]

O nome do bairro é de origem tupi e significa "caminho dos tatus", através da junção de tatu (tatu) e apé (caminho).[3]

Atualidade[editar | editar código-fonte]

É um bairro de forte tradição industrial, possuindo, em seus limites, a sede de algumas das maiores indústrias brasileiras, como a Itautec, a Souza Cruz e o Grupo Vicunha, além de outras indústrias de menor porte. Embora algumas fábricas tenham sido desativadas, essas indústrias continuam tendo escritórios ou alguns departamentos localizados na região.

O bairro teve pouca ocupação residencial, em geral formada por famílias de baixa renda que atuavam como operários nessas indústrias. Aos poucos, porém, alguns dos antigos galpões foram sendo desativados para dar lugar a grandes condomínios residenciais de médio e ato padrão, seguindo a tendência de outros bairros do distrito, como a Vila Zilda, Vila Luzitana e a região de Altos do Tatuapé.

No bairro, também está localizada a Casa do Tatuapé, na Rua Guabiju: um museu com acervo de objetos usados ao longo da história da cidade. A construção é remanescente do período dos bandeirantes. Foi construída em taipa de pilão e é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico.

Escola de samba Acadêmicos do Tatuapé

Localização[editar | editar código-fonte]

O bairro propriamente dito do Tatuapé é delimitado pelo quadrilátero formado pelas ruas: Rua Antonio de Barros, Avenida Salim Farah Maluf, Rua Emilia Marengo e Marginal Tietê. Ocupa o extremo norte do distrito do Tatuapé, sendo administrado pela Subprefeitura da Mooca, Entretanto, de uma maneira geral, a designação "Tatuapé" é dada ao distrito inteiro, indistintamente do bairro.

Integra o chamado Baixo Tatuapé junto com outros bairros da região, como o Parque São Jorge, Chácara Maranhão e Vila Moreira. É informalmente assim mencionado em função do relevo, que é mais baixo do que na parte meridional do distrito.

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 27 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 25 de maio de 2010 
  2. Paulo, Paula Paiva (18 de junho de 2021). «Novo prédio mais alto de São Paulo será inaugurado em 2022 no Tatuapé; veja vídeo». G1. Consultado em 10 de outubro de 2021 
  3. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. 463 p.

3. [1]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.