Tatuapé (bairro de São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tatuapé
Área comercial e financeiro do Tatuapé.JPG
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Dia Oficial: 5 de setembro
Fundação: 5 de setembro de 1919 (95 anos)
Estilo arquitetônico
inicial:
art nouveau, art déco e ecletismo
Estilo arquitetônico
predominante:
arquitetura high-tech e regionalista crítico
Imigração predominante:  Itália
Distrito: Tatuapé
Subprefeitura: Mooca
Região Administrativa: Sudeste

O Tatuapé é um bairro nobre pertencente ao distrito homônimo, na Zona Leste de São Paulo do município de São Paulo, no Brasil.[1]

Topônimo[editar | editar código-fonte]

O nome do bairro é de origem tupi e significa "caminho dos tatus", através da junção de tatu (tatu) e apé (caminho)[2] .

Atualidade[editar | editar código-fonte]

É um bairro de forte tradição industrial, possuindo, em seus limites, a sede de algumas das maiores indústrias brasileiras, como a Itautec, a Souza Cruz e o Grupo Vicunha, além de outras indústrias de menor porte. Embora algumas fábricas tenham sido desativadas, essas indústrias continuam tendo escritórios ou alguns departamentos localizados na região.

O bairro teve pouca ocupação residencial, em geral formada por famílias de baixa renda que atuavam como operários nessas indústrias. Aos poucos, porém, alguns dos antigos galpões foram sendo desativados para dar lugar a grandes condomínios residenciais, seguindo a tendência de outros bairros do distrito, como a Vila Zilda, Vila Luzitana e a região de Altos do Tatuapé.

No bairro, também está localizada a Casa do Tatuapé, na Rua Guabiju: um museu com acervo de objetos usados ao longo da história da cidade. A construção é remanescente do período dos bandeirantes. Foi construída em taipa de pilão e é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico.

Localização[editar | editar código-fonte]

O bairro propriamente dito do Tatuapé é delimitado pelo quadrilátero formado pelas ruas: Rua Tuiuti, Avenida Salim Farah Maluf, Avenida Celso Garcia e Marginal Tietê. Ocupa o extremo norte do distrito do Tatuapé, sendo administrado pela Subprefeitura da Mooca, Entretanto, de uma maneira geral, a designação "Tatuapé" é dada ao distrito inteiro, indistintamente do bairro.

Integra o chamado Baixo Tatuapé junto com outros bairros da região, como o Parque São Jorge, Chácara Maranhão e Vila Moreira. É informalmente assim mencionado em função do relevo, que é mais baixo do que na parte meridional do distrito.



Referências

  1. http://portal.prefeitura.sp.gov.br/subprefeituras/spmo/organizacao/0007
  2. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. 463 p.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.