Tauató-pintado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outras espécies de tauatós, veja Tauató.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTauató-pintado

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae
Género: Accipiter
Espécie: A. poliogaster
Nome binomial
Accipiter poliogaster
(Temminck, 1824)
Distribuição geográfica

O tauató-pintado[2] ou açor-de-barriga-cinzenta[3] (Accipiter poliogaster) é uma espécie de ave de rapina da família Accipitridae.

Pode ser encontrado nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.[1]

Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude.[1]

Habita florestas primárias e secundárias, bordas de mata e matas ciliares. De acordo com registros recentes, no litoral de São Paulo habita florestas de restingas e matas de baixa encosta.

No Estado de São Paulo, onde encontra-se na categoria de quase ameaçada (NT), a espécie foi observada em três ocasiões, no município de Peruíbe.

Em fevereiro de 1995, dois indivíduos (um adulto e um jovem) foram observados na Estação Ecológica Jureia-Itatins (Develey, 2004). A área abriga uma das maiores porções de Mata Atlântica bem conservada do país.

Em 13 agosto de 2010, por volta das 17:00 h, uma fêmea foi fotografada na Área Rural de Peruíbe (Bruno Lima, Marcio Ribeiro, João Marcelo e David Pasqualetti). A área é recoberta por floresta alta de restinga, e encontra-se sob forte pressão imobiliária. Na ocasião, a espécie foi fotografada e as fotos foram depositadas nos arquivos do site "Wikiaves" (www.wikiaves.com.br).

Em 30 de outubro de 2001, às 06:40 h, na mesma localidade, Marcio Ribeiro registrou um jovem pousado a poucos metros de distância do local do registro anterior. O registro fotográfico também foi depositado no site "Wikiaves".

Diante do acima relatado, é lícito concluir que a espécie se reproduz na região de Peruíbe, sendo que mais esforços são necessários para se conhecer seus hábitos reprodutivos.

Vale ressaltar que a área rural de Peruíbe possui uma extensa planície arenosa recoberta por floresta alta de restinga, onde habitam muitas outras espécies raras e ameaçadas, como: papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), araponga (Procnias nudicollis) e gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) e sua conservação deve se dar de forma imediata, por meio da criação de Unidades de Conservação públicas e privadas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c BirdLife International (2004). Accipiter poliogaster (em inglês). IUCN 2006. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. 2006. Página visitada em 28.10.2007.
  2. Paixão, Paulo (Verão de 2021). «Os Nomes Portugueses das Aves de Todo o Mundo» (PDF) 2.ª ed. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. ISSN 1830-7809. Consultado em 5 de abril de 2024. Cópia arquivada (PDF) em 23 de abril de 2022 
  3. Aves do Mundo. 26 de dezembro de 2021 https://avesdomundo.info/todas-as-paginas//. Consultado em 5 de abril de 2024  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre Falconiformes, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.