Taungû

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Taungû. Postal antigo (Ahuja)

Taungû (birmanês တောင်ငူမြို့, MLCTS=taung ngu mrui, ou Toungou) é uma cidade da Birmânia (Myanmar) situada no norte do Pegú, a 220 km de Rangoon. Encontra-se no vale de Sittang, rodeada de serras ao oeste e este.

Tinha aproximadamente 65800 habitantes no recenseamento de 19831  ; 110 000 en 2007. A sua principal indústria é a exploração foresteira do teca e outras madeiras duras. A cidade também é conhecida por suas nozes de Areca, ao ponto que um provérbio birmanes comparar alguém que teve uma sorte inesperada a um "amante de betel ganhando uma viagem a Taungû"2 .

História[editar | editar código-fonte]

Dinastia Taungû (1486-1752)[editar | editar código-fonte]

Taungû é a cidade de origem e a primeira capital do segundo império birmanes (até 1539). A dinastia perdeu a cidade algumas vezes: em 1550 (por menos de um ano), em 1599 (até 1610), etc.

Segunda Guerra mundial[editar | editar código-fonte]

De 24 a 30 de Março de 1942 ali aconteceu a "Batalha de Taungû" : a cidade é situada na estrada de Mandalay e controlava uma ponte sobre a Sittang abrindo accesso para leste, aos territórios Karen, e para o norte aos Estados Shan e ao Yunnan.

A 200a divisão chinesa fortificou-se ali desde o 8 de Março de 1942, com intenção de parar com o avanço das forças japonesas. Teve que recuar para o norte depois de intensos combates.

Hoje[editar | editar código-fonte]

Em razão da sua história tumultuosa, a cidade possui poucos vestígios históricos, salvo as suas muralhas de tijolo (danificadas no sul). A maior parte do fosso, de 9.6 m de largura, está sem água, exceto algumas seções a leste, que estão bem conservadas.

Na parte oriental do distrito de Taungû vivem numerosos Karens.

Notas e referencias[editar | editar código-fonte]

  1. Myanmar - City Population - Cities, Towns & Provinces - Statistics & Map
  2. Taungoo
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Mianmar é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.