Tavares (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde julho de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Tavares
Informação geral
Origem New Bedford, Massachusetts
País  Estados Unidos
Período em atividade 1964 - Atual
Integrantes Arthur Tavares, Ralph Vierra Tavares, Perry Lee Tavares, Antone Tavares, e Feliciano Tavares

Formado por americanos de descendência cabo-verdiana, o grupo ganhou desde os anos 60 um grande sucesso internacional

Os irmãos Tavares, originários de New Bedford, Massachussets, e de pais caboverdianos, começaram a sua carreira em 1959 como Chubby and The Turnpikes, quando o mais jovem tinha apenas 9 anos de idade.

Em 1967, o grupo assina com a Capitol Records que lhe produz dois êxitos locais: “I Know Thye Inside Story” em 1967 e “Nothing But Promises” em 1968. Em 1973 “Tavares” passou a ser o novo nome do grupo, ano em que entra, pela primeira vez, no Top 10 R&B, com o hit “Check It Out”, abrindo, assim, a porta para vários êxitos.

No primeiro álbum, é Victor quem canta “Check It Out”, deixando o grupo pouco tempo depois. Em 1974, lideram os top’s com “She’s Gone” e brilham com “Remember what I told you to Forget”.

1975 é o ano mais importante em termos de classificações nas tabelas. O álbum “In The City” entra no Top 40 dos álbuns pop e “It Only Takes a Minute” ascende ao Top 10, tema que seria retomado e regravado, anos mais tarde, por Jonathan King e pelos Take That e que foi recentemente gravado por Jennifer Lopez. O sucesso do grupo é tal que chegam a fazer as primeiras partes dos concertos dos Jackson 5.

Essa tournée foi seguida de uma série de sucessos: “Heaven Must Be Missing An Angel” (1976), “Don’t Take Away The Music” (1976) e “Whodunit” (1977, outro êxito R&B nº1 ), entre outros…

Apesar do estilo musical dos Tavares Brothers ser o R&B, o seu sucesso confere-lhe uma imagem de grupo Disco. Essa percepção foi reforçada pela sua aparição na banda sonora oficial do filme Saturday Night fever em 1977, banda sonora merecedora de um Grammy, que lhe foi atribuido nesse mesmo ano.Com uma versão de “More Than a Woman” dos Bee Gees, galopam para o topo das tabelas.

Os seus álbuns seguintes, “Madame Buterfly” e “Supercharged”, com um estilo mais próximo do disco, não obtém tanto sucesso como os precedentes, apesar de alguns dos seus temas, como “Never Had a Love Like This Before” ou o tão popular “Bad Times”, escrito pelo britânico Gerard MacMahon, continuarem a entrar no Top 10 R&B.
Nos finais dos anos 80, os Tavares Brothers mudam da Capitol para a editora RCA, são nomeados para os Grammys em 1982 com o sucesso “A Penny For Your Thoughts”, e editam um último álbum, em 1983, intitulado “World Music”.

Ralph deixa o grupo em 1984, seguido por Tiny, em meados dos anos 90.O grupo continua a rodar. Tiny reintegra o grupo em 2009 e retoma os concertos com os irmãos. Em 2003, o rapper 50 Cent inclui um sample do sucesso dos Tavares Brothers “Out Of The Picture” no seu tema “Many Men”.

Feliciano “Flash” Vieira Tavares, o pai ( e músico) vem a falecer em 2008.

Chubby Tavares prevê a edição de um álbum a solo para finais de 2012, altura em que estará em digressão pelo Reino Unido com os Four Tops e os Temptations. Em finais de Dezembro passado, editaram um single digital de Natal que atinge o 5º lugar na tabela Acid Jazz d’Amazon.

Ver também: Official website