Tavares Moreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

José Alberto Vasconcelos Tavares Moreira é um reconhecido economista português. Foi governador do Banco de Portugal entre 1986 e 1992.

Tavares Moreira nasceu na Póvoa de Varzim, em 10 de outubro de 1944, proveniente duma família de 7 irmãos, sendo ele o segundo mais velho. O seu pai era sobejamente conhecido e reconhecido na cidade pelo seu cariz benemérito. Formou-se em Economia no Porto, e impulsionado pela curiosidade que os livros de direito do irmão lhe suscitaram, acabou por fazer uma licenciatura em Direito também. Antes de ser governador, trabalhou como economista, e depois director e membro do Conselho de Gestão do Banco Pinto & Sotto Mayor, entre 1973 e 1976. Entre 1979 e 1981, foi administrador da Caixa Geral de Depósitos. No domínio político, faz a sua estreia como Secretário de Estado do Tesouro, entre 1980 e 1981, e como Secretário de Estado-Adjunto do Ministro das Finanças, de 1985 a 1986.

Tendo-se demitido de todos os cargos que ocupava no Banco de Portugal na sequência de um desentendimento com Vítor Constâncio, é agora Consultor da Administração do Banco BAI Europa, SA.

Ícone de esboço Este artigo sobre Personalidades, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.