Tavares Moreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde maio de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

José Alberto de Vasconcelos Tavares Moreira GOC (Póvoa de Varzim, Póvoa de Varzim, 10 de Outubro de 1944) é um reconhecido economista português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Proveniente duma família de 7 irmãos, sendo ele o segundo mais velho. O seu pai era sobejamente conhecido e reconhecido na cidade pelo seu cariz benemérito.

Formou-se em Economia[1] pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e impulsionado pela curiosidade que os livros de Direito do irmão lhe suscitaram, acabou por fazer uma licenciatura em Direito também, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Trabalhou como economista e, depois, diretor e membro vogal do Conselho de Gestão do Banco Pinto & Sotto Mayor, entre 1973 e 1976.[1] Entre 1979 e 1981, foi administrador da Caixa Geral de Depósitos.[1] No domínio político, faz a sua estreia como Secretário de Estado do Tesouro, entre 1980 e 1981, e como Secretário de Estado-Adjunto do Ministro das Finanças e do Tesouro, de 1985 a 1986.[1]

Foi 13.º Governador do Banco de Portugal entre 1986 e 1992, no qual se mantém como membro do Conselho Consultivo.[1] Tendo-se demitido de todos os cargos que ocupava no Banco de Portugal na sequência de um desentendimento com Vítor Constâncio, é agora Consultor da Administração do Banco BAI Europa, SA.

A 10 de Junho de 1992 foi feito Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo.[2]

Referências

  1. a b c d e Banco de Portugal. Antigos Governadores do Banco de Portugal. Visitado em 24 de Novembro de 2014.
  2. Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas Presidência da República Portuguesa. Visitado em 2014-11-20. "Resultado da busca de "José Alberto Tavares Moreira"."
Precedido por
Vítor Manuel Ribeiro Constâncio
Governadores do Banco de Portugal
19861992
Sucedido por
Luís Miguel Couceiro Pizarro Beleza
Ícone de esboço Este artigo sobre Personalidades, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.