Tawurgha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Tawurgha[1] , Tuarga[2] ou Tawergha[3] é uma cidade da Líbia, no Golfo de Sidra, que está localizada a 40 Km ao Sul de Misrata [4] (estrada em direção a Sirte, na época da Guerra Civil Líbia tinha aproximadamente 30.000 habitantes [3] .

Alguns dizem que o nome da cidade deve-se a pele escura de seus habitantes que seriam semelhantes aos tuaregues[4] .

Durante a Guerra Civil Líbia maior parte da cidade foi tomada por milícias de Misrata em 12 de agosto de 2011, por meio de uma forte operação coordenada com a Otan[1] . Maioria dos habitantes da cidade fugiu temendo a ira dos milicianos que acusavam os habitantes daquela cidade de terem participado do cerco à Misrata. Alguns milicianos realizaram saques e incêndios. Os habitantes daquela cidade foram perseguidos pelos milicianos de Misrata também nas cidades onde buscaram refúgio como Sirte e Trípoli[3] .

Referências

  1. a b Libya rebels eye Brega oil installations, em inglês, acessado em 06 de abril de 2012
  2. Libyan rebels on offensive 6 months into uprising, em inglês, acessado em 06 de abril de 2012
  3. a b c Accused of Fighting for Qaddafi, a Libyan Town’s Residents Face Reprisals, em inglês, acessado em 06 de abril de 2012
  4. a b Hatred Divides Libya After Gaddafi, em inglês, acessado em 06 de abril de 2012
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.