Taxaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaTaxaceae
Ilustração científica de Taxus baccata

Ilustração científica de Taxus baccata
Classificação científica
Reino: Plantae
Superdivisão: Spermatophyta
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Taxaceae
Géneros
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Taxaceae

Descrição[editar | editar código-fonte]

A família Taxaceae, inclui três gêneros e cerca de 7 a 12 espécies de plantas coníferas, ou em outras interpretações (veja classificação abaixo), seis gêneros e cerca de 30 espécies.

Eles são muito ramificado, pequenas árvores e arbustos. As folhas são perenes, dispostas em espiral, geralmente torcido na base. Eles são lineares em forma de lança, cor verde pálido ou branco, bandas estomática nos lados de baixo. As plantas são dióicas, raramente monóica. Os cones masculinos são 2–5 mm de comprimento, e liberam o pólen no início da primavera. Os cones femininos são muito reduzidas, com apenas uma semente. Como a semente amadurece, se desenvolve em um arilo carnoso, em parte. O arilo maduro é colorido, macio, suculento e doce, e é comido por pássaros que dispersam as semente dura em perfeito estado em suas fezes. No entanto, as sementes são venenosas para humanos.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Taxaceae hoje incluem todas as coníferas da ordem Pinales, como a análise do DNA mostrou que os teixos são monofiléticos com as outras famílias Pinales (Chase et al, 1993; Price, 2003), uma conclusão apoiada por micromorfologia e estudos de (Anderson & Owens, 2003). Antigamente eram tratados como distintos entre as coníferas, colocando-as em ordem separada.

O gêneros Torreya e Amentotaxus, anteriormente incluídos nesta família, foram transferidos para o Cephalotaxaceae, como os testes genéticos mostraram que eles são mais relacionados com Cephalotaxus do que Taxus. Alternativamente, eles podem ser incluídos, com Cephalotaxus, em uma interpretação mais ampla Taxaceae como uma única família maiores (Price, 2003). Neste sentido, o Taxaceae inclui seis gêneros e cerca de 30 espécies.

As diferenças entre os Taxaceae e o Cephalotaxaceae são as seguintes:

Família  Taxaceae   Cephalotaxaceae 
 Pinha Arilo   Semente parcialmente encoberta   semente totalmente encoberta 
 Amadurecimenteo da Pinha   6–8 meses  18–20 meses
 Comprimento da semente madura   5–8 mm *  12–40 mm

*25 mm para a Austrotaxus.

A poucos botânicos transferem a Austrotaxus à sua própria família, a Austrotaxaceae, sugerindo que pode estar mais perto da Podocarpaceae do que de outro Taxaceae, mas a evidência genética não confirma esta evidencia.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Anderson, E. & Owens, J. N. (2003). Analysing the reproductive biology of Taxus: should it be included in Coniferales? Acta Hort. 615: 233-234. (conclusion is 'yes')
  • Chase, M. W. et al. (1993). Phylogenetics of seed plants, an analysis of nucleotide sequences from the plastid gene rbcL. Ann. Missouri Bot. Gard. 80: 528-580.
  • Price, R. A. (2003). Generic and familial relationships of the Taxaceae from rbcL and matK sequence comparisons. Acta Hort. 615: 235-237.
Ícone de esboço Este artigo sobre coníferas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.