Tchapular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tayyip Erdoğan
Graffiti na Turquia, 2013.
jornalistas da NTV Turquia.
Noam Chomsky: „I am also a çapulcu – In solidarity – Resistanbul“.

Tchapular (ou Tchapulear, Chapulling em inglês) é um neologismo derivado dos protestos de 2013 na Turquia após o uso do primeiro-ministro Erdoğan a palavra çapulcu (que poderia se traduzir como "saqueador" ou "vagabundo" como contemporâneo) para descrever os manifestantes. A palavra virou moda rapidamente, adoptada e anglicismo pelos menifestantes com um novo significado: a luta por seus direitos.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan disse num discurso em referência para os manifestantes: "Não podemos simplesmente ver alguns saqueadores (ou vagabundos) incitando nosso povo [...] Sim, também vamos construir uma mesquita, não precisamos de permissão para ele, nem do chefe do Partido Republicano do Povo (CHP), nem de uns poucos saqueadores (ou vagabundos), tomei a permissão do cinqüenta por cento dos habitantes que nos têm eleito como o partido de governo." Os manifestantes rapidamente decidiram a tomar o termo para descrever a si mesmo como çapulcu e alteram o significado. Em poucos dias, o termo tende ter um significado negativo se converteu num termo positivo da auto-identificação. Os partidários internacionais dos eventos do Parque de Gezi tomaram fotos deles com mensagens de " Eu sou 'çapulcu', assim" e as têm colocado no meios sociais, dirigidas para os manifestantes na Turquia. O movimento foi apoiado pelo linguista e crítica político Noam Chomsky, quem definiu a si mesmo como um tchapulo, dando a mensagem de que todo o mundo é Taksim, em todo lugar está a resistência.[1] Cem Boyner, presidente do Boyner Holding, também apoiou o movimento pela celebração de uma bandeira: Eu não sou nem de direita nem de esquerda, sou um tchapulador.

Conjugações[editar | editar código-fonte]

Eu tchapulo
Tu tchapulas
Você/ele/ela tchapula
Nós tchapulamos
Vós tchapulais
Vocês/eles/elas tchapulam

Canção de Tchapular[editar | editar código-fonte]

Após os protestos, a canção de tchapular que se chama de Everyday I'm chapulling (todos os dias estou tchapulando) se tornou muito popular na Turquia.[2]

Referências

  1. Noam Chomsk & Diren Gezi: http://www.youtube.com[/watch?v=eCwLfhwRHdQ Chomsky salutes the Gezi Park resistance], YouTube, 4. Junho 2013.
  2. Alihan OLCAR: http://www.youtube.com[/watch?v=64q2GIqH7S8Everyday I'm Çapuling!], YouTube, 4. Junho 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Tchapular