TeX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Screenshot do TeXnicCenter, uma IDE para o TeX em ambiente Windows.
TeX
Título a ser usado para criar uma ligação interna é TeX.

TeX, escrito também como TeX, é um sistema de tipografia criado por Donald Knuth. É popular no meio acadêmico, principalmente entre os físicos, matemáticos e cientistas da computação, devido a sua capacidade de produzir fórmulas e símbolos matemáticos de uma forma elegante.Substituiu quase completamente troff, outra comum aplicação Unix.

TeX é pronunciado "tec" (como em técnologia). TeX vem da palavra grega τέχνη (téchne, arte), que originou, por exemplo, a palavra técnica.

Normalmente não se usa TeX diretamente, mas sim por meio de um conjunto de macros construído sobre ele chamada LaTeX.

História[editar | editar código-fonte]

O TeX foi criado no final da década de 70 por Donald Knuth, na Stanford University. É um programa desenvolvido para a escrita de texto cientifico e fórmulas matemáticas. Knuth começou a desenvolver este sistema em 1977 para tentar explorar as potencialidades dos sistemas de impressão digital, principalmente motivado para evitar que os seus artigos sofressem alterações de forma que a integridade dos mesmos não ficasse corrompida como ele via nos seus livros e artigos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.